O golfe se despede de Dom Eudes de Orleans e Bragança, ex presidente da CBG

14/08/2020

Um dos maiores incentivadores do gole brasileiro nos deixou nesta quinta-feira

Eudes e Mercedes, no Gávea Golf, ao lado de Eudes Filho (esq.), Guy e o casal Francisca e Michael

por | Ricardo Fonseca

O golfe perdeu nesta quinta-feira, Dom Eudes de Orleans e Bragança, que nos deixou aos 81 anos, em sua casa, depois de um longo período de convalescença. Dom Eudes, bisneto da princesa Isabel e descente direto dos imperadores Dom Pedro I e Dom Pedro II, foi um dos mais importantes presidentes da Confederação Brasileira de Golfe (CBG), dirigindo e entidade por dois mandados, de 1995 a 1998, período em que o golfe brasileiro viveu grande crescimento e harmonia. O velório começa na capela 2 do  Cemitério São João Batista as 16 horas desta sexta-feira.

Dom Eudes nasceu em 8 de junho de 1939, em Mandelieu, na Franca e morreu dia 13 de agosto de 2020, no Rio de Janeiro. Ele teve seis filhos, quatro deles com Mercedes, sua segunda esposa, todos campeões de golfe: Eudes Filho, o mais velho; as gêmeas Maria Francisca e Maria Antônia; e o caçula, Guy. Esses quatro filhos deram a Dom Eudes oito netos, dois de Eudes Filho, três de Francisca, dois de Antônia e um de Guy. Há outros três netos de Luiz Philippe e Ana Luíza, filhos do primeiro casamento de Dom Eudes, com Ana Maria Cerqueira César Moraes de Barros.

Nobreza – Eudes, que renunciou a seus direitos de sucessão ao extinto trono Imperial do Brasil, em 1966, em seu nome e de seus descendentes, era sempre chamado por Dom, pronome de tratamento concedido a monarcas, príncipes, infantes e nobres portugueses, entre outros,  não apenas por sua ascendência nobre, mas sobretudo pelo respeito e admiração que ele causava em todos os que o conheciam.

Dom Eudes era um dos poucos brasileiros sócios do Royal & Ancient Golf Club of St. Andrews, assim com seus dois filhos, Eudes e Gui, e seu genro Michael Whyte, casado com Francisca. Seymour Marvin, avô de Michael, foi o primeiro brasileiro sócios de St. Andrews. Vicky Whyte, filha de Marvin e mãe de Michael, foi uma das primeiras mulhres a entrar para St. Andrews.  Outros brasileiros sócios de St. Andrews são José Joaquim Barbosa, Richard Conolly, Luiz Felipe Lampreia, Armínio Fraga, Marcelo Stallone,  e Antônio Carlos de Almeida Braga, o Braguinha. Jesse Rinehart Júnior, já falecido, que como Marvin foi presidente da CBG, também foi sócio da entidade.

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados