Mundial Amador: meninas do Brasil esteiam em 35º lugar no Japão

03/09/2014


Luciane, Clara e Luiza jogam três acima cada. Canadá lidera com -9; EUA vem em 7º


Clara, Luciane e Luiza no acidentado campo do Mundial de golfe: sem duplos bogeys ou pior no cartão
Clara, Luciane e Luiza no acidentado campo do Mundial de golfe: sem duplos bogeys ou pior no cartão

por: Ricardo Fonseca

O que poderia ter sido uma boa estreia do Brasil no 26º Campeonato Mundial Amador Feminino por Equipes, no Japão, acabou se complicando na segunda metade do campo, quando Luciane Lee, Clara Teixeira e Luiza Altmann pioraram seus resultados para terminar a primeira das quatro rodadas do Troféu Espírito Santo com seis acima do par, empatadas em 35º lugar entre 50 países, dos quais pelo menos cinco estão representados por equipes muito fracas e participam apenas pelo espírito esportivo.

Luciane, que copiou o cartão com nove pares na primeira metade do campo, e Clara, que fez um bogey e um birdie, jogaram o par de ida, enquanto Luiza, com um bogey, terminava os nove buracos iniciais com uma acima do par do campo Oshitate do Karuizawa 72 Golf East que tem par 72 (34-38), com cinco pares 3, três pares cinco e um inusitado par 6, de 733 jardas, o buraco 18 do campo. Como valem a soma dos dois melhores resultados totais (e não por buraco), o Brasil vinha no par do campo, na metade superior do placar.

Bogeys – As coisas se complicaram na segunda metade do campo, quando Luciane e Clara jogaram três acima e Luiza duas acima. Luciane, a brasileira mais bem colocada do ranking mundial amador de golfe, na 280ª colocação, fez bogeys seguidos do 10 ao 12, reagiu com dois birdies em pares 5 nos três buracos seguintes, mas fechou o dia com dois bogeys nos três buracos finais, incluindo o 18 de par 6, onde marcou 7. Clara fez três bogeys na segunda metade do campo e Luiza três bogeys e um birdie. Todas jogaram 75 (+3) para um total de 150 tacadas.

Apoiadas apenas pelo “coach” Shaun Case, que mora na Inglaterra, raramente vem ao Brasil e pouco conhece o jogo das meninas, que moram e estudam nos EUA, e por Paulo Pacheco, presidente da Confederação Brasileira de Golfe, que fez as vezes de capitão, mesmo sem ter a experiência necessária para isso, as meninas do Brasil podem comemorar terem deixado o campo sem nenhum duplo bogey ou pior e com ao menos um birdie cada (Luciane fez dois). Hoje as brasileiras jogam no campo Iriyama, usado em rodízio com o Oshitate.

Liderança – Do outro lado da tabela, onde as 14 melhores equipes terminaram abaixo do par, o Canadá somou 135 tacadas, nove abaixo, para liderar com duas de vantagem sobre a Coréia (137), que defende o título ganho em 2012 e tenta se tornar a primeira tricampeã desde que os EUA conseguiram o feito pela segunda e última vez, em 1984. Brooke Henderson, com -6, melhor resultado do dia, e Augusta James, com -3, pontuaram para o Canadá que teve ainda Brittany Marchand, com -1.

Pela Coréia, So-Young Lee, que acaba de ganhar a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos da Juventude da China (o Brasil não mandou delegação), fez o segundo melhor resultado do dia e melhor do time, com -5, enquanto Hye-Jin Choi jogava -2. Gyeol    Park, com +3, não pontuou. A França, campeã em 2000, vem em terceiro, com 140 (-4), seguida por Índia, Irlanda e Itália, empatadas em quarto, com 141 (-3).

Destaques – Os EUA, recordistas de vitórias no Mundial feminino, com 13 títulos, além de três vice-campeonatos e três medalhas de bronze, mas que não vence desde 1998, é um dos quatro países empatados em sétimo, com 142 (-2). Os outros com duas abaixo são África do Sul, campeã em 2006; Espanha, que tem dois títulos, o último em 1992; e México, o melhor latino-americano. A Argentina vem em 18º, com 145 (+1) e a Colômbia e Porto Rico em 26º, com 147 (+3).

A competição masculina – Troféu Eisenhower – será jogada na próxima semana, nos mesmos campos. O Brasil jogará com o carioca André Tourinho, bicampeão brasileiro amador, o juvenil gaúcho Herik Machado, número 1 do ranking brasileiro, e o mineiro Tomaz Pimenta. O Brasil já foi medalha de bronze em Mundiais, tanto no feminino, como no masculino, mas há muitos anos não termina na metade superior da tabela.

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados