Masters: Tiger falha no final e Jason Day é líder isolado, com seis abaixo

13/04/2013


Woods vem três atrás e McIlroy quatro. Chinês de 14 anos é penalizado, mas passa corte


Joazon Day lidera o Masters de golfe, depois de ser vice em 2011 e abandonar em 2012, contundido
Joazon Day lidera o Masters de golfe, depois de ser vice em 2011 e abandonar em 2012, contundido

Tiger Woods embocou dois putts muito longos na primeira metade do campo, para chegar a três abaixo no dia e cinco abaixo no total e ser um dos líderes durante a segunda rodada do Masters, nesta sexta-feira, no Augusta National GC, na Geórgia. Mas o número 2 do mundo errou muito na segunda metade do campo, jogou 71, caiu para o sétimo lugar, com três abaixo, e viu o jovem australiano Jason Day, de 25 anos, vice-campeão do Masters em 2011, fazer seis birdies para jogar 68 (-4), somar seis abaixo do par e chegar ao final de semana como líder isolado do primeiro major da temporada do golfe profissional masculino.

O espanhol Sérgio Garcia, um dos líder da véspera, com seis abaixo, jogou três bolas na água, fez quatro bogey e nenhum birdie para cair para o 14º lugar, com duas abaixo no total, empatado com mais cinco jogadores. Com o placar do líder andando de lado, o corte para os 50 primeiros e empatados, que seria de três acima, foi para quatro acima, já que todos até dez tacadas atrás do primeiro colocado também se classificam. Isso colocou mais sete jogadores na final, incluindo o amador chinês Tianlang Guan, de 14 anos, que vinha com três acima no total até receber uma tacada de penalidade por jogo lento, no buraco 17.

Tiger – Woods, que venceu o ultimo de seus 14 majors em 2008, vinha três abaixo e
empatou em primeiros quando Leishman fez bogey no 14. Todos contavam
com birdies de Woods no 13 e no 15, os dois pares cinco da segunda
volta, que vinham entre os buracos mais fáceis do campo. Mas Woods errou
o driver em ambos, teve que colocar a bola com a segunda e só ir para o
green com a terceira.

 No 13, Woods errou um putt de três
metros para birdie, e no 15 acertou a bandeira com um approach que teria
sido perfeito, se não tivesse ricocheteado e ido parar dentro do lago.
Marrento como é, Woods não dropou atrás da linha amarela do hazard
frontal, mais perto, optando por repetir a jogada. Desta vez não acertou
a bandeira e deixou a bola dada para fazer um bom bogey. Mas fechou a
volta com três putts no 18. Woods jogou cinco abaixo na primeira metade
do campo, nesses dois dias, mas vem duas acima nos nove buracos finais.

McIlroy – Rory McIlroy, no número dois do mundo, que pode voltar a ser o número 1 se terminar até o terceiro lugar, à frente de Woods, jogou o par de campo na estreia e duas acima nos três primeiros buracos, jogados durante a chuva que caiu no começo da manhã e depois parou. O norte-irlandês de 23 anos reagiu com um eagle, três birdies e apenas mais um bogey, para jogar duas abaixo no dia e subir 20 posições, para o 14º lugar.

O australiano Marc Leishman, o outro líder da véspera, jogou 73, a única volta acima do par entre os dez primeiros colocados, e caiu para o segundo lugar, com cinco acima do par. Nenhum australiano venceu o Masters até hoje e agora há dois entre os três primeiros, dispostos a mudar essa sina. Leishman divide a segunda posição com Fred Couples, de 53 anos, que jogou 71 e deixou o campo afirmando que, se vencer o Masters, se aposenta.

Destaques – Dustin Johnson foi o único jogador a chegar a sete abaixo durante o Masters deste ano, mas jogou os cinco buracos finais com seis acima, com dois duplos bogeys e dois bogeys. O argentino Angel Cabrera, campeão de 2009, foi o melhor nos nove buracos finais, com 31 tacadas, cinco abaixo feitos nos seis buracos finais. Jogou 69 para empatar em quarto, com quatro abaixo, ao lado de Brendt Snedeker (70) e Jim Furyk (71).

Adam Scott (72), empatado em sétimo, com três abaixo, é mais um australiano com chances de vencer o torneio. Além de Woods, ele divide a posição com os ingleses Lee Westwood (71), David Lynn (73) e Justin Rose (71), o coreano K.J. Choi (71), e Jason Dufner. Empatados com McIlroy e Garcia, uma tacada atrás, estão o australiano John Senden (70), o sul-africano Charl Schwartzel (71), o alemão Bernhard Langer (71) e o espanhol Gonzalo Fernandes-Castaño (74).

Penalidade – A volta de quinta-feira levou cinco horas e meia. A
de sexta chegou a quase seis horas. Mas os árbitros do Masters só
encontraram um culpado por isso, o chinesinho Guan, único jogador a ser
penalizado por jogo lento na história do PGA Tour nos últimos 16 anos.
Como ele batia mais curto no grupo, era sempre o primeiro a jogar e foi
penalizado por duas vezes exceder o limite de 40 segundos para a tacada.
Houve muitos protestos dos jogadores e do público, mas John Paramor,
árbitro chefe do Tour Europeu, foi implacável com ele.

Com a chuva da manhã, o vento da tarde e as posições de bandeiras mais difíceis do que na estreia, apenas 26 jogadores terminaram os primeiros 36 buracos do Masters abaixo do par. No total 61 passaram o corte. O último deles foi Bubba Watson, campeão de 2012, que somou exatos quatro acima e vai jogar no primeiro grupo deste sábado, tendo como marcador um sócio de Augusta.

Horários – Bubba começa sua volta às 10h25 pelo horário brasileiro. Tiger sai às 14h45, seis grupos antes do pelotão, formado por Fred Couples e Jason Day, que começa às 15h45, sempre pelo horário de Brasília (a Geórgia está uma hora atrás).

Entre os que não passaram o corte está o sul-africano Louis Oosthuizen, que perdeu o playoff para Bubba, em 2012; o campeão do US Open Webb Simpson; o campeão do US Open de 2010, o norte-irlandês Graeme McDowell; o irlandês Padraig Harrington, campeão de três majors; o inglês Ian Poulter; e o escocês Martin Laird.

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados