Los Andes: Brasil busca, em casa, título que deixou escapar em 2010

22/11/2011


Equipe masculina é quase a mesma que foi vice no Chile. Feminino busca redenção


   Equipe masculina do Brasil: buscando primeiro título desde 2002 no golfe sul-americano
   Equipe masculina do Brasil: buscando primeiro título desde 2002 no golfe sul-americano

Desde a dupla vitória brasileira na Copa Los Andes de 2002, no Gávea GCC, no Rio, o Brasil teve poucas oportunidades de voltar a vencer no Campeonato Sul-Americano de Golfe por equipes, a principal competição amadora o continente, cuja 66ª edição o Rio volta a hospedar esta semana, também no Gávea. Nesses nove anos, as meninas só estiveram perto do título uma vez, em 2005, no Equador, e os meninos outra, no ano passado, no Chile.

A única alteração na equipe masculina vice-campeã da Los Andes, em 2010, foi a saída de Guilherme Oda, hoje profissional, para a entrada de Eduardo Vasconcellos, que precisou deixar a equipe duas semanas antes da estréia, sendo substituído por Guy Bragança, que vinha ajudando nos treinos da equipe. Os demais jogadores – Daniel Stapff, Felipe Navarro, Pedro da Costa Lima e Rafael Becker são os mesmos que perderam o título por um ponto para o Peru, com a diferença que todos eles são hoje jogadores muito mais completos e, com exceção de Pepê, todos com experiência internacional em jogos de match play, a modalidade da Los Andes.

Meninas – Da equipe feminina vice-campeã em 2005 sobrou apenas Mariana de Biase, que mesmo sem jogar torneios do ranking estadual ou nacional há mais de três anos, ainda é uma forte jogadora em casa, como comprova seu tricampeonato brasileiro, todos conquistados no Rio. Completam a equipe Adriana Niclotti e Nathalie Silva, estrelas da NAIA, o circuito das universidades de pequeno porte dos EUA, Daniela Murray, que acaba de trocar a Áustria pelos EUA, onde vai fazer carreira universitária, e Clara Teixeira, que também está morando nos EUA.

O Peru, atual campeão da Los Andes, chegou para defender o título com apenas dois jogadores campeões em 2010 – Patrício Alzamora e Eithel McGowen. Mas o destaque entre os estrangeiros continua sendo a Argentina, que desde 2002 ganhou quatro vezes a Los Andes, foi quatro vezes-vice-campeã e terminou o outro ano em terceiro lugar. Da equipe que empatou em segundo com o Brasil, no Chile, em 2010, apenas Martin Kim permanece no time.

Destaques – Tradicionalmente, Colômbia, Chile e Uruguai são os outros destaque masculinos da América do Sul, mas esta é uma categoria onde todos podem surpreender, como provou a Bolívia ao ser campeã em casa, em 2007. Muitos dos adversários, o Brasil já conhece da Faldo Series, como o chileno Juan Cerda, que vem de um título no Aberto do São Paulo, ou Juan Alvarez, do Uruguai, campeão da etapa sul-americana da Faldo Series e vice no São Paulo.

No feminino, o Chile vem de uma vitória em casa e com três jogadoras campeãs em 2010: Maria José Hurtado, Daniela Vial e Maria José Vial. Mas é a Argentina, mais uma vez, quem deve ser a principal adversária do Brasil. Nas últimas oito Los Andes, a Argentina venceu três, foi três vezes vice e duas vezes terceira colocada. Manuela Carbajo Re, a única remanescente de 2009 e 2010, comanda uma equipe renovada.

Outra forte equipe feminina é a da Colômbia, que vem de um vice-campeonato no Chile, e tem um histórico com quatro títulos consecutivos de 2003 a 2006 e desde então nunca ficou fora das três primeiras colocações. Chile, Paraguai e Peru são os outros candidatos a medalha.

Capitães – Octávio Villar, o Fanta, é o capitão da equipe masculina, enquanto Eudes de Orleans e Bragança Filho, recém empossado como diretor-técnico da Confederação Brasileira de Golfe, e irmão mais velho de Guy, da equipe masculina, será o capitão do time feminino. Os capitães podem flar e orientar seu jgodores dentro do campo durante as competições, menos nos greens. O profissional Nico Barcellos foi contratado para ajudar na preparação da equipe antes e durante o torneio.

A Copa Los Andes – 66º Campeonato Sul-Americano de Golfe tem o patrocínio máster do HSBC, patrocíno sênior da Localiza Aluguel de Carros e apoio da YKP, Price Waterhouse Coopers e HKL Interactive Media, além de contar com recursos da Lei de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte.

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados