Los Andes: Brasil lidera masculino e pode vencer também no feminino

25/11/2011


Meninos vencem tudo e mantém liderança isolada; meninas reagem e passam para terceiro


   Navarro comemora ponto do Brasil: emoção na final do golfe, neste sábado, no Gávea
   Navarro comemora ponto do Brasil: emoção na final do golfe, neste sábado, no Gávea

Leia abaixo:Torcedor venezuelano perde a cabeça e prejudica o próprio time

por: Ricardo Fonseca

O Brasil tem condições de repetir a dupla vitória de 2002 neste sábado, quando será jogada a quarta e última rodada da Copa Los Andes – 66º Campeonato Sul-Americano de Golfe por Equipes, no Gávea Golf & Country Club, na praia de São Conrado, no Rio de Janeiro. Os meninos venceram seus dois jogos de hoje e mantiveram a liderança isolada e invicta do torneio, enquanto as meninas, que também tiveram duas vitórias, subiram para o terceiro lugar, a dois pontos da liderança e também podem voltar a sonhar com o título.

No caso do masculino, o Brasil é o único que depende apenas de seus resultados para ser campeão neste sábado, quando enfrenta a Argentina e Peru. Mas com quatro pontos em disputa, nada está definido e os cinco primeiros colocados ainda tem condições de sair com o título dependendo dos resultados dos demais. O Brasil lidera com 11 pontos, seguido por Chile, com 10, Venezuela, com 8 e Colômbia e Argentina, com 7.

Nesta sexta, o Brasil venceu o Equador por 9 a 3, perdendo apenas um jogo no 18, e superou a Venezuela por 8 a 4, com Guy Bragança fazendo o ponto decisivo ao superar Julio Vegas, irmão de Jhonattan Vegas, que venceu um torneio do PGA Tour nesta sua temporada de estréia.

Incidente – Infelizmente, o jogo contra a Venezuela foi prejudicado por um pai-torcedor  que sem motivo aparente agrediu Otávio Villar, o Fanta, capitão do Brasil, num incidente que nem dizia respeito a seu time. O agressor foi retirado do Gávea e Fanta, num gesto de cavalheiro, decidiu nem prestar queixa à polícia, que foi chamada ao clube.

Tudo aconteceu quando um árbitro orientou um drope no buraco 15 depois que o equatoriano José Miranda, que jogava no grupo de Rafael Becker, mandou a bola na água. Miranda embocou de fora e venceu o buraco. Fanta não entendeu a decisão do árbitro no caso drope e foi lhe perguntar, no buraco seguinte, o motivo da decisão. Nesse momento, um torcedor identificado como o pai do venezuelano Robert de Biase, que jogava no mesmo grupo, agrediu Fanta dando-lhe um safanão na cabeça. Fanta não caiu na provocação e deixou que os demais torcedores contornassem a desagradável situação.

Todos ficaram revoltados com a atitude covarde e anti-esportiva do venezuelano, que foi retirado do clube por seus próprios companheiros. A Federação Sul-Americana de Golfe reuni-se à noite para decidir que medidas tomar, mas espera-se que o agressor peça desculpas e termine tudo por aí, sem a necessidade de proibir sua entrada no local dos jogos. Vale lembrar que, apesar do nome, o venezuelano não tem nenhum parentesco com Mariana de Biase, da equipe brasileira feminina.

Vitória – Prejudicado pelo próprio pai, Biase perdeu para Becker por 3 & 1 (perdia por três buracos, restando um a jogar), com o jogo ficando 6 a 4 para o Brasil, que havia vencido uma dupla e perdido outra pela manhã. Guy fez o ponto decisivo ao superar Vegas por 1 up.

O Brasil até devia agradecer ao agressor, pois além de atrapalhar seu próprio time, despertou um corrente de solidariedade ao Brasil que deve se reverter numa grande torcida, neste sábado, no Gávea. Só, espera-se, não desçam ao nível do adversário e ajudem o Brasil apenas com torcida positiva, sem também culpar o restante dos venezuelanos pela ação isolada de uma pessoa que não deveria sequer conviver no meio do golfe.

Contas – Dos dois adversário do Brasil na final, o Peru, sexto colocado com 6 pontos, é o mais fraco e não tem chances de chegar ao título. Já a Argentina, se vencer o Brasil e o Peru, vai a 11 pontos e passa a depender de uma derrota brasileira para o Peru, de que o Chile perca para a abalada Venezuela e para a Bolívia e outros resultados.

Uma vitória do Brasil contra o Peru e um empate contra a Argentina bastam para dar o título ao Brasil, pois chega a 14 pontos e só poderia ser igualado pelo Chile, que ficaria em segundo por ter perdido no confronto direto.

Clique aqui a confira os resultados completos do masculino no terceiro dia no site da Los Andes, quando forem atualizados

Feminino – No feminino, o Brasil venceu o Uruguai por 8 a 4 para voltar a ter chances de ser campeão. O Brasil está agora em terceiro lugar, com oito pontos, empatado com a Argentina. A Colômbia lidera com dez pontos, seguida pelo Peru, com 9. Neste sábado, o Brasil enfrenta o fraco time do Chile, lanterninha com dois pontos, e a Argentina. Se vencer, vai a 12 pontos e só pode ser superado por Colômbia e Peru.

O problema é que a invicta Colômbia pega a também lanterninha Venezuela e o Uruguai, que não tem mais chances de ser campeão, dois jogos teoricamente fáceis. O Peru também tem dois jogos em que é favorito: o Equador, sem chances, e o Paraguai, quinto colocado com sete pontos. O Paraguai até tem chances de ser campeão, desde que vença seus dois jogos e que os quatro times à sua frente colaborem.

Clique aqui a confira os resultados completos do feminino no terceiro dia no site da Los Andes quando forem atualizados

Patrocínios – A Copa Los Andes
tem patrocínio máster do HSBC, patrocino sênior da Localiza Aluguel de
Carros e apoio da YKP, Price Waterhouse Coopers e HKL Interactive Media.
O evento conta com recursos da Lei de Incentivo ao Esporte do
Ministério do Esporte.

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados