Los Andes começa com Brasil buscando segundo pódio consecutivo

26/11/2014


Equipe masculina vem de um terceiro lugar. Feminino tenta voltar a ser importante


Time feminino, sem a Victoria para o Sul-Americano de Golfe por Equipes. Fotos: Jairo Grinberg
Time feminino, sem a Victoria para o Sul-Americano de Golfe por Equipes. Fotos: Jairo Grinberg

por: Ricardo Fonseca

Com metade da equipe renovada, o Brasil estreia nesta quarta-feira na 69º Copa Los Andes, o Campeonato Sul-Americano de Golfe por Equipes, no Córdoba Golf Club, na Argentina, com dois objetivos: o dos homens é voltar ao pódio da competição, igualando ou melhorando o terceiro lugar conseguido no ano anterior, em Bogotá, na Colômbia. O das mulheres é voltar a fazer diferença numa competição onde terminar na metade de baixo da tabela virou rotina, como no sexto lugar de 2013.

Da equipe masculina (foto ao lado), que permanece com Otávio Villar, o Fanta, como capitão, apenas André Tourinho e Tomaz Pinheiro foram mantidos do time anterior. Gustavo Chuang, Leonardo Conrado e Luis Thiele, deixaram o time para a entrada de Herik Machado, Pedro Junqueira e Luiz Jacintho, seguindo o critério de convocar os cinco mais bem colocados do ranking mundial.

No feminino as mudanças começaram com Luciana Oliveira, substituindo Adriana Niclotti como capitã. Do time que escapou do último lugar em Bogotá, na rodada final, Luciane Lee, Luiza Altmann e Clara Teixeira foram mantidas. Nathalie Silva e Daniela Murray deixaram o time para entrada de Vitoria Teixeira e Lauren Grinberg. A convocação seguiu a ordem do ranking mundial amador de golfe, tendo Lauren, de 14 anos, campeã brasileira juvenil, como única exceção.

Ordem dos jogos –
A chave masculina foi boa para o Brasil que estreia nesta quarta-feira enfrentando Bolívia e Paraguai, duas equipes teoricamente mais fracas. No segundo dia, quinta, é a vez de Venezuela e Equador, seguindo-se Peru e Chile, na sexta. Com isso o Brasil tem tudo para decidir o título na rodada final, sábado, quando enfrenta os donos da casa e franco favoritos, a Argentina, e a Colômbia. O Uruguai, último em 2013, foi rebaixado.

No feminino o Brasil não tem moleza e enfrenta, pela ordem, Peru e Equador, nesta quarta; Argentina e Paraguai, na quinta; Venezuela e Colômbia, na sexta; e Bolívia e Uruguai, no sábado. Chile, último colocado em 2013, não joga este ano, voltando em 2015, no lugar do lanterninha do atual campeonato.

Forma de disputa – Em 2104, em função das chuvas, a Los Andes teve ser regulamento alterado, com os cinco jogadores de cada time entrando em campo uma vez por dia para um jogo de duplas e três individuais. Este ano a competição volta a seu formato original, com dois jogos de duplas pela manhã – todos em tacadas alternadas, com apenas uma bola em jogo por time – e quatro individuais à tarde. Isso torna o trabalho dos capitães, que decidem que joga e quem folga a cada período muito mais interessante e importante, permitindo testar várias configurações e duplas e poupar jogadores.

Nas duplas desta manhã de quarta-feira, Lauren e Jacintho ficaram no banco.

As equipes brasileiras de golfe contam com apoio do Comitê Olímpico Brasileiro, por meio da Lei Agnelo Piva.

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados