LPGA Tour: HSBC traz Annika Sorenstam ao Brasil

18/04/2012


Maior estrela do golfe feminino das últimas décadas vai jogar Pro-Am no Itanhangá


Annika Sorenstam: atração principal do torneio de golfe do Rio, mesmo sem jogar no final de semana
Annika Sorenstam: atração principal do torneio de golfe do Rio, mesmo sem jogar no final de semana

Leia também – Exclusivo: Ângela Park prepara sua volta ao golfe

por: Ricardo Fonseca

A sueca Annika Sorenstam, campeã de 93 torneios profissionais ao redor do mundo, incluindo 72 do LPGA Tour, sendo dez majors, promete roubar a cena na LPGA Brasil Cup, apresentado por HSBC, que vai ser jogado no Itanhangá Golf Club, no Rio de Janeiro, de 4 a 6 de maio. Annika, que abandonou o golfe competitivo, no final da temporada de 2008, para casar e ter filhos, não vai participar da competição principal, no final de semana, mas será a grande atração do Pro-Am, o torneio de confraternização que abre oficialmente o evento, na sexta-feira.

Depois de encerrar carreira no LPGA Tour, em novembro de 2008, no ADT Championship, onde não passou o corte, Annika ainda participou de dois eventos naquele ano: foi a capitã da equipe Internacional campeã da Lexus Cup, em Cingapura (contra a Ásia) e competiu pela última vez em um evento oficial no Dubai Ladies Masters, do Ladies European Tour (LET), quando ficou em sétimo lugar. Sua última vitória oficial foi no Suzhou Taihu Ladies Open, torneio co-sancionado pelo LET e Ladies Asian Golf Tour.

Número 1 – Annika foi a número 1 do golfe mundial feminino durante muitos anos, mas isso só se tornou oficial quando foi lançado o Women`s World Golf Rankings, também conhecido como Rolex Ranking, em fevereiro de 2006. Depois de 60 semanas como a número 1 do mundo, Annika foi superada pela mexicana Lorena Ochoa, que ficou no posto de abril de 2007 a maio de 2010, quando também se aposentou para casar e ter filhos. Desde a aposentadoria das duas, o golfe feminino viveu uma crise de identidade, até a taiwanesa Yani Tseng, hoje com 23 anos, tornar-se número 1 do mundo de fevereiro de 2011 em diante.

A quarta edição da LPGA Brasil Cup, apresentada por HSBC, terá ainda muitos outros destaques, com a brasileira Ângela Park, que volta a competir após abandonar o golfe misteriosamente, há dois anos, no auge da carreira; a norueguesa Suzann Petterson, número 3 do mundo, que já jogou neste evento em 2011; e a americana Paula Creamer, décima do ranking, um talento precoce do golfe americano. Aos 25 anos ela já venceu nove torneios do LPGA Tour, incluindo o US Women`s Open de 2010.

Mais destaques – Ao todo, serão 30 golfistas de 13 países, disputando US$ 720 mil em prêmios. O Brasil será representado ainda pela paulista Victoria Alimonda Lovelady, de 25 anos, única profissional brasileira em atividade nos Estados Unidos, onde joga no Symetra Tour, o circuito de acesso ao LPGA Tour; e pela gaúcha Luciana Bemvenuti, profissional desde 1992, que deixou o LPGA Tour para ser professora de golfe.

A programação da LPGA Brasil Cup, apresentada por HSBC, faz parte do calendário oficial do LPGA Tour, mas não vale para o ranking, por ser um evento exibição de dois dias. O público terá acesso gratuito às competições no final de semana. Na sexta-feira, antecedendo a competição principal, acontece o Pro-Am, torneio que reunirá jogadoras, convidados e celebridades. Atividades sociais, como clínicas de golfe para crianças de comunidades atendidas pelas Unidades de Polícia Pacificadora – projeto de segurança do Governo do Estado do Rio de Janeiro – , também fazem parte da etapa brasileira.

Patrocínios – O HSBC apresenta a LPGA Brasil Cup 2012, que é patrocinado pelo HSBC, Nextel, Takeda Nycomed, SporTV e Governo do Estado do Rio de Janeiro. Rolex é o relógio oficial; a Nespresso o café do torneio e a Mitsubishi, o carro oficial. O LPGA Brasil Cup conta com recursos da Lei Federal de Incentivo ao Esporte. A realização é da Confederação Brasileira de Golfe e da IMX. As rádios oficiais são a SulAmerica Paradiso FM e Mix FM.

O LPGA Tour é o principal circuito de golfe feminino do mundo, com um total de prêmios superior a US$ 44 milhões na temporada. Fundado em 1950, terá este ano 27 torneios em 12 países. O HSBC Bank Brasil é uma subsidiária integral da HSBC Holdings, um dos maiores conglomerados financeiros do mundo. Com sede em Londres, o Grupo HSBC atua em mais de 80 países das Américas, Europa, Ásia, Oriente Médio e Oceania.

Promoção – A etapa brasileira do LPGA deste ano está sendo promovida pela IMX, uma joint-venture de esportes e entretenimento dos Grupos EBX e IMG Worldwide. Com sede no Rio de Janeiro, atuação nacional e conexão internacional, a IMX nasce com o objetivo de ser uma das principais empresas do setor no país. As áreas de atuação dividem-se em três pilares: Esportes (criação e produção de eventos, consultoria e gerenciamento de talentos), Entretenimento (realização de shows e artes cênicas) e Venues (construção, gestão e operação de estádios, arenas e centros de convenções).

O portfólio da IMX para 2012 inclui projetos como a gestão do time de vôlei RJX e eventos como UFC (MMA), Volvo Ocean Race (vela), Megarampa (skate), LPGA Brasil Cup (golfe), Mundial de Futevôlei, Travessia dos Fortes (natação), Vert Jam (esportes radicais), FMX (motocross), Rio International Triatlon e Rio Urban (cultura urbana), entre outros.

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados