Masters: Garcia e Leishman lideram em Augusta, com seis abaixo

12/04/2013


Woods é o 13º, com duas abaixo. McIlroy o 33º, no par do campo. Corte está em +4


Garcia: seis birdies e nenhum bogey para liderar o Masters e fazer as pazes com os majors do golfe
Garcia: seis birdies e nenhum bogey para liderar o Masters e fazer as pazes com os majors do golfe

O espanhol Sergio Garcia fez seis birdies, numa volta sem bogeys, para jogar 66 e ser um dos líderes do Masters, ao lado do australiano Marc Leishman, num dia onde os greens macios permitiram resultados baixos e 32 voltas abaixo do par. Tiger Woods, o número 1 do ranking mundial de golfe, jogou 70 (-2) para empatar em 13º, enquanto Rory McIlroy ficava apenas no par do campo, em 33º lugar. Os número 1 e 2 do ranking mundial de golfe sofreram em cima dos greens: Woods deu 30 putts; McIlroy 32.

Masters: assista os seis canais oficiais no iPhone ou iPad e veja Garcia ao vivo nesta sexta. Veja também com ver os vídeos do site oficial no PC e no Mac.

O americano Dustin Johnson fez bogey no 17 para terminar sozinho em terceiro, com cinco abaixo, seguido por seis jogadores com quatro abaixo: os americanos Rickie Fowler, Matt Kuchar e Fred Couples, de 53 anos, campeão de 1992; o australiano Trevor Immelman, campeão de 2008; o espanhol Gonzalo Fernandez-Castano; e o inglês David Lynn. Vinte e um dos 30 melhores do mundo – incluindo Woods e McIlroy – estão até seis tacadas atrás dos líderes. Onze campeões de majors terminaram abaixo do par.

Bom o bastante – Esta é a primeira vez que Garcia, de 33 anos, lidera um major desde o British Open de 2007, quando esteve na frente os quatro dias, mas perdeu no playoff para Padraig Harrington, em Carnoustie. O espanhol, que foi vice-campeão do PGA Championship de 1999, quando tinha 19 anos, já terminou 15 vezes ente os Top 10, em majors, mas, insatisfeito com seu 12º lugar no Masters de 2012, disparou: “Eu não sou bom o suficiente; após 13 anos cheguei à conclusão que eu posso apenas jogar para ser segundo ou terceiro num major”.

Leishman, de 29 anos, tem como maior feito nos EUA uma volta de 62 tacadas no Travelers Championship de 2012. Mas nesta quinta, depois de abrir o Masters com um bogey, ele fez dez pares e sete birdies, incluindo uma série de quatro consecutivos, do buraco 13 ao 16, o último deles com um putt de 15 metros. “Tive que bater uma bomba”, diz Leishman. “Não sei qual era a distância exata, mas a bola e o buraco estavam em CEPs diferentes”.

Tiger – Woods, que jogou sua primeira volta de golfe acompanhado pela namorada, a campeã olímpico de esqui alpino Lindsey Vonn, teve um dia sólido, mas errou muito sobre os greens. Woods, que tenta vencer o Masters pela quinta vez, mas a primeira desde 2005, novamente não conseguiu quebrar as 70 tacadas na estreia. Mas em suas três primeiras vitórias em Augusta, em 1997, 2001 e 2002, ele também jogou 70 na volta de abertura. Na última, em 2005, foi ainda pior, começando com um 74, antes de terminar com 12 abaixo e superar Chris DiMarco no playoff.

McIlroy, que vem de um vice-campeonato nos EUA, começou jogando bem e estava com duas abaixo após nove buracos, com birdies no 2 e no 6, bogey no 7 e birdie no 9. Seu problema foi a segunda metade do campo, onde deu três putts no 10, e fez novo bogey no 12 ao errar de menos de um metro. McIlroy conseguiu fazer birdies no 13 e no 15, de pares 5, mas também fez bogeys no 14 e 17, errando sua tacadas de aproximação do meio da raia.

Couples – Entre os seis jogadores empatados em quarto com quatro abaixo, a duas tacadas dos líderes, está Couples, que não termina fora dos 15 primeiros desde que completou 50 anos e jogou suas últimas 13 voltas em Augusta em 19 abaixo do par. Esse é o seu 29º Masters. Nos anteriores, venceu um, terminou cinco vezes entre os Top 5 e onze entre os Top 10. “Eu sei por onde errar e aonde não errar nesse campo”, resumiu Couples.

Outra atração do dia foi o chinesinho Guan Tianlang, de 14 anos, o mais jovem jogador da história do Masters e de todos os majors. Ele jogou duas acima de ida e uma abaixo de volta, para empatar em 46º e ser o único dos seis amadores em campo dentro da linha inicial de corte: os 50 primeiros e empatados (mas todos os jogadores até dez tacadas atrás do líder, também jogarão no final de semana).

Ao vivo –
Muitos favoritos e notáveis começaram a dar adeus ao Masters nesta quinta. Bubba Watson, que defende o título, jogou 75. Nick Watney e Padraig Harrington marcaram 78. A ESPN transmite o jogo das 16 horas às 20h30, ao vivo e com exclusividade para o Brasil. O site oficial do Masters tem seis canais de vídeo ao vivo. Clique e veja como assistir .

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados