LG Vivo: dupla brasileira da World Cup lidera em São Paulo

29/01/2010


Ronaldo, com 64 tacadas, e Barcellos, com 66, são melhores antes de chuva interromper rodada


por: Ricardo Fonseca

Clique aqui para ouvir entrevista exclusiva com o líder Ronaldo Francisco

Ronaldo Francisco comemora liderança de campeonato de golfeRonaldo Francisco (foto ao lado) e Rafael Barcellos (foto abaixo), que no final de 2009 recolocaram o Brasil na World Cup, a maior competição profissional de duplas do golfe mundial, mostraram nesta quinta-feira, na rodada de abertura da sétima edição do LG Vivo PGA Championship, que continuam com os tacos afiados. Ronaldo jogou 64, sete abaixo do par do Clube de Campo, para ser o líder isolado, quando o jogo foi interrompido por causa das chuvas, com Rafael Barcellos vindo em segundo, com 66 (-5), empatado com o argentino Paulo Pinto, que jogou dois torneios da atual temporada do Tour Europeu de golfe.

Pouco mais da metade dos jogadores conseguiram completar os 18 buracos antes Rafael Barcellos, atual campeão brasileiro de golfede a rodada ser suspensa por causa das chuvas, que alagaram o já encharcado campo no início da tarde. O terreno pesado deixou o percurso mais longo para todos, o que não chega a ser um grande problema no Clube de Campo, um par 71 curto, com 6.212 jardas. Em compensação, todos puderam jogar com lie melhorado (as bolas na raia podiam ser limpas e recolocadas) e os greens estavam macios e recebendo bem, o que favoreceu os bons resultados, apesar da dificuldade para jogar os putts. No momento da interrupção 11 jogadores haviam terminado abaixo do par (veja lista abaixo).

Recuperação – Ronaldo, que joga com patrocínio da YKP, começou sua volta pelo buraco 10 fazendo três pares consecutivos e um bogey no 13, um dos quatro pares 5 do campo, para ficar com uma acima, restando 14 buracos a jogar. Mas ele reagiu com um eagle no 14, um par 4 curto, onde embocou de fora, e fez mais seis birdies até o final, para liderar o torneio que já venceu em 2007, na primeira vez que o LG Vivo foi jogado no Clube de Campo. “O eagle me devolveu a confiança” conta Ronaldo, que passou a embocar muito nos buracos restantes (clique aqui para ouvir a entrevista completa do Ronaldo).

Rafael Barcellos, profissional do São Paulo Golf Club, foi outro a ter uma forte estréia. O campeão brasileiro de 2008 – último ano em que a competição foi disputada – estava com cinco abaixo na raia do buraco 9, seu último do dia, quando o jogo foi interrompido pela forte chuva. Ele fez par nesse buraco para jogar 66 (-5) e dividir a posição com Paulo Pinto.

Carlos FGranco é destaque em campeonato de golfeFranco – O paraguaio Carlos Franco (ao lado), ganhador de quatro torneios do PGA Tour e campeão da segunda edição do LG Vivo, em 2004 (veja tabela abaixo), também teve uma sólida estréia, apesar de ter estanhado muito os greens. Franco, que está em compasso de espera para jogar o Champions Tour, a partir de 2015, quando completa 50 anos (clique aqui para ouvir a entrevista exclusiva com Carlos Franco), jogou quatro abaixo nos 12 primeiros buracos, mas depois devolveu uma tacada. O campeão do Aberto do Brasil em 2001 e 2003, jogou 68, três abaixo, para ficar em sétimo na classificação parcial.

Outro destaque do dia foi Caim Vanderlei, profissional de Campinas (SP), que liderou o torneio durante boa parte do dia. Caim saiu pelo tee do 10 e jogou cinco abaixo nos nove primeiros buracos, antes de devolver uma tacada no 9, seu último buraco do dia. Ele fechou a volta com 67 (-4) tacadas e empatou em quarto lugar com o Cláudio Oliveira, do Brasil, em Luciano Giometti, da Argentina.

Ex- campeões – Dois outros ex-campeões foram a campo. O carioca Philippe Gasnier, vencedor do LG Vivo de 2005, no Itanhangá, e campeão brasileiro de 2004, voltando um uma contusão, jogou 70, uma abaixo, para empatar em décimo lugar com Raul Fretes, do Paraguai. O outro foi o paranaense Carlos Dluhosch, vencedor do LG Vivo de 2006, que jogou 75.

Na categoria sênior, para jogadores com mais de 50 anos, que não disputam o título geral, o líder é Acácio Jorge Pedro, com 70 tacadas, seguido por Cesar Bessa, com 74, e João Abe e Luiz Carlos Pinto, com 75 tacadas.

Amadores – Dois dos três amadores convidados também fizeram bonito em campo. Os paulista Pedro da Costa Lima, o Pepê, e Guilherme Oda, o número 1 do Brasil, jogaram 71, o par do campo, para dividir a 12ª colocação. Já o carioca Felipe Navarro jogou 80 na estréia.

Após a conclusão das duas primeiras rodadas haverá um corte, com apenas os 30 primeiros e empatados se classificando para jogar no fim de semana e disputar os R$ 270 mil em prêmios, que fazem dessa a maior competição do Brasil. O campeão leva R$ 65 mil.

A competição segue até o domingo dia 31, com corte após os dois primeiros dias de disputa – participam das rodadas finais apenas os 30 melhores colocados e empatados nessa posição. O campeonato é patrocinado pela LG Electronics e pela Vivo. A organização geral do evento é da Golfe & Cia e a organização técnica é da PGA do Brasil. O evento tem apoio da BEM Emergências Médicas, Coca-Cola, Confederação Brasileira de Golfe, Federação Paulista de Golfe, Sheraton São Paulo WTC Hotel e TAM Viagens.

Confira os resultados parciais da primeira rodada

64

-7

Ronaldo Francisco (BRA)

66

-5

Rafael Barcellos (BRA)

66

-5

Paulo Pinto (ARG)

67

-4

Cláudio Oliveira (BRA)

67

-4

Caim Vanderlei (BRA)

67

-4

Luciano Giometti (ARG)

68

-3

Carlos Franco (PAR)

69

-2

João Corteiz (BRA)

69

-2

Erik Andersson (BRA)

10º

70

-1

Philippe Gasnier (BRA)

10º

70

-1

Raul Fretes (PAR)

Todos os campeões do LG Vivo PGA Championship

2003

Guarapiranga

Ramon Franco (PAR)

2004

 Arujá

Carlos Franco (PAR)

2005

 Itanhangá

Philippe Gasnier (BRA)

2006

 Porto Alegre

Carlos Dluhosch (BRA)

2007

 Clube de Campo

Ronaldo Francisco (BRA)

2008

 Arujá

Francisco Valdez (CHI)

2009

 Clube de Campo

(adiado para janeiro de
2010)

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados