Masters/Especial: muito além da jaqueta verde

02/04/2012


Campeão de Augusta recebe troféu e medalha de ouro. E há ainda muito mais prêmios


   Troféu do Masters: prêmio para o campeão, além da jaqueta verde e da medalha de ouro maciço
   Troféu do Masters: prêmio para o campeão, além da jaqueta verde e da medalha de ouro maciço

Todo mundo sabe que a maior honraria do campeão do Masters é receber a jaqueta verde, símbolo dos sócios do Augusta National, sede do torneio, das mãos de seu antecessor, ou do presidente do clube, nas raras vezes em que se repete o campeão (só Jack Nicklaus, Nick Faldo e Tiger Woods conseguiram isso até agora, uma vez cada). Mas o que pouca gente sabe é que o campeão do Masters também recebe um troféu de prata e uma medalha de ouro pelo seu feito.

O troféu do Masters, que fica guardado na sede do clube, foi criado em 1961. Feito na Inglaterra ele foi construído com 900 peças de prata que criam uma réplica em três dimensões da sede do Augusta National. O troféu fica sobre uma base circular aonde estão gravados os nomes de todos os campeões e vice-campeões do torneio. Desde 1993, o troféu original não sai mais do clube, com o campeão recebendo uma réplica para levar para casa. Apesar de seu valor, é o troféu que menos impressiona dos quatro majors (foto).

Medalhas – O campeão do Masters também recebe uma medalha de ouro com 7,62 cm de diâmetro e 65,2 gramas de ouro, cuja face retrata o Círculo dos Fundadores, como é conhecida a praça redonda que fica entre a  Magnolia Lane, a alameda de magnólias, na entrada principal do clube, e a sede de Augusta. Esta praça é o local predileto dos visitantes para fotos. Lá uma bandeira do Masters fica hasteada sobre placas em homenagem a Clifford Roberts e Bobby Jones, os fundadores.

E no Masters o vice-campeão é valorizado. O segundo colocado do torneio tem seu nome gravado no troféu oficial, junto com o do campeão, e ainda recebe uma bandeja de prata, retangular, e uma medalha de prata, do mesmo tamanho e com desenho semelhante à medalha de ouro do campeão.

Amadores – O melhor amador do Masters também é homenageado – desde que passe o corte – sendo entrevistado ao vivo na abertura da cerimônia final e, desde 1952, recebe um troféu de prata por seu feito. O vice-campeão amador, se houver outro que passou o corte, ganha, desde 1954, uma medalha de prata igual ao do vice-campeão geral.

Mas não é só! Há ainda vários prêmios como um vaso de cristal para quem fizer o melhor resultado de cada dia, um grande vaso de cristal para quem fizer hole-in-one e copos de cristal para quem fizer eagles. Desde 1967, quando Bruce Devlin fez o segundo albatroz da história do Masters, no buraco 8 – Gene Sarazen já havia feito um no 15, em1935 – quem repetir o feito vai receber um grande vaso de cristal igual ao dado nos holes-in-one.

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados