L’Occitane en Provence Open: Giovani Thibau supera Paulo Armani no playoff

01/04/2019

Ele venceu também por equipes, ao lado de Bruno Tariant, Florinda Barreto e Alfredo Souza

Giovani Thibau recebe troféu de campeão geral de Anísio Santos, e Neusa Azevedo e Álvaro Almeida. Fotos: Thais Pastor/F2 Comunicação

Um dia ensolarado, festivo e repleto de emoções encerrou no sábado, 30 de março, o 8º L’Occitane en Provence Open, o segundo torneio de golfe disputado no Terravista Golf Course paralelamente ao festival internacional Música em Trancoso, que também completou oito anos de sucesso. Todos os participantes saíram vencedores da semana mais divertida e concorrida do golfe brasileiro, mas o torneio foi duplamente inesquecível para Giovani Thibau, do Morro do Chapéu GC, de Minas Gerais, que ganhou os dois títulos do L’Occitane en Provence Open, o individual e o por equipes, ambos no playoff.

Ao lado, de cima para baixo, a equipe campeã, com Álvaro Almeida; os pódios feminino e das três categorias masculinas com handicap; os prêmios de Longest Drive e Nearest to the Pin; cena da festa de encerramento e o grupo de Carlo Lovatelli, presidente do Terravista, no green do buraco 14. Aguarde álbum de fotos completo.

Thibau começou levando o título individual, na sexta-feira, num desempate contra Paulo Armani, da Bahia, depois que ambos somaram 87 tacadas. O playoff foi jogado no buraco 1, onde Thibau teve o putt final, para par, concedido pelo adversário, Armani vinha de um segundo lugar na categoria de handicaps índex menores, no primeiro torneio da semana, o 2º L’Occitane au Brésil Amador, de 22 a 24 de março. O campeão do Amador foi Paul O’Doherty, do São Paulo, também num playoff, contra Alberto Marques Filho, o Mano, que teve Armani como caddie no desempate.

Mais campeões – Na categoria de handicaps índex até 15,4, o campeão foi Carlos Vianna, do Clube Campestre de Pelotas (RS), com 74 tacadas. O pódio foi completado por Mauricio Gonçalves Ferreira, do Morro do Chapéu, com 77, o vice-campeão, e por Carlos Marangon, do Lago Azul, que ficou em terceiro, com 78, ao se sair melhor no critério de desempate (melhores nove buracos finais) contra Paulo Armani e Joseph Ntshikiwane Mashimbye, da África do Sul, que joga pelo Clube de Golfe de Brasília.

As outras duas categorias foram jogadas no sistema stableford, de doma de pontos. Na 15,5 a 20,9, venceu Jadir Dadalto, do Clube Capixaba (ES), com 36 pontos, seguido por Paulo Ricardo Pereira Valle, do Goiânia, com 34; e por Renato Cardoso, do Quinta da Baroneza, com 33. E, na 21 a 34,4, um pódio só de gaúchos com Nelson Lisot, do Caxias somando 38 pontos para superar seu companheiro de clube, Denizar Santos, nos critérios de desempate, enquanto Celso Coelho, do Gramado completava o pódio, com 35.

No feminino, a baiana Florinda Barreto, que defende o Yucatan, do México, onde mora, somou 35 pontos para conquistar seu oitavo título consecutivo dos torneios L’Occitane, seguida por duas jogadoras do Gávea (RJ), Thereza Brandão que somou 34 pontos e superou Christiane Vernhagen nos critérios de desempate. Mais uma vez as mulheres tiveram forte participação no torneio que reuniu jogadores de 20 clubes do Distrito Federal e de nove estados brasileiros (Bahia, São Paulo, Minas Gerais, Goiânia, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Paraná e Mato Grosso do Sul), além de golfistas da França, Suíça, México e África do Sul.

Equipes – A semana terminou no sábado, com um torneio por equipes decidido em dois playoffs, um pelo primeiro lugar, entre dois times, e outro pelo terceiro lugar, entre três equipes. A decisão de ambos foi feita num desafio para ver quem colocada a bola mais perto da bandeira de um dos greens-alvo, do driving range, em frente à sede. Cada jogador tinha direito a uma tacada.

A equipe de Thibau, que havia empatado em primeiro, com 14 abaixo, foi campeã graças a Bruno Tariant, do Yucatan, o único a acertar o green. O time teve ainda Florinda Barreto, campeã feminina individual, Alfredo Souza Jr. Em segundo lugar, também com 14 abaixo, terminou a equipe de Álvaro Almeida, Renato Velloso, Fernando Mendes e João Abreu. Carlo Lovatelli, presidente do Terravista, participou do torneio de equipes jogando ao lado de Roger Barends, Paulo Hendges e Pedro Henrique, jovem revelação do Terravista que está de mudança para o exterior.

Mais desempates – O terceiro lugar foi decidido num tríplice playoff, onde Rolando Naschold acertou o green para comemorar ao lado de Elaine Frota, Joaquim Fonseca, e Carlos Marangon. Eles tinham somado 13 abaixo. Em quarto, empatados, terminaram os outros dois times de desempate: Edmar da Fontoura, Ruy Ribeiro, Kátia da Rosa e Xênia Góes, e Nivaldo Gerias, Ramon Santos, Ricardo Pereira e Percival Bandeira.

Houve ainda dos prêmios de drive mais longo, no buraco 15. O masculino foi ganho por Joseph Ntshikiwane Mashimbye e o feminino por Xênia Góes. O prêmio de bola mais perto da bandeira ficou para Renato Velloso. Os três, além do campeão geral e da campeã ganharam ainda vinhos da Bueno Wines. Todos os premiados ganharam kits de produtos L’Occitane.

Holes-in-one – Nivaldo Gerais, de Goiânia, começou a semana fazendo o segundo hole-in-one dos torneios L’Occitane 2019, na quinta-feira, no dia de treino, quando embocou de primeira no buraco 8, um par 3 de 122 jardas, usando um ferro 7. Nivaldo joga golfe há 15 e esse foi o primeiro hole-in-one de sua carreira.

O primeiro hole-in-one do evento foi feito no sábado anterior, no segundo dia de jogos individuais do L’Occitane Au Brésil Amador, quando Thiago Son, do Paradise, também acertou de primeira, no buraco 8, mas usando um ferro 9. Ele também nunca havia feito holes-in-one em dez anos de golfe.

Festa – A festa de encerramento foi animada pelo grupo “Samba em Casa”, e teve Open Bar de cerveja Stella Artois, deliciosos drinques com Gin Amázzoni, além de vinhos Paralelo 31 e espumantes Cuvée Prestige D.O. da Bueno Wines, a premiada vinícola do apresentador esportivo Galvão Bueno, todos presentes também no primeiro torneio, o L’Occitane au Brésil Amador.

Durante ambas as competições, profissionais do Santuário do Corpo deram um concorrido atendimento terapêutico aos atletas, numa tenda ao lado da sede. Os jogadores puderam desfrutar ainda de um quiosque de lanches, doces e sucos, na passagem, e outro de chás gelados e quentes da Tao Chá, loja do Quadrado de Trancoso, que montou seu posto de atendimento ao lado do tee do buraco 14, o temido par 3 com tiro por sobre as falésias, que é o cartão postal do Terravista e do golfe brasileiro.

Premiação – Glauco Doebeli, diretor de golfe do Terravista comandou e entrega de prêmios com ajuda de Anísio Santos, head-pro do clube. A mesa foi composta ainda por Álvaro Almeida, ex-presidente da Confederação Brasileira de Golfe e da Federação Paulista de Golfe, e por Neusa Azevedo, presidente da Federação Baiana e Capixaba de Golfe.

De sábado a sábado, sempre às 18h30, um público de 1100 pessoas lotou todos os dias o Teatro L’Occitane, construído ao lado do buraco 5 e do aeroporto particular do clube, para acompanhar apresentações e música erudita e popular, com a participação de solistas internacionais, além de duas sopranos, uma meso-soprano, um tenor e um baixo que ajudaram a abrilhantar as duas apresentações iniciais, ao lado da orquestra jovem de Goiás, e as duas finais, com a participação da Orquestra Acadêmica e do Coral do Mozarteum Brasileiro.

Patrocinadores – O 2º L’Occitane Au Brésil Amador de Golfe, que abriu o evento no final de semana anterior, e o 8º L’Occitane En Provence Golf Open, que o encerrou, tiveram patrocínios da L’Occitane En Provence e da L’Occitane Au Brésil, além de apoios de Amázzoni Gin, Bueno Wines, CLÉ Reserva Contemporânea, Golf Travel, Federação Baiana Capixaba de Golfe, Tao Chá, Terravista Empreendimentos, Santuário do Corpo e Stella Artois.

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados