Los Andes: Brasil vence dois jogos e pode lutar pelo título em Bogotá

30/11/2013


Vitórias sobre o Chile e Paraguai colocam meninos no segundo lugar parcial do torneio


Tourinho: seis vitórias em seis, comandando a reação do golfe do Brasil na Los Andes, em Bogotá

Tourinho: seis vitórias em seis, comandando a reação do golfe do Brasil na Los Andes, em Bogotá

por: Ricardo Fonseca

Atualização: Concluída a rodada de sexta, na manhã deste sábado, o Brasil ficou em quarto lugar no masculino, com oito pontos, atrás de Argentina (12), Colômbia 10 e Chile (9). No feminino, apesar de a relação dos jogos mostrar vitória do Brasil por 6 a 2 sobre o Equador, na tabela de classificação geral o Brasil aparece em último com apenas dois pontos, como se o jogo com as equatorianas tivesse terminado empatado…
Depois de vencer o Paraguai por 7 a 1 e o Chile, até então vice-líder invicto, por 5 a 3, numa sexta-feira chuvosa, a equipe masculina do Brasil continuou sua recuperação na 68ª Copa Los Andes, o Campeonato Sul-Americano de Golfe por Equipes, que está sendo jogado no campo do Los Lagartos, em Bogotá, na Colômbia, e tem chances de lutar até pelo título na rodada final. No feminino, o Brasil venceu seu primeiro jogo e pode escapar da zona de rebaixamento assim que a terceira rodada, interrompida ao escurecer for concluída neste sábado, antes da volta final.
André Tourinho, que venceu mais dois jogos – ganhou seis em seis – e a dupla Leonardo Conrado/ Luis Thiele, que também ganhou seus dois jogos do dias, foram importantes para a reação brasileira que superou o Chile graças ainda a um empate de Tomaz Pinheiro em seu jogo. Gustavo Chuang perdeu, mas o Brasil venceu pela contagem mínima, 5 a 3. Contra o Paraguai, o Brasil venceu três jogos e empatou um (Tomaz).
Classificação – Quando o jogo foi interrompido ao escurecer, com Colômbia, Peru e Bolívia ainda em campo, o Brasil havia passado para a segunda colocação parcial, com oito pontos ganhos, empatado com o Chile e atrás apenas da líder Argentina, com 12. Colômbia tinha 6, mas podendo ir a 10 pontos.
Como o Brasil tem dois jogos teoricamente mais fáceis, conta Venezuela e Bolívia, neste sábado, pode até chegar ao título, caso vença ambos e a Argentina perca seus dois jogos contra Chile e Colômbia. Caso o Brasil e a Argentina terminem empatados em primeiro, a Argentina levaria o título por ter vencido no confronto direto. Assim, o Brasil só podeira ser campeão se mais um país (Chile ou Colômbia) chegue a 12 pontos, provocando um tríplice empate, que seria resolvido pelo total de buracos ganhos durante a semana, algo ainda indefinido.
Nos outros jogos concluídos da rodada, a Argentina venceu Venezuela e Uruguai por 8 a 0 e a Venezuela bateu o Uruguai por 6 a 2.
Mulheres – No feminino, o Brasil perdeu de 8 a 0 para a Argentina, mas derrotou o Equador por 6 a 2 num dia em que apenas Luciane Lee perdeu, ainda assim no buraco final. Com isso o Brasil subiu para três pontos, empatado com o Equador, à frente apenas do Chile, que vinha com dois pontos mas com dois jogos ainda em campo quando o jogo foi interrompido. As brasileiras lutam para fugir da última colocação e do rebaixamento, já que quem fechar a tabela não joga no evento seguinte.
Por causa do tempo chuvoso, o regulamento deste ano da Los Andes foi mudado. Está sendo jogada apenas uma dupla de tacadas alternadas, em vez de duas, e apenas três jogos individuais, em vez de quatro, tudo em match play. Com isso, joga-se em um só período com os cinco integrantes das equipes indo a campo em todas as rodadas. No modo tradicional, joga-se em dois períodos, com um jogador descansando em cada um deles.
Delegação – Integram a delegação brasileira os capitães Octávio Villar e Adriana Niclotti, o preparador físico Paulo Mazzeo, o “coach” inglês Shaun Case e Paulo Pacheco, presidente da CBG. A equipe brasileira é patrocinada pelo HSBC com recursos da Lei de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte e da Lei Agnelo Piva, do COB.
  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados