Pan-Americanos: Luiza representa Brasil na festa de abertura

12/07/2015


Ela foi a única integrante da equipe de golfe do país a desfilar na cerimônia em Toronto


Luiza na concentração com a delegação brasileira na hora de entrar no estádio para o desfile
Luiza na concentração com a delegação brasileira na hora de entrar no estádio para o desfile

por: Ricardo Fonseca

Luiza Altmann, de 17 anos, a sul-americana mais bem colocada do ranking mundial amador, foi a única representante do golfe brasileiro a desfilar na cerimônia de abertura dos Jogos Pan-Americanos de 2015, em Toronto, no Canadá, na noite de sexta-feira e até apareceu rapidamente na tevê. Como o restante da equipe, formada pelo profissional Adilson da Silva, e pelos amadores André Tourinho e Clara Teixeira, Luiza só chegaria a Toronto no final de semana, mas ela fez questão de ir antes para não perder a festa de abertura, que foi inesquecível para todos os atletas e abrilhantada pela exibição do Cirque du Soleil.

A primeira exibição do golfe em Jogos Pan-Americanos será mais importante pelo ineditismo do fato do que pela força dos jogadores presentes: 32 homens e 32 mulheres – se foram completadas todas as vagas – mesclando amadores e profissionais, muitos do segundo time de seus países. De qualquer forma, serão distribuídas nove medalhas, três no masculino, três no feminino e três de equipes, e o Brasil tem condições de subir ao pódio em todas as modalidades, que serão jogadas de quinta a domingo, em 72 buracos stroke play, no campo sul do Angus Glen Golf Club, em Markham.

Forças mistas – Muitos dos melhores profissionais das Américas não quiseram jogar ou por considerar a competição menos importante ou por estrem envolvidos nos momentos cruciais de seus circuitos através do mundo, onde a competição não terá intervalos na semana do Pan 2015. O maior exemplo é que os jogos serão nos mesmos dias do British Open, onde estão jogando os melhores profissionais canadenses e americanos.

Adilson da Silva, o brasileiro mais bem colocado do ranking, na 306ª colocação esta semana, e único brasileiro que hoje estaria classificado para os Jogos Olímpicos do Rio 2016, terá poucos adversários à sua altura. Os principais deles são os profissionais chilenos Felipe Aguilar, nº 232 do mundo, que joga principalmente no Tour Europeu e vem de um 11º lugar no BMW PGA Championship, a principal competição do circuito, além de ter sido medalha de ouro nos Jogos Sul-Americanos, e Mark Tullo, 314º do ranking mundial.

A Argentina terá o profissional Tommy Cocha, 404º do mundo e segundo colocado do ranking do PGA Tour Latinoamérica de 2015, e o forte amador Alejandro Tosti, melhor sul-americano do ranking mundial de sua categoria, na 35º colocação, seguido por Tourinho, o segundo da lista, no 45º lugar. A Colômbia terá Marcelo Rozo, 503º do mundo, que joga no Web.com Tour e no PGA Tour LA, e o amador Mateo Gomez. Destaques ainda para os amadores Alvaro Ortiz (MEX), Juan Alvarez (URU) e Jorge Garcia (VEN).

Feminino – No feminino, os destaques incontestes são a colombiana Mariajo Uribe, 30ª colocada do ranking do LPGA Tour, com dois Top 10 na temporada e 12 cortes passados em 15 torneios; e a paraguaia Julieta Granada, 36º do ranking do LPGA Tour, cum um Top 10 e 13 cortes em 15 torneios. Granada ganhou a medalha de ouro nos Jogos Sul-Americanos, superando Uribe.

Destaque ainda para a canadense Brooke Henderson, de 17 anos, que já venceu no Symetra Tour, e foi a quinta colocada do Women`s PGA Championship; para a Argentina que terá Manuela Carbajo Ré e Delfina Acosta; para Milagros Chaves, que completa a dupla paraguaia; e Verónica Felibert, da Venezuela. Luiza Altmann, atual campeão brasileira, pode surpreender, mas não se exige medalha dela nem da Clara, a campeã brasileira de 2014.

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados