Luiza Altmann enfrenta Annika e Stenson no torneio de golfe mais inclusivo do mundo

07/06/2021

Melhores da Europa competem juntos, na Suécia, no primeiro torneio misto oficial da história

Annika, Stenson e Luiza jogarão juntos no mesmo torneio oficial (montagem)

por | Ricardo Fonseca

A profissional paulista Luiza Altmann já está na Suécia para o maior torneio de golfe de sua carreira até agora, o Scandinavian Mixed, onde 78 homens do Tour Europeu e 78 mulheres do Tour Europeu Feminino (LET) competirão juntos, de quinta-feira a domingo, 10 a 13 junho, no mesmo torneio e disputando os mesmos prêmios da bolsa de 1 milhão de euros, no Vallda Golf & Country Club. Os anfitriões do torneio inédito, que vale para os dois rankings, e que também irão competir, são Annika Sörenstam, campeã de 72 torneios do LPGA Tour, incluindo 10 majors, e Henrik Stenson, ganhador de 17 torneios entre EUA e Europa, entre eles o The (British) Open de 2016.

Apesar dos bons resultados recentes no LET, Luiza joga o torneio com convite, que recebeu graças à sua amizade com os anfitriões. “Eu jogo nos EUA no mesmo campo que a família de Annika, que me fez o convite, e onde o Stenson também treina”, conta Luiza, que já está aproveitando cada minuto dessa semana que promete ser mágica para ela, ainda mais que a brasileira recebeu um convite para estar com Annika amanhã. “Tenho muitas perguntas para ela, posso aprender muito com a experiência e estou muito animada”, conta Luiza.

Confiança – Nem o sumiço de seus tacos, que ainda não chegaram e que por enquanto a obrigam a treinar com tacos emprestados, tiram o ânimo de Luiza, que fez um torneio muito bom no Jabra Ladies Open, em Evian-Les-Bains, na França, na última semana, onde esteve em terceiro lugar, antes de terminar em  36º, mas ainda assim voltar a pontuar para o ranking mundial, após um ano e meio de jejum. Luiza ganhou 160 posições no ranking, o que deixou ainda mais confiante.

“Cheguei a estar em terceiro lugar antes de fazer um quádruplo bogey e duplo bogey seguidos no segundo dia” conta Luiza. “E na volta final vinha par de campo, mas fechei o torneio com um 9 no par 5”, lamenta a brasileira. “Foram três buracos que me tirar da competição e se não fossem eles, eu estaria entre as Top 5”.

Inclusão – Com o slogan “Inspiring The Future of Golf”, o Scandinavian Mixed, o primeiro torneio profissional oficial com homens e mulheres competindo juntos pretende acelerar as mudanças em uma tradição de mais de 500 anos, ajudando a evolução para se tornar o esporte que é hoje, um esporte que ignora as diferenças culturais, geográficas e de idade. “Na Suécia, um país na vanguarda da inovação e igualdade onde o golfe se tornou um esporte para todos, estamos apresentando um evento que abrirá novos caminhos”, diz a organização.

“O Henrik e eu olhamos para o golfe da mesma maneira”, diz Annika. “Ambos queremos inspirar a próxima geração e também fazer o golfe crescer na Europa”, ressalta a futura presidente da Federação Internacional de Golfe (IGF). Henrik e eu olhamos para o golfe da mesma maneira e ambos queremos inspirar a próxima geração e também fazer o golfe crescer no mundo”, conta. “Através da ‘Fundação Annika’, tenho a missão de fazer o golfe crescer entre as meninas”, diz. “Minha esperança é que muitas meninas sigam a Scandinavian Mixed e se sintam confiantes de que um dia também poderão participar desse tipo de competição”.

Exemplo – A competição também reforça o trabalho da ‘Fundação Henrik Stenson’, que trabalha para fazer o esporte crescer por meio de atividades para meninos e meninas. “Acredito que o Scandinavian Mixed pode ser um bom exemplo de inclusão, por inspirar meninas e meninos para o golfe, e espero que vejamos mais eventos deste tipo em todo o mundo no futuro”, diz Stenson.

O torneio estava previsto para estrear em 2020, mas devido à pandemia foi cancelado e passa a ser disputado anualmente a partir de agora.

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados