LPGA Brasil Cup: Mariajo Uribe chega como favorita

03/05/2012


Mas as estrelas são Annika, que joga o Pro-Am, e as duas Top 10, Pettersen e Creamer


Uribe: um vice-campeonato e um título seguidos no torneio de golfe do PLGA Tour no Itanhangá
   Uribe: um vice-campeonato e um título seguidos no torneio de golfe do PLGA Tour no Itanhangá

As grandes estrelas da LPGA Brasil Cup, apresentada por HSBC, são a sueca Annika Sorenstam, que joga apenas no Pro-Am, que abre o evento nesta sexta-feira, e duas das jogadoras classificadas entre as dez melhores do mundo: o norueguesa Suzann Pettersen, a número 3, e a bela americana Paula Creamer, número 10 do ranking mundial feminino de golfe. Mas a favorita ao título continua sendo a colombiana Mariajo Uribe, que conhece o campo do Itanhangá como ninguém, depois de perder o título de 2010 num playoff de seis buracos para a americana Meaghan Francella e de conquistar o de 2011 de virada.

Trinta jogadoras participam desse torneio-exibição de dois dias, que é um torneio oficial do calendário do LPGA Tour de 2012, mas não vale pelo ranking. A premiação de US$ 720 mil, a maior da América do Sul. Outras atrações do torneio são Brittany Lang, 34ª do ranking mundial, e o trio de brasileiras: Angela Park, uma incógnita que volta a jogar após mais de dois anos afastada das competições; Vicky Alimonda, estreante do Futures Tour, o circuito de acesso ao LPGA Tour, e Luciana Bemvenuti, ex-jogadora do LPGA, hoje professora de golfe nos EUA.

Favoritas – Suzann Pettersen, que jogou no torneio pela primeira vez em 2011, terminando em 10º lugar, chega de uma 12ª posição no Mobile Bay LPGA Classic, na sétima vez em que terminou entre as 25 primeiras este ano. Ela já venceu oito vezes no LPGA Tour, incluindo duas em 2011, no Sybase Match Play Championship, uma semana antes de vir ao Rio, e no Safeway Classic.

Creamer não vence desde 2010, quando venceu seu primeiro major, U.S. Women`s Open. Ela vem de um 18º lugar no LPGA Lotte Championship e na LPGA Founders Cup. Lang vem de um 20º lugar no Kia Classic, 17º no  Mobile Bay Classic e um sétimo no LPGA Lotte Championship. Ela tem 34 Top 10s desde que estreou em 2006, mas nunca venceu um torneio. Destaque ainda para a francesa Karine Icher, terceira colocada no Mobile Bay Classic, na semana passada, e Pornanong Phatlum, que terminou o torneio entre as 20 primeiras, ao lado de Anna Nordqvist, Chella Choi e Beatriz Recari que empataram em 31º.

Colombiana – Uribe vem de um 20º lugar no Mobile Bay Classic, quando subiu para 158ª do ranking mundial de golfe, onde é hoje a segunda melhor sul-americana, atrás apenas da paraguaia Julieta Granada, a 80ª. Em duas semanas a colombiana já ganhou 78 posições no ranking. Priscila Iida, que joga no Japão e pela primeira vez não estará no torneio do Rio, é a terceira melhor sul-americana, na 458ª colocação, pouco à frente da colombiana Paula Moreno (465º) e da Argentina Victoria Tanco (472º).

Nesta quarta-feira, um grupo de crianças e adolescentes da favela do Vidigal tiveram noções básicas de golfe nas clínicas organizadas durante todo o dia no Itanhangá. As aulas, que também contaram com a participação de jovens das favelas da Rocinha e do Chapéu Mangueira, fizeram parte da programação da LPGA Brasil Cup, apresentado por HSBC. Este foi o primeiro contato que a garotada teve com o golfe.

Aulas – Um dos sete professores que participaram das clínicas, Tiago Silva, explicou os fundamentos que foram passados para os quatro grupos que estiveram no Itanhangá. As crianças receberam todas as instruções no mesmo local e com as mesmas bolas com que as 30 golfistas que participarão do LPGA Brasil Tour farão o aquecimento antes de duas partidas. E os professores já estão se mobilizando para conseguir um apoio e reunir os jovens que tiveram melhor desempenho.

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados