Masters/Especial: Fred Couples e Jason Dufner lideram

07/04/2012


McIlroy e Westwood, uma atrás, batalham para voltar a ser o nº 1. Tiger passa o corte


Couples: liderando em Augusta para tentar se tornar, aos 52 anos, o mais velho campeão de um major
   Couples: liderando em Augusta para tentar se tornar, aos 52 anos, o mais velho campeão de um major


VÍDEOS da segunda rodada do Masters

Tiger Woods perde o swing e a cabeça

Melhores jogadas do segundo dia em Augusta


Melhores jogadas do Amen Corner (11 a 13)


Melhores jogadas dos buracos 15 e 16
 



por: Ricardo Fonseca

Vinte anos depois de ter vestido a jaqueta verde pela primeira vez, na conquista de seu único major, o veterano Fred Couples, de 52 anos, deixou as dores nas costas, que o atormentam há anos, para trás, jogou 67, cinco abaixo e assumiu a liderança do Masters numa sexta-feira cheia de surpresas no campo do Augusta National. Jason Dufner, de 35 anos, que parecia ter perdido a chance da vida de vencer um major (e seu primeiro torneio do PGA Tour) ao perder o playoff do PGA Championship de 2011 para Keegan Bradley, jogou 70, para empatar com Couples em primeiro, com cinco abaixo no total.

Couples é o jogador mais velho a liderar o Masters após 36 buracos, superando Lee Trevino que fez o mesmo aos 49 anos, em 1989. Jack Nicklaus é o mais velho campeão do Masters, com 46 anos, quando conquistou sua sexta jaqueta verde, em 1986, enquanto Julius Boros, que venceu seu terceiro e último major no PGA Championship de 1968, aos 48 anos, é o mais velhos campeão de todos os majors.

Tropa de choque – As costas de Couples e a falta de familiaridade de Dufner com a vitória podem ser seus principais adversários na rodada deste sábado, mas é no grupo logo atrás que mora o maior perigo para os líderes. Lá, empatados com quatro abaixo, estão o norte-irlandês Rory McIlroy, o número 2 do mundo, que renasceu com um 69 nesta sexta, e o inglês Lee Westwood, terceiro do ranking mundial de golfe, que perdeu a liderança ao jogar 73. Westwood vinha com seis abaixo no total após um birdie no 15, mas entregou duas tacadas com um duplo bogey no 18. Dufner também liderava com seis abaixo antes de fechar a volta com um bogey.

Sobretudo agora que o inglês Luke Donald, o nº 1 do mundo, está oito tacadas atrás deles, Rory e Westwood travam uma batalha pessoal para reassumir a liderança do ranking mundial, que já foi deles em tempos recentes. A vantagem é de Rory, que nem precisa vencer para buscar a pequena diferença que o separa de Donald. Mas Westwood também pode chegar lá com uma vitória, que seria o seu primeiro major. Rory já tem o dele, o US Open de 2011, depois de ter jogado fora a liderança e o título do último Masters ao jogar 43 nos nove buracos finais de Augusta.

Destaques – O grupo de vice-líderes inclui ainda o espanhol Sergio Garcia, que jogou 68 para começar a sonhar com seu primeiro major; o sul-africano Louis Oosthuizen (72), que já venceu seu major no British Open de 2010, mas desde então não fez mais nada de destaque, e Bubba Watson (71), o canhoto de drives descomunais que é um sério contendor num campo onde se pode chegar com duas tacadas nos quatro pares cinco, embora ele só esteja duas abaixo na soma desses buracos até agora.

Tiger Woods jogou duas abaixo nos três primeiros buracos, mas depois o swing o abandonou. Fez cinco bogeys até o final para jogar 75, com um show de grosserias. No dia anterior, foram os drives que o deixaram na mão. Nesta sexta, Woods passou a errar também as segundas tacadas, acertou apenas dois greens na segunda metade do campo e sua jogada mais comentada do dia foram as 15 jardas que conseguiu com um ferro nove que ele chutou para longe depois de errar o tiro no buracos 16, de par 3. Deve ser para poupar as mulheres de cenas como essas que elas não são aceitas como sócias em Augusta.

Penalidade – Nos dois dias, Tiger fez apenas um birdie nos pares 5, nenhum nesta sexta-feira. Nas 67 voltas anteriores que jogou em Augusta, Tiger só havia deixado passar os quatro pares cinco em branco duas vezes. Outra curiosidade: no 13, o terceiro dos pares cinco, depois de ir para o meio do mato, Woods tentou sair de hook, mas a bola acabou enfiada num barranco. Pela terceira vez na semana ele teve que pagar uma de penalidade.

Enquanto Tiger dava seus “pitis” para passar o corte por duas, empatado em 40º lugar, com três acima, Phil Mickelson voltava ao jogo ao marcar 68 e chegar ao final de semana empatado em 11º, com duas abaixo no total. Luke Donald foi ouro que flertou com o corte, mas jogou 73 e se classificou para o final de semana como quatro acima no total.

Corte – No final, 63 jogadores passaram o corte, com cinco acima ou menos. Paul Casey (+7), Jose Maria Olazabal (+7), Tom Watson (+7), Mike Weir (+7), K.J. Choi (+9), Darren Clarke (+10), Ian Woosnam (+10), Simon Dyson (+11), Álvaro Quirós (+11) e Sandy Lyle (+20) estão entre os que foram para casa mais cedo. O australiano Jason Day, vice-campeão de 2011, abandonou o torneio contundido. McIlroy e Westwood são os únicos entre os dez primeiros do ranking mundial de golfe entre os 26 no topo do placar.

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados