Los Andes: Brasil empata em terceiro com o Chile e leva bronze

01/12/2013


Meninas vencem seus dois jogos e escapam de rebaixamento em Bogotá, na Colômbia


Equipe masculina de golfe do Brasil se supera e leva a medalha de bronze do golfe sul-americano
Equipe masculina de golfe do Brasil se supera e leva a medalha de bronze do golfe sul-americano

por: Ricardo Fonseca

Atenção:
Como havíamos alertado em reportagem anterior, o site oficial do torneio realmente errou e o Brasil foi medalha de bronze. Parabéns, meninos!
Esta reportagem corrige a anterior.

Uma vitória apertada contra a Venezuela, garantida por Tomaz Pinheiro no buraco final, e um empate contra a Bolívia deram à equipe masculina do Brasil a medalha de bronze da Copa Los Andes, o Campeonato Sul-Americano de Golfe por Equipes, encerrada neste sábado, no campo do Los Lagartos, em Bogotá, na Colômbia. O Brasil somou 11 pontos, com quatro vitórias, três empates e duas derrotas, para empatar em terceiro com o Chile, mas ganhar o bronze no primeiro critério de desempate: vitória no confronto direto. A Argentina foi a campeã, com 13 pontos, também no critério de desempate contra a Colômbia, o outro time que somou 13 pontos.

O site oficial da Los Andes 2013, mantido pela Federação Colombiana de Golfe, errou ao publicar em reportagem e nos resultados oficiais (veja ao lado) que o Brasil havia perdido nos critérios de desempate (“Chile, con 11 puntos, quedó en la tercera posición tras ganarles a los argentinos en esta cuarta ronda. Brasil, de gran presentación, fue cuarto con igual número de puntaje, seguido por Perú con siete.”) Mas como já havíamos alertado na primeira reportagem publicada neste espaço, o resultado era estranho pois o confronto direto sempre foi o critério de empate entre duas equipes na Los Andes, apesar das mudanças de regulamento feitas este ano.

Mulheres – No feminino, o Brasil chegou à rodada final em último lugar, com dois empates e quatro derrotas, mas venceu os dois jogos deste sábado, contra Chile e Venezuela, ambos por 6 a 2, para somar 6 pontos no total e terminar em sexto lugar entre os nove participantes. A Colômbia empatou com a Argentina em primeiro, ambas com 13 pontos, mas foi campeã no critério de desempate. O Peru levou o bronze após empate com o Paraguai, ambos com nove pontos, seguidos por Bolívia, a quinta colocada com sete.

O time feminino da capitã Adriana Niclotti foi formado apenas por jogadoras que atuam no exterior: Clara Teixeira, Nathalie Silva, Daniela Murray, Luiza Altmann e Luciane Lee. O Chile terminou em último no feminino, com dois pontos e foi rebaixado, ficando fora do torneio do próximo ano. No masculino o rebaixado foi o Uruguai.

Para o time masculino do Brasil, comandado pelo capitão Octávio Villar, o Fanta, a medalha de bronze foi uma recompensa pela poder de recuperação da equipe, que começou empatada em sexto e penúltimo lugar, subiu para quarto no segundo dia e dormiu vice-líder na sexta, depois que a terceira rodada foi interrompida pela chuva. Após a conclusão do terceiro dia, na manhã de sábado, o Brasil voltou ao quarto lugar, antes de empatar em terceiro e levar o bronze.

Embora a Los Andes seja um jogo por equipes, onde o emparceiramento depende da tática do capitão no sorteio matinal dos jogos, não se pode deixar de destacar a atuação de André Tourinho, o único que venceu todos os seus oito jogos. Completaram o time medalha de prata Pinheiro, Gustavo Chuang e Leonardo Conrado e Luis Thiele, que formaram a dupla brasileira nas quatro rodadas.

Regulamento – Por causa da semana chuvosa e da ameaça de não se conseguir terminar os jogos no dia – como acabou acontecendo na sexta – o regulamento da Los Andes deste ano foi mudado para que fosse jogada apenas uma rodada por dia, e não duas como acontece desde a primeira edição do evento.

Assim ao invés de duas duplas match play em tacadas alternadas pela manhã, jogou-se apenas uma, e ao invés de quatro jogos individuais de match play à tarde, jogou-se três, com saída pela manhã. Com isso os cinco integrantes da equipe foram a campo a cada dia, sem que ninguém descansasse, e se pode testar novas formações da duplas. No próximo ano, na Argentina, a Los Andes volta a seu formato tradicional.

Delegação – Integraram a delegação brasileira os capitães Octávio Villar e Adriana Niclotti, o preparador físico Paulo Mazzeo, o “coach” inglês Shaun Case e Paulo Pacheco, presidente da CBG. A equipe brasileira é patrocinada pelo HSBC com recursos da Lei de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte e da Lei Agnelo Piva, do COB.

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados