Pan-Americanos: brasileiros buscam medalhas inéditas no golfe

16/07/2015


Adilson e Luiza são favoritos ao pódio em competição que mescla profissionais e amadores


O preparador físico Paulo Mazzeu e o coach Nico Barcellos (à esq.) juntamente com a equipe brasileira em Toronto
O preparador físico Paulo Mazzeu e o coach Nico Barcellos (à esq.) juntamente com a equipe brasileira em Toronto

por: Ricardo Fonseca

A regra de permitir apenas profissionais que estivessem entre os 500 primeiros do ranking mundial até a data de inscrição e a concorrência dos principais circuito profissionais de golfe do mundo, que não param esta semana, fizeram com que apenas dez dos 63 golfistas de 16 países que se inscrevem para os Jogos Pan-Americanos 2015, em Toronto, no Canadá, fossem profissionais. Todos os 53 restantes são amadores, entre os quais apenas sete homens e duas mulheres estão entre os 100 primeiros do mundo. Além de compeitr por medalhas no masculino e feminino haverá premiação para equipes, mistas, valendo dois resultados por país.

O gaúcho Adilson da Silva, 313º do ranking mundial, é o único profissional da equipe brasileira, uma vez, que Lucas Lee (330º), o outro único Top 500 do Brasil, não pode jogar por estar jogando esta semana no Web.com Tour, onde luta por um cartão para o PGA Tour. O carioca André Tourinho, melhor brasileiro, na 45ª colocação do ranking mundial amador, completou o time, ao lado das duas melhores amadoras do ranking, a paulista Luiza Altmann (334ª) e a carioca Clara Teixeira (732ª). O Brasil não tem profissionais entre as Top 500.

Destaques – Os outros quatro profissionais em campo são os chilenos Felipe Aguilar, 218º do ranking mundial, e Mark Tullo, 321º; o argentino Tommy Cocha, 413º, e o colombiano Marcelo Rozzo, 527º (era Top 500 quando da inscrição). No feminino as profissionais são a paraguaia Julieta Granada, 35º; a colombiana Mariajo Uribe, 63ª; a canadense Lorie Kane, 376ª; a colombiana Paola Moreno, 418º; e a venezuelana Veronica Felibert, 481º. A canadense Brooke Henderson, de 17 anos, 32ª do mundo, que acabou de ser Top 10 no US Women`s Open, sofreu um acidente de carro sem gravidade, mas se contundiu e preferiu não jogar, desfalcando sua equipe.

Os EUA preferiram não levar profissionais – e tinham centenas de opções entre os Top 50, mas apostam em duas fortes duplas de amadores: Lee McCoy, nº 5 do mundo, e Beau Hossler, nº 6, entre os homens; e Andrea Lee (12ª) e Kristen Gilman (18ª) entre as mulheres.

Top 100 – Entre os homens amadores Top 100 do mundo estão ainda o canadense Austin Connelly (17º), o argentino Alexandro Tosti (35º), Tourinho (45º), o venezuelano Jorge Garcia (65º) e o uruguaio Juan Alvarez (81º). As mulheres amadoras Top 100 são a equatoriana Daniela Darquea (41ª) e a peruana Lucia Gutierrez (86ª).

Embora o British Open, que está sendo jogado desde a madrugada desta quinta-feira, seja o primeiro major desde o Masters de 1998 sem nenhum latinoamericano em campo, são muitos os desfalques que o Pan sofreu para os circuitos profissionais. O PGA Tour, que inaugura o Barbasol Championship, no Alabama, paralelo ao Open, levou, por convite, o argentino Emiliano Grillo, além dos mexicanos Carlos Ortiz e Oscar Fraustro, do argentino Andrés Romero e do chileno Benjamín Alvarado

Desfalques – No Web.com Tour, cujo Stonebrae Classic começa nesta quinta, além de Lucas Lee estão os colombianos David Vanegas e Andrés Echavarría, os argentinos Jorge Fernández Valdés, Julián Etulain e Miguel Angel Carballo, os mexicanos Roberto Díaz e Abraham Ancer e o chileno Hugo León. Em Silvânia, Ohio, o LPGA Tour tem o Marathon Classic, com a colombiana Lisa McCloskey e a chilena Paz Echeverría.

Embora não estivessem entres as convocáveis, Luciane Lee e Candy Hannemann jogam esta semana no Symetra Tour, e Victoria Lovelady, na LETAccess Series. O PGA Tour Latinoamérica está em recesso, mas Alexandre Rocha, Rafa Becker e Daniel Stapff não estavam entre os Top 500 para ser convocados.

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados