Los Andes: Brasil perde primeiro jogo e Argentina se isola em primeiro

29/11/2014


Para chegar ao título, Brasil precisa derrotar Argentina e torcer por tropeço do Chile


Herik Machado, com Angel Cabrera, ganhador de dois majors: juvenil gaúcho estreou como gente grande na Los Andes e tem sido decisivo para o Brasil
Herik Machado, com Angel Cabrera, ganhador de dois majors: juvenil gaúcho estreou como gente grande na Los Andes e tem sido decisivo para o Brasil

por: Ricardo Fonseca

Depois de vencer quatro jogos e liderar o torneio desde o primeiro dia, a equipe masculina do Brasil sofreu sua primeira derrota na Copa Los Andes, o Campeonato Sul-Americano de Golfe por Equipes, que termina neste sábado, no Córdoba Golf Club, na Argentina. Com isso, a invicta Argentina se isolou na liderança isolada e poderá chegar ao título mesmo perdendo para o Brasil neste sábado, na rodada final, no Córdoba Golf Club, em Córdoba, na Argentina, campo que revelou Angel Cabrera, ex-caddie que se tornou ganhador de dois majors.

A rodada de sexta foi difícil para os brasileiros, que venceram a fraca equipe do Peru por 9 a 3, mas perderam para o Chile por 8 a 4, num dia onde só venceram na dupla André Tourinho/Pedro Junqueira, pela manhã, e no jogo individual de Herik Machado, à tarde. A situação começou a se complicar logo cedo, quando depois de liderar quase todo o jogo, a dupla de Herik e Luiz Jacintho perdeu três buracos seguidos do 15 ao 17 para ser superada por 3 & 1. A derrota brasileira ficou inevitável à tarde com Tourinho e Junqueira perdendo seus jogos no buraco 14 (5 & 4) e com Tomaz Pinheiro, que nunca esteve atrás até o buraco 14, perdendo os três seguintes para ser derrotado por 3 & 1.

Contas na cabeça –
A Argentina que derrotou Paraguai (12 a 0) e Equador (10 a 2) chegou a 12 pontos ganhos em 12 possíveis, contra 10 do Brasil e do Chile. Paraguai (6 pontos), Colômbia (5) e Venezuela (5), que vem a seguir, não podem mais chegar ao título. Na rodada final deste sábado, Brasil, Argentina e Colômbia jogam entre si, enquanto o Chile tem jogos teoricamente mais fáceis contra Paraguai e Venezuela.

Para chegar ao título, o Brasil precisa derrotar a Argentina (e a Colômbia) para chegar a 14 pontos, e torcer para que o Colômbia derrote a Argentina e que o Chile ceda ao menos um empate. Com isso o Brasil chegaria a 14 pontos, contra 12 da Argentina e 13 do Chile. Na hipótese – mais provável – do Chile vencer seus dois jogos e chegar a 14 pontos e da Argentina vencer a Colômbia e também chegar a 14, o Brasil precisaria vencer seus dois jogos, incluindo a Argentina, para também, chegar a 14 e provocar um tríplice empate em primeiro.

Critérios de desempate – Infelizmente isso só não basta, pois no caso de três ou mais países empatados em primeiro, o critério de desempate é o saldo de buracos ganhos, ou “pontos pequenos”, no que a Argentina tem ampla vantagem. Mas se Chile ceder ao menos um empate e o Brasil vencer a Argentina, o empate em primeiro lugar seria apenas entre os dois países, caso em que vale o confronto direto e o Brasil seria campeão. Outra hipótese é o Brasil vencer os dois jogos, o Chile vencer os dois e a Argentina ceder ao menos um empate para a Colômbia. Nesse caso Brasil e Chile empatariam em primeiro, mas o Chile seria campeão por ter vencido no confronto direto.

Pode parecer contas demais, mas todos os jogadores e capitães em campo numa final da Los Andes tem o regulamento em mente quando entram em campo, sabendo que muitas vezes não basta só vencer e que se vai depender dos demais resultados. É o tipo de emoção que só se encontra em jogos de match play, ainda mais quando há rodadas triplas, com grupos de três times enfrentando um aos outros. É comum, no mesmo confronto, uma dupla ou jogador estar ganhando do time A, mas perdendo do B. Uma bola dada, por exemplo, precisa ser dada pelos dois adversários.

Mulheres – Na competição feminina, mesmo vencendo os dois jogos do dia – 10 a 2 contra a Colômbia e 7 a 5 contra a Venezuela, o Brasil se manteve na sexta colocação mas pode melhor muito pois hoje, na volta final, enfrenta os dois lanterninhas do torneio, Bolívia e Uruguai. A surpresa da rodada foi a líder isolada Argentina perder seu primeiro jogo, por 8 a 4, para o equador.

A Argentina lidera com 10 pontos, conta 9 do Paraguai e 8 de Colômbia e Peru. Teoricamente, até a Venezuela, que tem 7, ainda pode sonhar com o título. O Brasil, com seis, deve ir a 10 pontos e talvez sonhar com uma medalha. A Argentina joga neste sábado contra Colômbia e Peru, enquanto o Paraguai pega Venezuela e Equador.

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados