Los Andes: novo formato, com menos jogos, complica Brasil na estreia

28/11/2013


Meninos perderam da Argentina e empataram com o Peru; meninas perderam os dois jogos


Equipe masculina fez único ponto do Brasil na abertura do maior torneio de golfe do continente
Equipe masculina fez único ponto do Brasil na abertura do maior torneio de golfe do continente

por: Ricardo Fonseca | fotos: Federação Colombiana de Golfe

(Versão atualziada, explicando a mudança) – As equipes do Brasil não começaram bem a disputa do Copa Los Andes, o Campeonato Sul-Americano de Golfe por Equipes, que começou a ser jogado nessa quarta-feira, no campo do Los Lagartos, em Bogotá, na Colômbia, com novo formato, que não dá margens a erros. Este ano, serão disputado apenas quatro jogos por confronto (eram seis), sendo um de duplas match play em tacadas alternadas (eram dois) e três individuais, também match play (eram quatro).

O novo formato, definido apenas para esse ano, por causa das chuvas, que poderiam impedir a conclusão dos jogos e tumultuar o torneio, obriga os cinco integrantes da equipe a jogar todos os dias, mas apenas em um período, e não em dois como no passado, quando as duas duplas eram jogadas pela manhã e os quatro jogos individuais à tarde e sempre um jogador da equipe era poupado em cada período. Na próxima edição, em 2014, na Argentina, a Los Andes volta a seu formato tradicional

O Brasil, que vem de um quinto lugar no masculino e sexto no feminino, entre nove países, em 2012, na Venezuela, estreou pior do que isso, terminando num tríplice empate em sexto e penúltimo lugar, no masculino – só o Paraguai foi pior -, e num duplo empate na oitava e última colocação no feminino. Entre os homens, o Brasil conseguiu um empate com o Peru, e perdeu para a Argentina. No feminino, as brasileiras foram derrotadas por Paraguai e Bolívia.

Confrontos – Contra a Argentina, a equipe masculina ganhou apenas um jogo, o do carioca André Tourinho, o único a chegar no buraco 18 (2 up). A dupla formada pelo gaúcho Leonardo Conrado e pelo paranaense Luis Thiele perdeu no buraco 15 (4&3). O mineiro Tomaz Pinheiro caiu pela mesma contagem e Gustavo Chuang ficou no 16 (3&2), com a Argentina vencendo por 6 a 2 (cada vitória vale dois pontos, empates um ponto para cada). O gaúcho Octávio Villar, o Fanta, é o capitão.

No feminino as duas derrotas foram por 5 a 3. Contra o Paraguai, a dupla formada pelas paulistas Nathalie Silva e Luiza Altmann conseguiu um empate, enquanto Luciane Lee, também paulista, conseguia a única vitória individual ao deixar a adversária no 14 (6&4). A carioca Clara Teixeira perdeu por 5&4 e a paulista Daniela Murray por 3&2. Contra a Bolívia, com os quatro jogos chegando ao buraco final, a dupla Nathalie/Altmann venceu por 2 up e Lee empatou, mas o Brasil perdeu os jogos de Teixeira (2 up) e Murray (1 up). A gaúcha Adriana Niclotti é a capitã da equipe que não tem nenhum jogadora em atividade no Brasil.

Líderes – A Colômbia, que joga em casa como favorita, lidera as duas competições com duas vitórias (4 pontos), empatada em primeiro com a Argentina, no masculino, e com Argentina e Paraguai, no feminino, também com quatro pontos cada. Entre os homens, a Colômbia venceu a Venezuela (6 a 2) e o Paraguai (8 a 0). A Argentina passou pelo Brasil e Peru, ambos por  5 a 3. Chile vem em terceiro, com 3 pontos, seguido por Bolívia e Venezuela com dois. o Brasil estão em sexto, com um ponto, empatado com Peru e Uruguai. O Paraguai perdeu os dois jogos.

No feminino, a Colômbia fez 8 a 0 contra Venezuela e Equador. A Argentina ganhou do Chile por 8 a 0 e do Peru por 7 a 1. Já o Paraguai, venceu o Brasil e a Bolívia por 5 a 3. A Bolívia vem em quarto, empatada com o Chile, com dois pontos cada, enquanto Equador e Venezuela dividem a quinta colocação com um ponto cada. Brasil e Peru estão em último, com zero ponto.

Jogo duro – O Brasil tem mais um jogo duro no masculino, nesta quinta, na segunda rodada, quando enfrenta a invicta Colômbia, dona da casa, e o Uruguai, que vem de um empate com o Chile e derrota para a Bolívia. No feminino, as adversárias de hoje são também a forte Colômbia e o Peru, o outro lanterninha do torneio. Acompanham a equipe do Brasil o preparador físico Paulo Mazzeo e Paulo Pacheco, presidente da Confederação Brasileira de Golfe. 

Atualização: A CBG informa que o “coach” inglês Shaun Casedo Brasil, também integra a delegação que foi a Bogotá.
  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados