29/11/2015
Brasil arranca empate em terceiro, no masculino. Meninas ficam em 8º e penúltimo lugar
Brasil: masculino se recupera parcialmente na volta final, mas desempenho das equipes de alto rendimento do país ficou, como um todo, muito aquém do esperado
por: Ricardo Fonseca
Colômbia, no masculino, e Paraguai, no feminino, foram os campeões da Copa Los Andes, o Campeonato Sul-Americano de Golfe por Equipes, encerrada neste sábado, em Quito, no Equador. Depois de terminar os dois primeiros dias em último lugar e subir para penúltimo na véspera, a equipe masculina do Brasil reagiu na volta final ao vencer o Paraguai, por 6 a 2, e o Peru, por 5 a 3, para ainda terminar empatada em terceiro lugar com a Argentina. No feminino, o Brasil perdeu os dois jogos finais, por 8 a 0 para o Peru e por 6 a 2 para o Chile, para terminar em oitavo e penúltimo lugar.
Para a equipe masculina repetir a terceira colocação de 2015 foi um alento depois de o time se ver alijado da disputa do título praticamente desde o primeiro dia. Nos 32 jogos disputados, o time masculino do Brasil venceu 15, empatou 3 e perdeu 14. A única derrota por 8 a 0 do Brasil foi justamente contra a Argentina, com quem dividiu o terceiro lugar. Só houve outro 8 a 0 no torneio masculino, quando o Equador, o time da casa, se impôs ao Paraguai.
Masculino – A vitória sobre o Paraguai, o último colocado, foi tranquila, com Daniel Kenji Ishii e Marcos Negrini, que formaram a duplas em todos os dias, superando Randall Salcedo e Dorian Peña por 3 & 1 (venciam o match play de tacadas alternadas por três buracos, restando um a jogar). Herik Machado venceu James Park por 3 & 1; André Tourinho superou Carmelo Bonett por 4 & 3; e Pedro Nagayama perdeu de Gustavo Martinez, por 4 & 3.
Já contra o Peru a vitória foi dramática, com Tourinho só vencendo no Luis Leon no buraco 18, por 1 up, no jogo decisivo para o Brasil ganhar o confronto e empatar em terceiro lugar no geral. Kenji e Negrini haviam empatado com Alonso Menchelli e Julian Ibarcena; Herik havia deixado Miguel Noriega no 13 (7 & 5) e Nagayama perdido para o forte Felipe Strobach por 2 & 1.
A Colômbia foi campeã masculina com 11 pontos, com quatro vitórias, três empates e uma derrota. Na volta final, a Colômbia ganhou da Venezuela e do Uruguai por 6 a 2. Com isso a Venezuela terminou em segundo, com 10 pontos, seguida por Argentina e Brasil, com 9 e Equador e Chile com 8. O melhor desempenho brasileiro foi o da dupla Kenji/Negrini, que venceu cinco jogos, empatou um e perdeu dois (5-1-2). Herik veio a seguir com cinco vitórias e três derrotas (5-0-3). Nagayama e Tourinho venceram quatro, empataram um e perderam três jogos cada (4-1-3).
Feminino – A equipe feminina do Brasil que viajou com quase uma semana de antecedência para treinar em Quito, teve um desempenho muito aquém do esperado, terminando com apenas uma vitória sobre o Uruguai, um empate contra a Colômbia, e seis derrotas, duas por 8 a 0. Individualmente, os melhores desempenhos foram de Sophia Campos e Clara Teixeira que só jogaram no individual no primeiro dia e perderam os dois jogos. Nas três rodadas finais elas formaram a dupla, ganhando três, empatando duas e perdendo uma. Assim cada uma venceu três, empatou dois e perdeu três jogos (3-2-3).
Luiza Altmann veio a seguir, com três vitórias e cinco derrotas (3-0-5). Vitória Teixeira e Lauren Grinberg formaram a dupla no primeiro dia e perderam um e empataram o outro jogo. Depois jogaram três rodadas individuais, onde só venceram um jogo cada. Vitória empatou dois e perdeu três. Lauren perdeu cinco. No total, Vitória fez cinco pontos (1-3-4) e Lauren três (1-1-6).
O Paraguai foi campeão feminino com 13 pontos ao vencer Uruguai e Venezuela na rodada final. O Equador, time da casa, foi vice-campeão com 12 pontos ao superar as fortes Argentina e Colômbia na volta final. Com isso, a Colômbia terminou em terceiro com 11 pontos, contra 10 da Argentina, a quarta colocada, que perdeu para a Colômbia. A seguir terminaram Peru (9 pontos), Venezuela (7), Chile (6), Brasil (3) e Uruguai (1).
A equipe de alto desempenho do Brasil foi comandada por Nico Barcellos, técnico do golfe nacional, e teve o experiente Octávio Villar, o Fanta, como capitão masculino, e Nathalie Silva, como capitã do time feminino.
Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços
Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course
Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50
21/11/2024
19/11/2024
11/11/2024
11/11/2024
05/11/2024
05/11/2024
© Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados