Masters/Especial: Hanson lidera, mas é Mickelson o homem a ser batido

08/04/2012


Eles jogam juntos pela terceira vez na semana; há sete jogadores até cinco tacadas atrás


   Hanson:  jaqueta verde e medlaha de ouro olímpica antes de se aposentar do golfe aos 28 anos
   Hanson:  jaqueta verde e medlaha de ouro olímpica antes de se aposentar do golfe aos 28 anos


VÍDEOS do terceiro dia – sábado – do Masters

Veja o compacto de 9 minutos com os principais momentos de sábado

Veja a entrevista com Peter Hanson

Veja a entrevista com Phil Mickelson


Veja a entrevista com Tiger Woods


Leia também: Tiger pede desculpas por mal comportamento

por: Ricardo Fonseca

O sueco Peter Hanson fez oito birdies para jogar 65, sete abaixo, a melhor volta da semana no Augusta National, para assumir a liderança isolada do Masters e traçar seus planos até o final da carreira no golfe: conquistar a jaqueta verde nesta sua segunda tentativa – na primeira não passou o corte -, representar a Suécia na volta do golfe aos Jogos Olímpicos, no Rio de Janeiro, conquistar a medalha de ouro e se aposentar. Isso mesmo, deixar o golfe aos 38 anos para voltar a morar em     Trelleborg, cidade mais meridional (ao Sul) da Suécia, com menos de 30 mil habitantes e se dedicar aos amigos, caça e pesca.

Não é muito para quem tem 14 anos de carreira e dez vitórias, sendo apenas quatro no Tour Europeu, nenhuma no PGA Tour, onde estreou este ano, com o status de “membro temporário”, após chegar às quartas-de-final do Accenture. Os dois títulos que ganhou em 2010 no Tour Europeu e oito colocações entre os dez primeiros nos últimos 16 torneios, dos dois lados do Atlântico, incluindo um quarto no Cadillac, bastaram para Hanson permanecer entre os 50 melhores do mundo nos últimos dois anos e chegar a Augusta voando abaixo do radar, como número 25 do ranking mundial de golfe.

Mickelson – Hanson joga a volta final ao lado de Phil Mickelson, que aos 41 anos não pensa em se aposentar. Ele já venceu quatro majors, sendo três Masters e vestiu a jaqueta verde por duas vezes (2006 e 2010) depois de Tiger Woods ter saído vitorioso em Augusta pela quarta e última vez (2005). Já venceu uma vez este ano, foi vice-campeão em outro torneio, mas é apenas o sexto americano do ranking mundial de golfe, em 16º lugar. Mas depois de fazer um eagle e quatro birdies, jogar 30 na segunda metade do campo neste sábado e se colocar no pelotão da volta final pela quarta vez nos últimos nove anos, Mickelson levantou a torcida, a audiência e passou a ser o homem a ser batido neste domingo.

Mickelson e Hanson jogaram juntos nas duas primeiras rodadas. Na quinta, Hanson venceu por 68 a 74. Na sexta os resultados se inverteram. Sábado, separados, fizeram os dois melhores resultados do torneio – 65 e 66 – com Hanson vencendo mais uma vez. Mesmo assim, o sueco disse que passou os dois primeiros dias aprendendo a jogar em Augusta com Mickelson, entendendo onde e quando arriscar e por que lado se permitir errar. Até agora foi um aluno exemplar. Resta saber se Mickelson, macaco velho que é, ensinou-lhe também o pulo do gato.

Destaques – Mas a volta final de Augusta está longe de seu um duelo entre os dois jogadores do pelotão. Sábado houve oito jogadores diferentes na liderança e quase todos estão prontos para dar o bote. Os cinco primeiros colocados estão separados de uma em uma tacada, Hanson com nove abaixo. Há mais quatro empatados em sexto, com quatro abaixo. E isso num campo onde os dois jogadores do pelotão já fizeram voltas de 74 tacadas.

No penúltimo grupo do dia estão o sul-africano Louis Oosthuizen, campeão do British Open de 2010, com sete abaixo, duas tacadas atrás do líder, e o americano Bubba Watson, com seis abaixo. Oosthuizen nunca jogou acima do par; Bubba é um dos três únicos em campo que jogaram toda a semana abaixo do par. Um jogador que não encolhe o braço nunca, bate longe como ninguém e fez birdies na metade dos pares cinco que jogou, três dos quatro neste sábado.

Ranking mundial  – Mais uma grupo à frente, o antepenúltimo a ir a campo, estão o americano Matt Kuchar, outro dos que quebrou o par todos os dias paras somar cinco abaixo, e o inglês Lee Westwood, número 3 do ranking mundial de golfe e melhor jogador ainda sem títulos de majors. Westwood, que abre a lista dos empatados em sexto com quatro abaixo, tem outra motivação: o título pode ainda recolocá-lo no posto de número 1 do mundo, agora que o inglês Luke Donald, o líder, e o norte-irlandês Rory McIlroy, sucumbiram aos mistérios de Augusta mais uma vez.

Rory, que entrou o título do Masters, em 2011, ao jogar 43 de volta no domingo, desta vez começou o sábado a uma tacada da liderança e jogou 42 de ida. Dez tacadas atrás do líder, o título está fora de cogitação, mas ele pode terminar a semana novamente no posto de número 1 do mundo, agora que Donald está bem pior do que ele. A diferença entre ambos é apenas de 0,11 ponto de média. As posições com que começam a volta final – Rory em 27º e Donald em 52º – já bastariam para a troca acontecer.

Viradas – Na turma dos quatro abaixo – cinco atrás do líder – estão ainda o irlandês Padraig Harrington, campeão de três majors; o sueco Henrik Stenson, o terceiro e último a jogar todas as rodadas abaixo do par esta semana; e o americano Hunter Mahan, o único com duas vitórias no PGA Tour em 2012. Até o escocês Paul Lawrie, sozinho em décimo com três abaixo, já venceu seu major.

O sul-africano Charl Schwartzel perdia por quatro tacadas antes de virar o jogo e vencer o Masters em 2011. Já houve até quem começasse a rodada final perdendo por oito e saísse com a jaqueta verde, como fez Jack Burke, em 1956. Mas ninguém jamais começou a volta final perdendo por 12 e chegou perto do título, como pretende Tiger Woods, neste domingo. Empatado em 38º lugar, com três acima, ele é um dos dois únicos entre os 40 primeiros colocados que não quebrou o par do campo nenhum vez esta semana. O outro é inglês Justin Rose, 27º e mais regular em campo, com três voltas de 72.

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados