LPGA Tour: Inbee Park perto de fazer história nos majors

30/06/2013


Ele lidera US Womens Open por quatro e pode ser a primeira a tentar o Grand Slam


Park: fazendo no golfe do LPGA Tour o que nem Tiger Woods conseguiu no PGA Tour
Park: fazendo no golfe do LPGA Tour o que nem Tiger Woods conseguiu no PGA Tour

A coreana Inbee Park, de 24 anos, chega à rodada final do US Women`s Open liderando por quatro tacadas e está perto de fazer história no golfe mundial. Campeã do Nabisco e do LPGA Championship, os dois primeiros majors do ano, Park pode se tornar a primeira mulher a vencer os três primeiros torneios do ano e ter a chance de caminhar para ser o primeiro golfista profissional – homem ou mulher – a completar o Grand Slam na carreira. Até hoje, apenas Ben Hogan, em 1953, venceu os três primeiros majors do ano, mas sem chances de tentar Grand Slam, já que seria impossível, viajando de barco, chegar a tempo do PGA Championship, em sua viagem de volta do British Open.

Babe Zaharias, a superatleta da metade do século passado, venceu os três majors de sua época, em 1950 (Women`s Western Open, U.S. Women`s Open e Titleholders Championship), enquanto Sandra Haynie levou os únicos dois que havia em 1974. Nos anos em que havia quatro majors femininos, a última a vencer os dois primeiros, como Park este ano, havia sido Mickey Wright, em 1963. Kathy Whitworth ganhou os dois primeiros de 1967, mas só havia três majors na época.

Grand Slam – Park teria maiores chances de completar o verdadeiro Grand Slam – vencer todos os majors no mesmo ano – até 2012. A partir deste ano, o Evian Masters passa a ser o quinto major do golfe feminino profissional. Desta forma, além de vencer o US Womens Open neste domingo, Park ainda teria que levar o título do Womens British Open, em julho, e o do Evian, em agosto, para completar a série. Mas ao menos pode ter a chance de fazer o “Park Slam”, com os quatro títulos que formaram a série entre 2001 e 2012.

Não foi fácil para Park construir essa oportunidade neste sábado, quando as condições do campo, com muito vento e bandeiras difíceis, estavam complicadas. Ele chegou a fazer três bogeys seguidas e precisou de um birdie no 18 para ser a única entre 68 jogadoras a terminar a volta abaixo do par, com 71 tacadas. Park soma agora 120 abaixo e tem quatro de vantagem sobre a estreante coreana I.K. Kim, que começara o dia perdendo por duas.

Recordes – Park vem de duas vitórias consecutivas, já tem cinco nesta temporada e venceu sete de seus últimos 27 torneios do LPGA, mas de uma a cada quatro. Além dos dois majors do ano, Park venceu também o US Open de 2008, quando, aos 19 anos, tornou-se a mais jovem campeão do torneio.

O dia foi tão difícil no campo à beira-mar do Sebonack Golf Club, em Southampton, Nova York, que tirou a juvenil Jessica Korda do sério. No buraco 9 ela despediu Jason Gilroyed, seu caddie, e entregou a bolsa para Johnny DelPrete, seu namorado. Parece que deu certa. Depois de jogar 40, cinco acima de ida, marcou 36, uma abaixo, de volta, para terminar o dia em sexto, mas com uma acima, a 11 tacadas da líder. Korda divide a posição com Paula Creamer, e vem atrás ainda da inglesa Jodi Shadoff, terceira colocada com três abaixo, e da coreana So Yeon Ryu e da americana Angela Stanford, que vem em quarto, com uma abaixo.

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados