Mundial Amador: Brasil estreia com equipe renovada e mantém recorde

09/09/2014


É o único país, além dos EUA a participar de todas as edições do Troféu Eisenhower


Herik: saindo de Santana do Livramento para conquistar o mundo, com muito ainda para aprender, mas como exemplo para o mundo do golfe
Herik: saindo de Santana do Livramento para conquistar o mundo, com muito ainda para aprender, mas como exemplo para o mundo do golfe

por: Ricardo Fonseca

Com uma equipe renovada, que manteve apenas o carioca André Tourinho, de 24 anos, do torneio anterior, o Brasil estreia nesta quarta-feira, no Campeonato Mundial Masculino de Golfe por Equipes, como recordista de participações no torneio, onde é o único país, além dos EUA, a estar presente em todas as edições anteriores do Troféu Eisenhower, jogado a cada dois anos, desde 1958.

O juvenil gaúcho Herik Anderson, de 17 anos, vindo de uma família pobre de Santana do Livramento (RS) e revelado num programa da federação local, e o mineiro Tomaz Pinheiro, que completa 24 anos nesta quarta-feira, são os outros integrantes do Brasil, país que detém ainda outra marca histórica, a do paulista Roberto Gomez, recordista com 12 participações em mundiais, marca que será igualada este ano pelo costa-riquenho Manuel Jimenez, de 55 anos, que além de jogar será o capitão de seu time.

Bons tempos – O Brasil tem como recorde em Mundiais um terceiro lugar conseguido em 1974, na República Dominicana, pelo time composto por Jaime  Gonzalez, Priscillo Diniz, Ricardo  Rossi e Rafael  Navarro. Eles ficaram a três tacadas da medalha de prata, ganha pelo Japão. Entre 1958 e 1998, o Brasil jogou 21 vezes no Mundial e só deixou de estar entre os 20 primeiros por sete vezes. Desde 2000 o Brasil não consegue mais essas colocações e, nos seis mundiais jogados desde então, as equipes brasileiras fizeram suas cinco piores exibições no torneio.

Assim, melhorar o 26º lugar obtido no Mundial anterior, em 2012, na Turquia, é o objeto principal da equipe masculina do Brasil, que, naquele ano, conseguiu sua melhor colocação em dez anos, graças ao paulista Rafael Becker, que fez o melhor resultado individual de um brasileiro em quase 40 anos de mundiais ao somar 208 (70-69-69) tacadas, seis abaixo, e empatar em décimo lugar no torneio que reuniu 36 dos 100 primeiros do ranking mundial amador de golfe. Becker agora é profissional de golfe, membro do PGA Tour Latinoamérica e acaba de ganhar seu primeiro torneio na nova carreira.

Brasil – Tourinho, que somou 221 (77-72-72) tacadas, sete acima, para ficar em 90º lugar na classificação individual do Mundial da Turquia, tem agora a responsabilidade de ser o fiel da equipe brasileira. Ele chega para seu último mundial como bicampeão brasileiro e melhor jogador do país no ranking mundial de golfe amador, onde ocupa a 247ª colocação.

Herik, campeão brasileiro juvenil e número 3 do Brasil, foi convocado por ser o segundo melhor do ranking mundial, na 788ª posição. Pinheiro, que foi chamado por ser o terceiro da lista, hoje é o quarto, na 1068ª colocação, atrás de Pedro Junqueira (1044º). Luiz Thiele, então número 1 do ranking brasileiro e quarto brasileiro do ranking mundial por pequena diferença, foi preterido na convocação, virou profissional e já passou o corte em seus dois primeiros torneios.

(Parágrafo atualizado) Campos – O Mundial do Japão vai ser jogado nos dois campos do Karuizawa 72 East Golf Club, Iriyama e Oshitate. Enquanto o primeiro é um par 72 tradicional, com dois pares 3 e dois pares 5 em cada metade do campo, o Oshitate é um campo peculiar de par 71 para os homens – foi 72 para as mulheres – (31-38), com cinco pares 3, dois pares 5 e um inusitado par 6, de 787 jardas, o buraco 18 do campo. O Brasil joga nesta quarta ao lado de Holanda e Tailândia, nas três últimas saídas da manhã pelo tee do 10 do Oshitate. Na quinta, o mesmo grupo de jogadores vai a campo nos três últimos horários da tarde pelo tee do 1 do Iriyama.

O Mundial Masculino do Japão vai reunir 69 países, o terceiro maior número da história, só perdendo para o recorde de 72 times na Turquia e dos 70 que jogaram em 2006, na África do Sul. Gana é o único estreante do grupo. Os EUA defendem o título ganho em 2012, tentando as primeiras vitórias consecutivas do Mundial desde que os próprios EUA foram tricampeões em 2000, 2002 e 2004.

Destaques – Os EUA ainda se deram ao luxo de abrir mão dos número 1 e 2 do ranking mundial de golfe – Oliver Schniederjans e Robby Shelton, respectivamente – mas ainda assim terão um dos times favoritos, com Bryson de Chambeau, Beau Hossler e Denny. Hossler, nº11 do ranking mundial de golfe amador joga golfe universitário no Texas. McCarthy, nº 14 do mundo joga na Virgínia; e Chambeau, nº 28 é da equipe da SMU. Jim Hyler, ex-presidente da USGA, será o capitão.

Cinco dos dez primeiros do ranking mundial de golfe, e 12 dos 20 primeiros estarão em campo esta semana: Mario Galiano (ESP – 3º do ranking mundial); Marcus Kinhult (SUE – 4º); Renato Paratore (ITA – 5º); Bradley Neil (ESC – 6º); Ashley Chesters (ING – 10º); Beau Hossler (EUA – 11º); Guillermo Pereira (CHI – 12º); Jon Rahm (ESP – 13º); Denny McCarthy (EUA – 14º); Grant Forrest (ESC – 18º); Lucas Hebert (AUS – 19º); e Gavin Green (MAS – 20º).

Olímpicos – Quatro dos 10 primeiros colocados dos Jogos Olímpicos da Juventude, na China, há três semanas, primeira competição olímpica de golfe em 110 anos, da qual o Brasil não participou, também jogam no Japão, incluindo os dois medalhistas individuais: Renato Paratore, da Itália (ouro), e Marcus Kinhult, da Suécia (prata). Os demais são o indiano Feroz Garewal (5º) e o chinês Dou Zecheng (10º). Kinhult foi ainda medalha de ouro em duplas mistas e Pastore bronze. Também joga no Mundial o medalha de prata em duplas mistas Eun Ho Youm, da Coreia.

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados