Melhores de 2024: Torneio festivo encerrou temporada de sucesso da FPGolfe, no Portofino

16/12/2024

Os 71º eventos do ano movimentaram quase 1 mil golfistas em 25 Abertos e 11 torneios do WAGR

Igor (#3), Negrini (#2) e Herik (#1), os três melhores jogadores scratches da temporada paulista de 2024, ao lado de Amir Oliveira (esq.) e Ademir Mazon e João Luiz Potenza (dir.) Fotos: Thais Pastor/F2 Assessoria

Os números falam por si só. A Federação Paulista de Golfe (FPGolfe) encerrou a temporada de 2024 com 71 eventos oficiais realizados, incluindo o recorde de 25 Abertos de clubes e 11 competições válidas para o Ranking Mundial Amador de Golfe (WAGR), entre as quais competições masculinas, femininas e juvenis, e um total de 53 clubes filiados, podendo ainda chegar a 54 até o final do ano. Esses 25 Abertos tiveram a participação de 948 golfistas, sendo 796 homens e 152 mulheres, que competiram em ao menos um deles.

Veja álbum completo de fotos

Um dos novos clubes a aderir à FPGolfe em 2024 foi  o Portofino Golf Club, em Piedade (SP), com um magnífico campo de 9 buracos desenhado por Dan Blankenship e uma imponente sede esportiva. Construído num condomínio ao lado da Represa de Itupararanga e de uma importante área de preservação ambiental, o Portofino, a menos de 100 km da capital paulista, recebeu a competição Melhores do Ano, de encerramento da temporada, no dia 14 de dezembro. Esse foi o primeiro torneio oficial do Portofino, que já marcou a data de seu 1º Aberto, em 2025.

Celebração – O torneio de encerramento de 2024 foi o momento para celebrar uma das melhores temporadas da história do golfe paulista, em seus quase 52 anos de história. Para os golfistas recreativos, de todos os handicaps, o grande momento foi a dupla conquista pela FPGolfe, depois de 9 anos, do Latino-Americano de Golfe, na Casa de Campo, na República Dominicana, com uma equipe formada pelos melhores dos rankings oficiais da FPGolfe, paralelamente ao título do Interclubes Latino-Americano, com o time do Terras de São José. Um torneio onde todos viajam com tudo pago e que é um prêmio para os golfistas mais assíduos e com melhores resultados do ano.

“A participação no Latino-Americano é um agradecimento a todos os golfistas filiados à FPGolfe, representados pelos melhores de suas categorias”, diz Ademir Mazon, presidente da FPGolfe. “É um reconhecimento à importância de cada um dos golfistas que têm handicap oficial, desde os de alto rendimento até aqueles que só competem em seus clubes, mas que são tão importantes para o esporte como o demais, por permitirem que nossa entidade continua a investir cada vez mais nos juvenis, nas mulheres, nos profissionais, ou seja, toda a máquina que faz o golfe ter um crescimento sustentável”.

Alto rendimento – Para os golfistas de alto rendimento, a grande quantidade de torneios do WAGR realizados pela FPGolfe, refletiu-se no resultado excepcional de seus filiados, com seis golfistas de São Paulo entre os 12 primeiros brasileiros do ranking mundial, incluindo 4 dos 6 melhores, além de 5 paulistas entre as 9 primeiras brasileiras, no feminino. Não por acaso, o Damha, de São Carlos, foi campeão do Interclubes Scratch de 2024, jogando com três dos Top 9 brasileiros do WAGR, com destaque para Herik Machado, Marcos Negrini e Igor Cruz, respectivamente os três primeiros do ranking paulista scratch de 2024.

Outra conquista da FPGolfe para golfistas de todos os handicaps, recreativos ou de alto rendimento, foi a inauguração, em março, da Supertacada, o primeiro centro de treinamento Toptracer Range do Brasil. A tecnologia de rastreamento de tacadas, entre uma dezena de outras modalidades, oferecida em todas as baias do bate-bola do centro de treinamento da FPGolfe, está revolucionando a forma de aprender e treinar golfe, refletindo-se em um crescente aumento da qualidade do jogo e numa melhora técnica que coloca o golfe paulista e brasileiro em outro patamar;

Competição Festiva – Para comemorar um ano tão importante, foi disputada uma competição scramble, por equipes de até quatro golfistas, em nove buracos, que foi vencida pelo time de Herik Machado, do Damha; Ademir Mazon, do Sapezal; e Émerson Ribeiro, do Terras de São José, com 29 tacadas, sete abaixo do par. Igor Cruz, do Damha; Otavio Mizikami, da Honda; Adelina Garcia de Souza, do São Fernando; e Leonardo Maruyama, do Sapezal, foram os vice-campeões, com 30 tacadas, seis abaixo.

Em terceiro, também com 30 tacadas, terminou a equipe de Fernando Silva, do Campinas Golf Center; Renato Mello, do Riacho Grande; Marcos Quadrado, do Sapezal; e Ivaneide da Silva, do Riacho Grande. Também com 30 tacadas, mas sem troféu nos critérios de desempate, ficaram Fernando Vieira dos Santos, do Riacho Grande; Paulo Tambara, do Sapezal; Rafael Velasquez, convidado; e Huieun Kim, do Clube de Golfe de Campinas. Durante o evento foi feita uma clínica para iniciantes, seguida de um torneio de embocadas no putting green, vencido por Potenza, do Portofino.

Premiação – A cerimônia de Premiação dos Melhores do Ano da FPGolfe – 2024 teve a mesa composta por Ademir Mazon, presidente da entidade; por seus vice-presidentes Luiz Recchia (Técnico), José Geraldo Dontal (Administrativo), Flávio Maschietto (Desenvolvimento), Eduardo Bradaschia (Marketing), além de Carlos de Campos e Juraci Pereira Matos, sócios da Eco Lotes, que desenvolveu o empreendimento; e João Luiz Potenza, presidente da Associação do Portofino.

Também estiveram presentes ao evento outros membros da diretoria da FPGolfe e patrocinadores: Mario Fang (Desenvolvimento), Adelina Garcia de Souza (Feminino), Eduardo Nonaka (Juvenil), Marcel Maschietto (Mídia), Klayton Furugem (Conselho Fiscal), Jair Carmona (Conselho Fiscal), Richard Tsung (Marketing) e Sergio Olearo (Tesoureiro). O evento começou com um café da manhã e terminou com um almoço de confraternização em sua sede social, ambos oferecidos pelo Portofino.

 

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados