Mundial Amador: coreanas ganham tudo na Argentina

23/10/2010


Elas vencem com 17 tacadas de vantagem sobre os EUA e são as três melhores no individual


Hyun-Soo Kim, de 16 anos: destaque da equipe coreana que ainda vai dar muito o que falar
   Hyun-Soo Kim, de 16 anos: destaque da equipe coreana. Fotos: cortesia USGA/John Mummert

Se as americanas já andavam preocupados com o domínio das coreanas no LPGA Tour, imagine o que vem por aí. As três juvenis de 16 e 17 anos que representaram a maior fábrica de talentos do golfe feminino mundial no Mundial Amador Feminino, na Argentina, deixaram o mundo de boca aberta com um desempenho nunca visto antes na história do torneio: Ela somaram 30 abaixo do par para vencer os Estados Unidos por 17 tacadas de vantagem e ainda ficaram com as três primeiras colocações na classificação individual, de nove a cinco tacadas à frente das demais.

Jung-Eun Han, de 17 anos; Jee-Hi Kim, de 16; e , foram, pela ordem, as três melhores jogadoras do Mundial encerrado neste sábado no campo do Olivos Golf Club, em Buenos Aires. Elas somaram 13, 11 e 10 abaixo, respectivamente, para ser as únicas com dois dígitos abaixo do par e dar à Coréia seu segundo título do torneio, 14 anos depois de sua vitória nas Filipinas, em 1986.

Virada – O trio coreano começou a semana em 13º lugar, com uma acima do par, dando a impressão que as americanas, líderes com oito abaixo, não teriam adversárias e voltariam a vencer pela primeira vez desde 1998, quando conquistaram seus 13º título em 23 torneios. Mas as juvenis da Coréia viraram o jogo no segundo dia, com uma volta história de 16 abaixo na soma dos dois melhores resultados do time (as três juntas jogaram 18 abaixo) e despacharam as adversárias ao jogar 10 abaixo no terceiro dia e cinco abaixo no terceiro.

As 30 tacadas abaixo do par, com direito a um hole-in-one de Ji-Hee Kim no segundo dia, bastaria para vencer não só os Estados Unidos, vice-campeões com 13 abaixo, mas os adversários colocados da segunda à sétima colocação, somados. Suécia, França e África do Sul empataram em terceiro, com quatro abaixo, seguidos por Espanha, com três abaixo e Canadá, com dois. Alemanha, Filipinas e Nova Zelândia, com uma abaixo, completar a lista dos 12 países entre 52 participantes, que terminaram abaixo do par do campeonato.

Sul-Americanos – Depois de passar a semana entre as cinco primeiras colocadas, a Argentina, anfitriã do torneio, fez sua pior volta da semana neste sábado, caindo para o 13º lugar, com duas acima. O segundo melhor sul-americano foi a Colômbia, que empatou em 17º, com cinco acima. O Chile, 28º colocado com 14 acima, foi o outro único sul-americano entre os 30 primeiros.

O Brasil, que não foi bem durante toda a semana, ao menos teve o consolo de ver a paranaense Patrícia Carvalho fechar o torneio com voltas de 71 e 72 tacadas, as melhores do time, o que fez com que ela fosse a única brasileira entre as 100 primeiras colocadas da classificação individual.

Resultados – Mesmo assim, o Brasil amargou a sua pior colocação na disputa do Troféu Espírito Santo, segundo a Federação Internacional de Golfe, ao acabar na 42ª colocação, com 33 acima. O pior resultado feminino do Brasil havia sido a 30ª posição no Mundial de 2004. Patrícia terminou em 86º lugar, com 14 acima. A carioca Mariana de Biase, campeã brasileira de 2010, ficou em 116º, com 23 acima, seguida pela paranaense Isadora Stapff, em 134º lugar, com 34 acima. Vicky Whyte foi a capitã.

Houve dois holes-in-one na semana. O primeiro da coreana – até isso! – Ji-Hee Kim no buraco 14 (176 jardas) do Buenos Aires Golf Club, na sexta-feira, e outro da belga Chloe Leurquin no buraco 7 do Olivos (162 jardas), na volta final. Ji-Hee Kim fez ainda a melhor volta do torneio – 63 – no segundo dia, ao comandar a virada coreana.

Masculino – A partir da quinta-feira, é a vez dos homens iniciarem a disputa pelo Troféu Eisenhower. O Brasil vai ser representado por Guilherme Oda e Rafael Becker, de São Paulo, e por Daniel Stapff, do Paraná. Ivo Leão é o capitão do time que joga nos mesmos clubes – Buenos Aires CC e Olivos CC. O Portal Brasileiro do Golfe vai cobrir o torneio ao vivo. Acompanhe!

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados