O Rei do Pedaço

22/06/2009


Marcelo Muritiba vira jogo para conquistar o bicampeonato do Aberto do Terras de São José, em Itu, por cinco tacadas de vantagem


Não perca, a partir desta quarta-feira, aqui, no canal de vídeos do Portal Brasileiro do Golfe, a cobertura completa e em alta definição do Aberto do Terras de São José

Clique aqui, ou no ícone no alto da página, e veja dezenas  de fotos inéditas da rodada final do torneio.

Uma reação espetacular, iniciada com birdies nos buracos 7, 8 e 10, permitiu que Marcelo Muritiba virasse o jogo na rodada final para vencer o 28º Aberto Masculino Kia Motors do Terras de São José Golfe Clube por cinco tacadas de vantagem. Muritiba, que estuda e joga nos Estados Unidos e está de férias no Brasil, começou o dia perdendo por uma, mas jogou 69, três abaixo do par e melhor resultado de todo o torneio, para conquistar o bicampeonato do Aberto de seu clube.

Apesar do placar dilatado, não foi uma vitória fácil para Muritiba. Os problemas começaram no sábado, quando o campeão precisou fazer birdies nos três últimos buracos para jogar o par do campo e terminar uma atrás de Roberto Gomez, o líder do primeiro dia, que fechou a volta com um duplo bogey. Muritiba dividia a vice-liderança com Renato Araújo, seu companheiro de clube, que também jogou 72 na estréia e dividia com ele o favoritismo e o apoio da torcida.

Virada – Gomez abriu a volta de domingo com um bogey, para deixar os três jogadores do pelotão empatados em primeiro, no par do campo. O jogo continuou equilibrado até o buraco 7, quando Muritiba fez o primeiro birdie do dia e assumiu a liderança isolada ainda na primeira metade do campo, com Renato Araújo duas tacadas atrás.

Depois do birdie no 10 e de desastres dos adversários, Muritiba abriu quatro tacadas de vantagem e passou a administrar o jogo. Com isso, deixou Renato Araújo e Roberto Gomez duelando pelo vice-campeonato até o buraco final. No 18, um par 5 fácil, Gomez errou um putt curto para fazer par e permitir que Renato, com um birdie, empatasse o jogo e terminasse em segundo por ter feito a melhor volta final.

Penalidade – Mas Renato acabou perdendo a taça de campeão depois que a Comissão de Arbitragem o puniu com duas tacadas por uma infração à regra. O incidente aconteceu no buraco 14, onde Renato errou o green pela direita e quase foi parar dentro do hazard, numa posição muito abaixo do nível do green. Ele pediu ao caddie para mostrar a posição da bandeira e, inadvertidamente, acabou fazendo a tacada quando seu auxiliar ainda estava na sua linha de jogo, uma infração à regra 14-2.

Para Marcelo, vencer em casa, na frente dos amigos, da família e da torcida por uma recompensa pelo trabalho duro que vem fazendo nos EUA. “Eu estou treinando com muita dedicação e seriedade e o resultado foi o crescimento do meu jogo”, diz o campeão. “Mas essa semana não foi fácil para mim, que vinha de uma disputa de 36 buracos por dia, na quarta e quinta-feira, na seletiva para o Sul-Americano de Match Play”, conta. “Tive que me esforçar muito no sábado e hoje, para virar o jogo”.

Renato Araújo terminou em terceiro lugar, duas tacadas atrás de Gomez, seguido pelo juvenil Lew Figueiredo, de 17 anos, uma das revelações do Terras de São José. Manuel Gama, presidente da Federação Paulista de Golfe, chegou a brigar pelo terceiro lugar, antes de jogar 77 na volta final e terminar em quinto.

Festa – O torneio, válido para o ranking paulista scratch e com handicap, terminou com um show da banda Hole-in-one e sorteios de passagens da Azul e de estadias do SuperClubs Breezes no Costa do Sauipe. “Estamos realmente felizes pelo número recorde de inscritos, pelo alto nível técnico e pelo clima de confraternização”, diz André Egoroff, vice-presidente Executivo do Terras de São José Golfe Club.

O torneio teve a Kia Motors como patrocinador Masters, além de patrocínio da Primus, Nascimento Turismo, Paraná Banco e Terras de São José II e apoio da Azul Linhas Aéreas Brasileiras, Cavicon, Krups, Hara, Ótica Exata, Pires de Oliveira Dias, Zürcher e Ribeiro Filho Advogados, CBG e FPG. A EuroGolf, promotora especializada em eventos diferenciados, foi muito elogiada pelos detalhes de sofisticação do torneio, que fez o torneio do Terras de São José reviver os momentos áureos dos Abertos de golfe do Brasil.

Clique aqui e confira os resultados completos, no site da Federação Paulista de Golfe.

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados