Lucas Lee tenta melhorar cartão para a temporada do PGA Tour

15/09/2015


Ele não chegou à final do primeiro torneio final, mas tem pouco a perder e muito a ganhar


Golfe: Lucas: entenda o que ele tem a perder e a ganhar nos três torneios finais do Web.com Tour
Lucas: entenda o que ele tem a perder e a ganhar nos três torneios finais da temporada de golfe do  Web.com Tour

por: Ricardo Fonseca

Pouco a perder e muito a ganhar. Essa é a situação do Lucas Lee, o terceiro brasileiro da história a chegar ao PGA Tour, o maior, mais bem pago e mais importante circuito profissional de golfe do mundo. Lucas garantiu um dos 50 cartões para a temporada 2015/2016 de circuito americano com o 45º lugar temporário em prioridade de inscrição nos torneios que começam em outubro deste ano e irão até agosto de 2016. Ao não passar o corte (na verdade abandonou a segunda rodada após o buraco 13) ele caiu para o 47º lugar. Só pode perder mais um posto e ir para o 49º. Mas tem muitas posições a ganhar nos três torneios que restam dos Finals. Entenda.

Os 5º novos jogadores que ganham o cartão para o PGA Tour a cada ano estão divididos em dois grupos. Um com os 25 classificados na temporada regular do Web.com Tour, onde Lucas terminou em 23º no ranking de prêmios. Outros 25 cartões ficaram para os que ainda não tenham conquistado a vaga via Web, pelo ranking dos quatro torneios dos Finals, que reúne os 75 melhores da temporada do Web.com Tour com os 75 primeiros que perderam o cartão do PGA Tour (126º a 200º no ranking da Fedex Cup até o final de setembro).

Diferença – A prioridade de inscrição dos 50 novos membros do PGA Tour faz toda a diferença, pois nem todos os torneios terão vaga para todos os que ganharam cartões, e quanto mais para cima na tabela, mais vezes o profissional poderá jogar. Como muitos, como Lucas, são estreantes, que não conhecem os campos que terão que enfrentar, é preciso jogar o máximo possível para chegar ao final de agosto de 2016 entre os 125 primeiros que manterão seu cartão. Vamos entender, então, como se dá essa prioridade de inscrição.

Todas as posições ímpares entre os 50 (do 1º ao 49º) serão dadas para os 25 jogadores vindos do Web.com Tour, como Lucas. As posições pares (2º a 50º) ficarão para os 25 que irão ganhar o cartão pelo ranking de dinheiro dos Finals. O ranking de prêmios também vai definir a ordem dos 25 do grupo de Lucas, com a diferença que ao dinheiro ganho nos Finals é adicionado o que o jogador ganhou na temporada do Web.com. Com a intercalação entre os grupos (1º do Web, 1º dos Finals, 2º do Web, 2º dos Finals e assim por diante) Lucas só pode subir – ou cair – de dois em dois postos.

Cartão integral e condicional
– Omitimos até agora uma informação, para não confundir. O primeiro colocado entre os 25 advindos do Web.com Tour já tem um cartão integral para o PGA Tour. O mesmo acontecerá com o primeiro colocado dos 25 jogadores que ganharão o cartão nos Finals, só soma do dinheiro ganho nesses quatro torneios, e ele pode, inclusive, pertencer ao primeiro grupo. Os demais 48 terão sua prioridade de inscrição definida como descrito acima, intercalando os dois grupos.

Para esses 48, como Lucas, o cartão será condicional, ou seja, eles estarão sujeitos aos re-rankings periódicos do PGA Tour (normalmente a cada cinco torneios), quando serão reordenados num grupo de jogadores que inclui ainda mais gente. Assim, jogar bem nos primeiros torneios da temporada do PGA Tour – outubro a dezembro – é fundamental, pois eles têm concorrência menor dos jogadores mais famosos, e todo dólar ganho vai contar para poder jogar mais no restante da temporada e manter o cartão.

Estreia – Lucas estreou nos Finals no Hotel Fitness Championship, de quinta a domingo passados, jogando 74 (+2) na estreia, e 51 (-1) em 13 buracos do segundo dia, antes de levantar bola. Ele vinha com uma acima no total e com cinco buracos para melhorar duas tacadas, uma vez que o corte foi em uma abaixo. Ao deixar o torneio sem ganhar dinheiro, ele foi ultrapassado (no grupo dos 25) por um jogador, Harold Varner III, que era o 25º e saltou para 23º após terminar em 22º lugar.

Lucas joga esta semana no segundo torneios dos Final, o Small Business Connection Championship, no River Run CC, em Davidson, na Carolina do Norte, precisando de um Top 20 ou melhor para ganhar posições no ranking dos 25. Mas pela tabela com o dinheiro acumulado pelos 25 do Web.com Tour após o torneio inicial dos Finals, vemos que Lucas só terá uma subida significativa no ranking com resultados expressivos nesses três torneios finais, como Top 10 ou Top 5. Para quem já foi duas vezes vice-campeão na temporada, isso é bem plausível.

Veja na tabela abaixo o total de $ de cada um dos 25 do Web.com Tour, seguido do que ganhou no primeiro torneio e do que trouxe de prêmios da temporada.

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados