Masters: Bubba faz cinco birdies seguidos para liderar por três

12/04/2014


Phil não passa corte e este será o primeiro fim de semana sem ele ou Tiger, em 20 anos


Bubba: cinco birdies consecutivos para abrir três de vantagem em busca de seu segundo major do golfe
Bubba: cinco birdies consecutivos para abrir três de vantagem em busca de seu segundo major do golfe

Uma impressionante sequência de cinco birdies, do buraco 12 ao 16, deu a Bubba Watson uma volta de 68 tacadas, a liderança isolada do Masters e a chance de estar presente na cerimônia de entrega da jaqueta verde, símbolo do campeão em Augusta, pela terceira vez em três anos. Bubba, campeão em 2012 num memorável playoff contra o argentino Angel Cabrera, que desta vez ficou longe de passar o corte, somara agora 137 (69-68) tacadas, sete abaixo do par, para começar o final de semana três à frente dos adversários, no mais novo mas talvez mais importante torneio do Grand Slam do golfe profissional.

O australiano John Senden, que também jogou 68 nesta sexta, vem sozinho em segundo, com quatro abaixo, e será o parceiro de Bubba na primeira vez que ele lidera o Masters. O dinamarquês Thomas Bjorn, que também jogou 68 para igualar a melhor volta do dia e do torneio, vem em terceiro, com três abaixo, empatado com três jogadores, incluindo o sueco Jonas Blixt, que saiu a seu lado.

Olho neles – Mas talvez o melhor grupo do dia para se acompanhar seja o antepenúltimo, que vai reunir os outros dois empatados em terceiro, a quatro tacadas do líder: o australiano Adam Scott, que tenta se tornar o quarto jogador da história a defender com sucesso seu título em Augusta (os outros bicampeões do Masters foram Jack Nicklaus, Nick Faldo e Tiger Woods), e o americano Jordan Spieth, de 20 anos, um dos quatro jogadores em campo com duas voltas abaixo do par, ao lado de Bubba, Blixt e do veterano Fred Couples, de 54 anos, que fez duas voltas de 71 para empatar em sétimo, com duas abaixo.

Couples, campeão do Masters de 1992, não foi o único sênior a passar o corte este ano. Ele vai jogar no final de semana em companhia de três campeões dos anos 80 em Augusta: o alemão Bernhard Langer, vencedor em 1985; Larry Mize, que embocou de fora no segundo buraco do desempate para levar o título de 1987; e o escocês Sandy Lyle, campeão de 1988. Langer, de 56 anos, e Mize, de 55, passaram o corte com alguma facilidade, com duas acima do par.

Seniores – Já Lyle, de 56, passou raspando, com quatro acima, e vai jogar ao lado de quinto e último sênior garantido no final de semana: o espanhol Miguel Angel Jimenez, que completou 50 anos dia 5 de janeiro e vai estrear no Champions Tour na próxima semana, no Greater Gwinnett Championship, no TPC Sugarloaf, em Atlanta, distante apenas duas horas e meia de carro. Couples, Langer, Mize, Lyle e Jimenez jogam a partir de sexta, em Atlanta, ao lado de Ben Crenshaw e Mark O`Meara, que também estavam em Augusta, mas não passaram o corte.

Couples divide o sétimo lugar com Jimmy Walker, ganhador de três torneios da temporada e líder da FedexCup, e com Jim Furyk. A seguir com uma abaixo, empatados em décimo lugar estão os americanos Kevin Streelman, Russell Henley e Kevin Stadler, o galês Jamie Donaldson e o escocês Stephen Gallacher. Bill Haas, que era o líder da véspera, com 68, fez o Amen Corner (11 ao 13) em quatro acima, jogou 78 e está com duas acima, nove longe do nono líder.

Corte – Rory McIlroy fez dois duplos bogeys em sua volta de sexta e teve que garantir o par no 18 com um putt de dois metros para jogar 77, somar quatro acima e ser o último dos 51 jogadores a passar o corte. Sete jogadores passaram o corte raspando, em 46º, com quatro acima, incluindo Darren Clarke e Jason Day. Pela regras do Masters até 2012, que limitava o corte a 44 jogadores, eles teriam ido para casa mais cedo. A regra de corte mudou em 2013, ampliando para os 50 primeiros e empatados os com direito a jogar no final de semana (além de todos a até dez tacadas do líder, no caso três acima).

Já Phil Mickelson, três vezes campeão do Masters e atual campeão do British Open, não teve a mesma sorte. Depois de estrear com 76, na linha de corte, ele jogou 73 e ficou fora por uma. Com isso, pela primeira vez desde 1994 o Masters não terá os dois queridos da torcida americano em campo: nem Phil nem Tiger Woods, que passou por uma cirurgia para corrigir uma hérnia de disco e só deve voltar jogar em dois ou três meses.

Ausências – Jason Dufner, campeão do PGA Championship, é mais um atual detentor de major for a das finais. Luke Donald, Sergio Garcia, Ernie Els, Victor Dubuisson e Charl Schwartzel estão entre os que perderam o corte por apenas uma tacada, ao lado do amador inglês Matthew Fitzpatrick, de 19 anos. Com isso, o amador Oliver Goss, que jogou 76 e 71 e passou o corte com uma de folga, com três acima, já garantiu sua presença na cerimônia de entrega de prêmios do Masters, neste domingo, quando vai receber a medalha de prata por ser o melhor amador do ano. Também estão fora da final Harris English, Graeme McDowell, Dustin Johnson e Patrick Reed, que se autodeclarou um dos cinco melhores do mundo, numa lista de seis…

A ausência de Tiger Woods – e com Phil jogando mal – derrubou a audiência do Masters. Segundo a ESPN dos EUA, a rodada de quinta tee rating de 1,5, com 2 milhões de pessoas na audiência. No ano passado o rating foi de 2,0, com 2,8 milhões de pessoas assistindo a rodada de abertura.

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados