Nicklaus defende mudanças drásticas no golfe. Veja vídeo

13/12/2011


Percursos menores e buracos com o dobro do tamanho para reverter fuga de juvenis e mulheres


<a href=`http://www.foxsportsarizona.com/pages/video?UUID=9c2bb268-a12a-4bdd-b2da-b34c5cae101a&src=SLPl:embed::uuids` target=`_new` title=`A minute with Nicklaus`>Video: A minute with Nicklaus</a>
   Clique e assista a parte do discurso e entrevista de Nicklaus para a Fox Sportes no lançamento do evento

por: Ricardo Fonseca

Aos 71 anos e com uma bagagem de 18 títulos majors entre suas 73 vitórias no PGA Tour, Jack Nicklaus tinha tudo para ser um dos mais árduos defensores no tradicionalismo no golfe. Mas graças às sua experiência e sua importância como formador de opinião, o maior golfista de todos os tempos sabe que não pode se omitir num momento crucial da história do golfe e garante que é hora do esporte sofrer mudanças radicais, para sobreviver.

“Eu acredito que o jogo de golfe precisa de ajuda”, disse Nicklaus. “O golfe se tornou muito longo para se jogar, ficou relativamente caro e muito difícil para o golfista comum”, avisa. “Mas há um conjunto de mudanças que poderiam nos ajudar”, propôs o velho Urso Dourado falado para os membros do Desert Mountain Club, que tem seis campos seus, durante cerimônia para promover o Charles Schwab Cup Championship, do Champions Tour de 2012.

Debandada – Segundo Nicklaus, que cita os dados mais recentes do censo da National Golf Fundation, nos Estados Unidos o golfe feminino perdeu 23% de suas participantes (dois milhões de jogadoras), desde 2006, enquanto o golfe juvenil sofreu um impacto ainda maior, declinando 34% (1,3 milhão de jovens a menos) nos últimos cinco anos. Para Nicklaus, essa é a prova mais do que contundente de que o golfista comum está sendo alienado do esporte.                                     fonte: NGF

Para Nicklaus, o maior problema do golfe nos dias de hoje é que o golfista comum não pode mais fazer cosias que os profissionais fazem. “Eu acredito que é muito importante que o golfista comum tenha os profissionais como referência”, diz Nicklaus. “Eles ainda querem poder jogar como os profissionais, mas hoje ele não podem mais fazer isso”, explica o maior ganhador de títulos do Grand Slam de todos os tempos.

Problema – Nicklaus diz que esse é um problema que vem se agravando desde os anos 70 quando a Titleist lançou as “Big Dimple balls”, que tem uma trajetória mais alta e impede que os golfistas comuns batam na bola como os profissionais fazem. E isso, garante Nicklaus, tem feito que as pessoas gostem menos do golfe e percam o interesse.

Mas Nicklaus não está parado. Além de propor mudanças ele tem trabalhado junto com o PGA Tour para encontrar formas de atrair o interesse dos jovens jogadores em particular. “Nós precisamos não só trazer novos jogadores para o golfe, mas também encontrar formas de eles continuarem no esporte”, defende. “E temos que encontrar soluções fora do convencional”.

Mudanças – Nicklaus tem testado por sua conta e em torneios que ele promove formas de tornar o golfe mais rápido e interessante. As principais, segundo ele, são percursos de 12 buracos em vez de 18 (reduzindo o tempo de jogo para no máximo três horas), buracos maiores, com oito polegadas em vez de quatro de diâmetro (de 10 cm para 20 cm), e aplicação efetiva de penalidades em tacadas para jogo lento. “São todas medidas que estão sendo bem recebidas”, garante Nicklaus.

É claro que Nicklaus sabe que os golfista mais assíduos, são mais resistentes a mudanças, lembra que ele mesmo sempre foi muito tradicionalista, mas garante ter certeza de que o golfe precisa de um impacto para se manter relevante e voltar a crescer. Apenas um terço dos golfistas dos EUA a partir dos seis anos jogam mais de oito voltas por ano.

Já os golfistas ávidos, que jogam duas vezes ou mais por mês (acima de 24 voltas por ano), não chegam a 5% do total. “Eu sempre acreditei que o golfe devia ser jogado da forma tradicional e pela regras e daí pro diante”, diz Nicklaus. “Acontece que isso não funcional mais”.


  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados