Novas Regras do Golfe salvam Phil Mickelson duas vezes na mesma jogada, no Bay Hill

08/03/2019

Apesar de duplo bogey, que poderia ser pior, ele estreou em 3º lugar. Assista!

por: Ricardo Fonseca

Se há um profissional que não tem nada para reclamar das novas Regras do Golfe – ou se tinha, não tem mais – é Phil Mickelson, que foi salvo por elas duas vezes na mesma jogada a caminho de um 68, quatro abaixo, em sua estreia no Arnold Palmer Invitational, no Bay Hill, nesta quinta-feira, 7 de março, que o deixou empatado em terceiro lugar. Depois de começar o dia com bogey no buraco 1, Phil marcou sete birdies em seu cartão, mas também um duplo-bogey-6, no 10, que roubou a cena e foi a jogada mais comentada do dia, apesar de dois jogadores terem feito holes-in-one no mesmo buraco. Rafa Cabrera Belolidera por duas, com sete abaixo (leia a reportagem).

Tudo começou quando Phil errou o drive no 10 e sua bola foi parar embaixo da tela que faz as vezes de cerca para separar o campo de uma casa. A bola ainda tocava o campo e, portanto, estava em jogo [Regra 16.2a (2)], embora Phil, que bate como canhoto, não tivesse como golpeá-la, sem mover a tela. Mas Phil é Phil – “never give up” (nunca desista) – e em vez de declarar a bola injogável pulou a cerca com agilidade para quem tem 48 anos, e foi jogar do outro lado, de fora do campo, usando um ferro 9 invertido, para bater como destro, pois assim teria caminho livre para o green.

Lambança – Foi aí que tudo começou. Phil bateu com força, com o taco atingindo primeiro na bola e depois a tela, que levantou, fez uma dobra e “engoliu” a bola, num movimento onde ficou claro que ele bateu mais de uma vez na bola, além de “carregá-la” para frente junto com a cerca. Enquanto Phil olhava para o horizonte para ver aonde a bola teria ido, ela foi escorregando da dobra da tela, que se desdobrava, voltando à posição original, e caiu bem na frente de seu pé, desta vez fora de campo.

Pelas regras em vigor até 2018, Phil seria penalizado em uma tacada pelo duplo toque na bola (ou mais) Agora conta apenas uma tacada, de acordo com a Regra 10.1a – Atingindo a Bola de Maneira Adequada, ou seja, não tem penalidade. Também pela antiga Regra, Phil teria que dropar a bola mandada para fora do campo exatamente no ponto em que a jogada se originou, ou seja voltaria a ficar “estaimado” pelo cerca. Mas, pela nova Regra 14.6b (Alívio de Tacada e Distância) o jogador deve, com uma penalidade, usar o ponto de origem da bola mandada para fora do campo como Ponto de Referência e, a partir dele, medir um taco (o maior da bolsa, menos o putter) para determinar a Área de Alívio (não mais perto da bandeira) e dropar como determina a Regra 14-3.

Mudanças salvadoras – Primeira abaixo da cerca, segunda para fora do campo, terceira de penalidade e a quarta, após o drop, indo para a beira do green, de onde Phil deu dois putts para fazer um duplo-bogey-6. Pelas Regras antigas, teria ainda uma penalidade pela “carregada” e após dropar no local de origem, ou tentava repetir o desastre, ou declarava injogável (Regra 19.2), com outra penalidade, mas área de alívio de dois tacos. Ou seja, poderia ter feito um quádruplo bogey-8.

Phil disse que não ficou arrependido de jogar, como sempre, de forma agressiva, mas que não tentaria a jogada de destro novamente (o curioso é que apesar de jogar como canhoto, Phil é destro). Phil, que neste momento havia voltado a uma acima do par, fez birdies no 13, 16 e 18, esse com uma tacada de aproximação de longe que correu direto para a bandeira, e quase emboca. Uma jogada que seria a sua melhor do dia, se as atenções não ficassem todas para o que ele fez no buraco 10. Com Phil não tem jogo chato de ver.

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados