Masters 2016: Spieth assombra adversários com volta de seis abaixo, sem bogey. Veja vídeo

08/04/2016

Número 2 do mundo lidera por duas, depois de não cometer erros num dia dificílimo em Augusta

 

Spieth comemora: volta excepcional para estabelecer alguns recordes, quebrar outros e fazer com que a ausência de Tiger Woods não fosse tão lamentada

por Ricardo Fonseca

Desde Jack Nicklaus, que tinha três de vantagem após 18 buracos, em 1966, e venceu, um campeão do Masters não estreava na liderança em sua defesa do título no ano seguinte. Pois Jordan Spieth, o número 2 do mundo, não apenas fez isso, como jogou 66, seis abaixo do par, numa volta onde errou apenas duas tacadas e não fez bogey, para abrir duas de vantagem sobre os adversários, num dia onde houve mais voltas na casa das 80 tacadas (nove) do que abaixo de 70 (oito).

A assustadora previsão de ventos de até 70 km/h, que tornaria o jogo inviável não aconteceu, mas o vento foi forte, entre 25 km/h e 32 km/h, com rajadas de até 50 km/h que atingiam sobretudo as partes mais altas do campo. Muito buracos são defendidos do vento pela topografia, o que não permite ter noção exata da dificuldade pela televisão. Entre os que jogaram 80 estão Rickie Fowler, número 56 do mundo, que fez três birdies, mas também três triplo bogeys, e Ernie Els, que fez nove no buraco 1, um quíntuplo bogey, ao dar cinco putts de menos de três metros.

Yips – O placar mostrou um 10, a princípio, para Els, mas depois o resultado foi corrigido para 9. Tanto faz. Ele nunca havia feito isso em 5.976 buracos jogados anteriormente em majors. Els tem Yips – ele próprio confirmou isso – o tremor involuntário da mãos que já fez muito jogador abandonar a carreira por não conseguir tocar os putts curtos. Desesperador.

Spieth, que venceu o Masters de 2015 de ponta a ponta, com 18 abaixo, tem agora cinco voltas consecutivas na liderança, algo que só Arnold Palmer conseguiu superar, com seis voltas líder entre 1960 e 1961, mas não isolado em primeiro, como Spieth conseguiu e pode ampliar para seis hoje. Em suas nove primeiras voltas profissionais no Masters, Spieth jogou oito delas abaixo do par e soma 29 abaixo. Tiger Woods em suas primeiras nove votas em Augusta jogou seis abaixo do par e somou 21 abaixo.

Recordes – Spieth é o primeiro jogador da história a conseguir liderar sozinho cinco voltas do Masters consecutivas. Nos últimos 30 anos, quem liderou mais voltas em Augusta, sozinho ou não, foi Tiger, com nove. Fred Couples e Phil Mickelson têm seis cada. Spieth cinco. Outro dado impressionante sobre Spieth é que ele venceu, em 2015, com média de 1,59 putts por green acertado, a menor dos últimos 30 anos. Nesta quinta-feira sua média foi de 1,58 putts por green acertado.

Apenas vinte dos 89 jogadores do Masters estrearam abaixo do par. Mas se formos levar em conta as estatísticas, nos últimos dez anosos campeões em Augusta estavam até a quatro tacadas do líder e entre os Top 10 após os primeiros 18 buracos, e há apenas 12 jogadores nessas condições, entre eles Rory McIlroy, que começou devagar, chegou a quatro abaixo e voltou a dois abaixo, 70, com dois bogeys nos três buracos finais. Rory foi premiado para sair no último grupo de quinta-feira e foi um dos que mais sofreu com o vento que foi ficando pior a cada hora.

Destaques – O neozelandês Danny Lee e o escocês Shane Lowry são os vice-líderes com 86, quatro abaixo. Em quarto, com 69, três abaixo, vêm os ingleses Paul Casey, Justin Ian e Poulter Rose, o dinamarquês Soren Kjeldsen e o espanhol Sergio Garcia. Empatados com Rory, com duas abaixo, estão o inglês Danny Willett e os americanos Billy Horschel e Scott Piercy. O argentino Emiliano Grillo é um dos oito empatados em 13º, com 71 (-1).

Henrik Stenson jogou 72, o par do campo e vem em 21º. Ele divide o posto com Jason Day, o número 1 do mundo, que jogou cinco abaixo de ida, com um eagle no 2, mas depois fez cinco acima de volta, com apenas mais um birdie e um triplo bogey no 16, de par 3. Phil Mickelson também estreou no par. Dustin Johnson jogou 73 (+1). Adam Scott foi outro favorito a jogar mal, 76 (+4), com seis bogeys.

Orgulho sênior – Tom Watson, em 43º, com 74 (+2) está duas acima da linha de corte (+4) e pode se tornar o mais velho jogador, aos 66 anos, a passar o corte em Augusta. O recorde pertence a Tommy Aaron, que aos 63 foi às finais em 2000.

Para ver os melhores momentos da rodada e outros vídeos, clique aqui (site do Masters)

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados