Mundial: novo nº 1 do Brasil, Conrado está mais perto da Turquia

18/07/2012


Correção: Pepê leva vaga se vencer Aberto de São Paulo e Conrado não for Top 6


Conrado e Pepê: dois jogadores disputando a mesma vaga para o Mundial Amador de golfe da Turquia
Conrado e Pepê: dois jogadores disputando a mesma vaga para o Mundial Amador de golfe da Turquia

por: Ricardo Fonseca

(Versão atualizada para corrige um erro nas contas)
Uma semana depois da disputa do Amador do Brasil, a Confederação Brasileira de Golfe finalmente publicou o ranking nacional atualizado, confirmando o gaúcho Leonardo Conrado como número 1 do Brasil, como o Portal Brasileiro do Golfe já havia anunciado na última segunda-feira .  Pedro da Costa Lima caiu para o segundo lugar e tornou mais emocionante a disputa por uma vaga para o Mundial Amador que vai ser jogado em outubro, na Turquia.

Já está decidido que a equipe masculina do Brasil, de três jogadores, terá Rafael Becker, disparado o melhor brasileiro do ranking mundial de golfe, um jogador a ser escolhido pela Confederação Brasileira entre meia dúzia de candidatos que jogam nos Estados Unidos, e o líder do ranking brasileiro após a disputa do Aberto do Estado de São Paulo, em agosto, no Clube de Campo, como também anunciamos em primeira mão . Essa decisão foi ratificada pelas federações em reunião técnica durante o Amador do Brasil.

Contas e mais contas – De acordo com o ranking desta semana, Conrado tem 110,30 pontos, contra 95,65 de Pepê, ou seja, 14,65 de vantagem, mas esses números não importam. Como pelo regulamento valem sempre os quatro melhores resultados do ano, mais os pontos do Amador do Brasil, e considerando que os torneios mais antigos, do quarto em diante, perdem, progressivamente, de 10% a 50% de seu valor, quando chegarem ao Aberto de São Paulo, Conrado terá 102,40 pontos, contra 74,45 de Pepê (e não 77,65 como publicamos anteriormente, por causa do descarte parcial dos pontos da Bahia), ou seja, vantagem de 27,95 pontos. Já está desconsiderado o Aberto de São Paulo de 2011.

Aí há uma diferença: para Pepê, que não jogou os dois primeiros torneios do ano, o Aberto de São Paulo será seu quinto resultado válido do ano e seu resultado no Clube de Campo valerá sempre, enquanto Conrado só vai aumentar seu total se fizer mais de 11 pontos, o menor de seus cinco resultados válidos, que seria substituído.

Opção – Assim, para voltar a ser número 1 do Brasil, Pepê tem apenas uma opção: vencer o Aberto de São Paulo no Clube de Campo, esperando que Conrado não termine entre os oito primeiros. Neste caso, com os 32 pontos da vitória, Pepê iria a 106,45, contra os 102,40 de Conrado, ou seja, Pepê ficaria 4,05 pontos na frente. Para tirar esta diferença, Conrado, que descarta 11 pontos, teria que somar pelo menos 16 pontos, o que corresponde ao sexto lugar sozinho. O sexto lugar empatado com mais um, por exemplo, daria 15 pontos a Conrado e ele perderia a vaga por 0,05 ponto.

Essas contas não estão levando em consideração pontos extras que são marcados para cada tacada abaixo do par do campeonato no total. Se Pepê empatar em segundo ou pior, Conrado nem precisa marcar pontos para ir ao Mundial da Turquia. Conrado é hoje o terceiro brasileiro do ranking mundial amador, na 759ª colocação, atrás apenas de Rafael Becker (85º) e André Tourinho (507º).

Estrangeiros” – Para a terceira vaga da equipe estavam sendo considerados Thomas Mantovanini, André Tourinho, Luís Thiele e Gustavo Chuang. Mas depois do terceiro lugar no amador do Brasil à frente de todos esses e do vice-campeonato no Aberto do São Fernando, Luiz Jacintho também entrou no grupo.

No feminino, ficou decidido que vão as três melhores do ranking mundial amador. Hoje seriam Lúcia Guilger, a Barata, número 1 do Brasil e 719ª do mundo; Vitória Teixeira (811ª) e Daniela Murray (903ª), um pouco à frente da irmã mais velha, Clara Teixeira (917ª). Nathalie Silva, campeã brasileira, é apenas a sétima, mas por um erro de informação ao ranking mundial amador de golfe, provocado pela falta de critério na grafia dos nomes no Brasil.

Erro – Na verdade, existem duas Nathalies no ranking mundial: a “da Silva”, conforme informado pela CBG, a campeã brasileira que aparece em sétimo, na 1680ª colocação, com apenas o resultado do Amador do Brasil, e a “Silva”, em oitavo entre as brasileiras, em 2336º lugar, com os dois torneios que pontuou nos EUA neste semestre. Somados os resultados da jogadora paulista ela estaria bem à frente. Nathalie já escreveu aos responsáveis pelo ranking mundial pedindo para corrigir o erro.

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados