Mundial Amador: Brasil estreia ao lado de Suíça e Eslováquia

02/09/2014


Luciane Lee, Luiza Altmann e Clara Branco jogam no Japão a partir desta quarta-feira


Luciane, Clara e Luiza. Foto: Zeca Resendes/CBG
Luciane, Clara e Luiza. Foto: Zeca Resendes/CBG

por: Ricardo Fonseca

O Brasil estreia nesta quarta-feira no Campeonato Mundial Amador, em Karuizawa, Japão, jogando ao lado das equipes da Suíça e da Eslováquia na 26ª edição do Troféu Espírito Santo, que é colocado em disputa na competição feminina. A competição masculina será na próxima semana, ambas nos campos Iriyama e Oshitate do Karuizawa 72 Golf East.

Um total de 50 equipes femininas se inscreveram para o Mundial deste ano, o terceiro maior número da história, só superado pelo recorde de 53 na Turquia, na edição passada, em 2012, e das 52 que competiram na Argentina, em 2010.s A Coréia defende o título tentando se tornar o primeiro país com múltiplas vitórias consecutivas desde o tricampeonato do EUA em 1980, 1982 e 1984. A competição feminina do Mundial completa 50 anos em 2014. O primeiro torneio, em 1964, em Paris, foi vencido pela França e reuniu 25 times, incluindo o Brasil.

O Brasil vai jogar com a carioca Clara Teixeira, de 21 anos, que já jogou em 2012 ao lado da irmã, Victória, que não foi convocada este ano. Completam o time Luciane Lee, a brasileira mais bem colocada do ranking mundial amador que acaba de se classificar para a segunda série de seletivas do LPAG Tour, e Luiza Altmann. As três moram e jogam nos EUA.

Elite – Oito das dez melhores amadoras do mundo, e 15 das 25 primeiras do ranking mundial amador estarão competindo no Japão, com destaque para a australiana Minjee Lee, de 18, anos, campeã da medalha Mark H. McCormack de 2014, por terminar a temporada como número 1 do mundo. Ela empatou em 22º no U.S. Women`s Open, profissional, em Pinehurst, foi vice-campeã do Australian Ladies Masters e venceu o Victorian Open e o Australian Amateur. Em 2012, Lee foi campeã do U.S. Girls Junior.

As outras Top 10 do mundo são Brooke Henderson (nº 2 – CAN), Alison Lee (nº 3 -USA), Nanna Madsen (nº4 – DIN) Celine Boutier (nº 5 – FRA) Su-Hyun Oh (nº 6 – AUS) Linnea Strom (nº 9 – SUE) e Gabriela Lopez (nº 10 – MEX). Seis das 10 primeiras colocadas do Jogos Olímpicos da Juventude, na China, em agosto, do qual o Brasil não participou, também estarão em campo incluindo a campeã Ssu-Chia Cheng, da China, Linnea Strom, da Suécia, medalha de ouro nas duplas mistas.

Extremos – Beatriz Arenas, de 66 anos, da Guatemala, é a mais velha em campo e vai jogar no torneio pela oitava vez. E há quatro jogadoras de 14 anos, as mais novas em campo: Jo-Hua Hung, de Taiwan; Maria Ines Barbosa, de Portugal; Dorota Zalewska, da Polônia; e Valeria Pacheco, de Puerto Rico.

O torneio masculino, o Eisenhower Trophy, será jogado na próxima semana. O Brasil terá o carioca André Tourinho, bicampeão brasileiro amador, o juvenil gaúcho Herik Machado, número 1 do ranking brasileiro, e o mineiro Tomaz Pimenta.

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados