Líderes do ranking nacional são destaque no Brasileiro Juvenil

23/07/2015


Herik e Luiza são os favoritos. No pré-juvenil, Lauren defende título e Choi tem sua chance


Herik e Luiza são os favoritos. No pré-juvenil, Lauren defende título e Choi tem sua chance
Lauren é favorita para ser bicampeã pré-juvenil e Herik bi campeão juvenil de golfe

por: Ricardo Fonseca

Os favoritos para vencer o 26º Campeonato Brasileiro Juvenil de Golfe, de sexta a domingo, no Alphaville Graciosa Clube, no Paraná, são os atuais líderes do ranking brasileiro adulto e os juvenis do país mais bem colocados no ranking mundial amador de golfe: o gaúcho Herik Machado, no masculino, e a paulista radicada nos EUA Luiza Altmann, no feminino. Herik entra em campo para defender o título ganho em 2014, enquanto Luiza estreia na competição.

O torneio deve ser jogado com temperaturas bem baixas, entre 7 e 16º C, e chuva, principalmente nos dois primeiros dias. O tempo melhor no domingo, mas o frio deve continuar. Com par 72 e 6.255 jardas para os homens e 5.964 jardas para as mulheres, o percurso do Alphaville, desenhado por Dan Blankenship, oferece muitas oportunidades de birdies, já que tem seis buracos de par 5, além de seis de par 3 e seis de par 4.

Destaques – Herik terá como principais adversários o também gaúcho Rohan Boettcher (foto ao lado), campeão brasileiro pré-juvenil de 2014, que muda de categoria, e Ulisses Júnior, que joga em casa, além das principais revelações da categoria nos últimos anos, como Pedro Nagayama, do São Fernando; Marcos Negrini, do Damha; Paulo Mattos, do Vista Verde; Kaio Nascimento, do Guarujá; e o carioca Thomas Sampaio.

Dois estrangeiros completam esta lista: o coreano Jin Bo Há, que estreou em competições no Brasil vencendo o Campeonato Juvenil de Inverno do Estado de São Paulo, na última semana, e o argentino Joaquin Aduriz, 21º colocado do ranking adulto de seu país e que vem de um quinto lugar no Aberto do Litoral.

Pré-Juvenis – Entre os pré-juvenis, o paulista Thomas Choi finalmente terá sua chance de ser campeão brasileiro, tendo como principais adversários, do Brasil, Daniel Celestino e Diego Ferreira, que jogam em casa; João Victor Toledo, de Brasília, e Pietro Alvin, do São Fernando. Também há dois argentinos na categoria: Joaquin Fabeiro e Federico Sobradelo.

Entre as mulheres, a chegada de Luiza Altmann (foto ao lado), maior revelação do golfe feminino brasileiro da década, que chega em grande forma, como número 1 do Brasil e 315ª do ranking mundial amador, não deverá dar chances às adversárias e dificultará muito que o paulista Lauren Grinberg defenda o título ganho em 2014. No campeonato brasileiro adulto, há três semana, em Porto Alegre, Luiza foi campeã superando Lauren por 41 tacadas. A paulista Giovanna Hirata Yabiku, e Vitoria Monteiro e Thuane Oliveira, de Japeri, são os outros destaques do grupo.

Lauren tem o consolo de ser a favorita para defender o título pré-juvenil (ela ganhou ambos em 2014), onde terá como principais adversárias duas jogadoras da casa, Ana Beatriz Cordeiro e Sophia Ohf Campos, além das gêmeas brasilienses Laura e Luiza Caetano. Há ainda competições masculinas até 13 anos e até 11 anos, e feminina até 13 anos.

Equipes – Paralelamente será disputada uma competição por equipes entre as Federações de golfe do Brasil, a Copa Juventude, onde a do Rio Grande do Sul, que tem Herik e Boettcher, é a favorita mesmo sem conseguir colocar uma só mulher em campo na maior competição do pais na categoria. Há tempos o golfe feminino gaúcho praticamente desapareceu. São Paulo, com Negrini, Mattos e Yabiku, e Paraná com Ulisses, Celestino e Sophia são os outros favoritos.

Com 71 jogadores em campo, o Brasileiro Juvenil começa nesta sexta, com saídas pelos tees do 1 e do 10 de Alphaville, a partir da 8h30. Os últimos saem a campo às 10h35, com as meninas jogando pelo tee do 10 e os principais meninos pelo tee do 1, quase no mesmo horário, fechando o dia.

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados