Los Andes: Brasil enfrenta Colômbia e Bolívia nesta quarta-feira

23/11/2011


Becker/Stapff e Navarro/Guy formam as duplas brasileiras. Pepê estréia no individual


   Brasil: em busca de outra dobradinha, como em 2002, quando levou os dois títulos no Rio
   Brasil: em busca de outra dobradinha, como em 2002, quando levou os dois títulos no Rio

O sorteio dos jogos da Copa Los Andes – 66º Campeonato Sul-Americano de Golfe por Equipes colocou a equipe masculina do Brasil contra a Colômbia, uma das candidatas ao título, e a Bolívia, apontada como uma das equipes mais fracas do grupo, nesta quarta-feira, primeiro dia de disputas no Gávea Golf & Country Club, na praia de São Conrado, no Rio de Janeiro. Já as meninas do Brasil estréia contra Paraguai e Venezuela, duas equipes que não estão entre as favoritas.

O capitão Octávio Villar, o Fanta, da equipe masculina, gostou da estréia contra a Colômbia, que ao lado da Argentina, que o Brasil enfrenta na rodada final, parecem ser as mais fortes adversárias deste ano na Los Andes. Ele lembra que vai enfrentar os colombianos quando eles ainda não estarão adaptados ao campo, mas adverte que a Bolívia não pode ser desprezada.

Forças – “Existem alguns favoritos, mas não existe mais time fraco em Los Andes”, diz Fanta. “Em 2010, na rodada final, precisávamos apenas de um ponto conta a Bolívia para sermos campeões e não conseguimos”, lembra o capitão, que aposta no entrosamento das duas duplas da manhã para começar a tarde com vantagem.

“O Rafael Becker e o Daniel Stapff sempre jogaram bem juntos, e o jogo do Guy Bragança casa muito bem com o do Felipe Navarro, ambos são do Gávea e jogam até com os mesmos tacos”, avalia Fanta, que sabe ser o entrosamento fundamental nas duplas da Los Andes, sempre jogada em tacadas alternadas (foursomes).

Meninas – A equipe feminina brasileira, formada por Adriana Niclotti (RS), Clara Teixeira (RJ), Daniela Murray (SP), Mariana de Biase (RJ) e Nathalie Silva (SP), jogará contra as paraguaias e as venezuelanas, também com partidas de duplas pela manhã e individuais à tarde. O capitão é Eudes de Orleans e Bragança, irmão de Guy e novo diretor técnico da Confederação Brasileira de Golfe.

No final da tarde desta terça-feira, Rachid Orra, presidente da Confederação Brasileira de Golfe e da Federação Sul-Americana de Golfe, abriu oficialmente a competição, que conta com a participação de dez países do continente: Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela. O Paraguai só joga no Feminino e a Bolívia só no masculino.

Modalidade – Os países são agrupados de três a três por rodada, de forma que cada um enfrenta ao mesmo tempo os outros dois adversários. No Match Play isso implica em situações curiosas, em que você pode estar ganhando de um adversário e perdendo para outro, ou, então, ter uma bola dada por um, mas que o outro exige que você ainda jogue.

Vitórias dão dois pontos e empates um ponto para cada, e no final do dia vence a equipe que somar mais pontos dos 12 em disputa (quatro – dois por jogo – na duplas, e mais oito – dois por jogo individual). Além da vitória em si, que gera os chamados pontos grandes (2 x 0, por exemplo) faz muita diferença ganhar pela maior margem possível de pontos (12 x 0; 11 x 1; ou 8 x 4, por exemplo), os chamados pontos pequenos, que servem para decidir desempates.

Buracos vencidos – Outro critério de desempate, e que é muito mais utilizado do que se pensa, é o número de buracos vencidos contra os adversários com os quais se possa empatar. Assim ter jogos vencidos por placares dilatados, como 7&6 por exemplo (vencia por sete buracos, restando seis a jogar) pode fazer toda a diferença até para o título.

Os resultados duplos, com “&” entre os números, indica por quanto buracos venceu e quantos faltavam jogar, sendo que a diferença entre eles não pode ser maior do que dois (4&2), por exemplo. Já os jogos que vão ao 18, ou terminam em empate ou em vitórias por 1 up ou 2 up (chegou ao 18 vencendo por uma e ganhou também o buraco final) para um dos lados.

Cerimônia – As delegações hastearam as bandeiras de seus respectivos países ao som de seus hinos nacionais, executados pela Banda dos Fuzileiros Navais. Antes da cerimônia, presidentes de confederações e federações de golfe dos países participantes abriram o Congresso da Federação Sul-Americana de Golfe, que discutirá o esporte no continente e elegerá ao término do torneio seu novo presidente.

A Copa Los Andes – 66º Campeonato Sul-Americano de Golfe tem o patrocínio máster do HSBC, patrocínio sênior da Localiza Aluguel de Carros e apoio da YKP, Price Waterhouse Coopers e HKL Interactive Media, além de contar com recursos da Lei de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte.


Confira os jogos de duplas desta quarta-feira, a partir das 7 horas

Masculino
Grupo 1: Brasil x Colômbia x Bolívia
Grupo 2: Peru x Chile x Equador
Grupo 3: Argentina x Uruguai x Venezuela

Feminino
Grupo 1: Brasil x Paraguai x Venezuela
Grupo 2: Chile x Colômbia x Equador
Grupo 3: Argentina x Peru x Uruguai


  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados