Paulista de Match Play: calor é adversário no interior paulista

31/01/2014


Torneio com duas rodada por dia terá temperaturas de 35º C., no Broa, em Itirapina


Campo de golfe do Broa: muita água para amenizar o problema de ar seco em dia de muito calor
Campo de golfe do Broa: muita água para amenizar o problema de ar seco em dia de muito calor

por: Ricardo Fonseca

Temperatura acima dos 30º C, com a sensação térmica superando os 35º C, será o principal adversário dos 45 jogadores – 37 homens e oito mulheres – que disputam o Campeonato Paulista de Match Play, neste sábado e domingo, no campo da Fazenda São José Broa, em Itirapina, a pouco mais de duas horas da capital paulista. Felizmente o ar seco que ameaça grande parte do estado, com humidade relativa do ar beirando os 30% e o estado de atenção, é amenizado pela grande massa de água da represa ao lado do campo e pelos lagos que embelezam e dificultam o percurso de um dos melhores campos de nove buracos do Brasil.

Mesmo assim, jogar 36 buracos por dia debaixo de sol aberto e calor, será um desafio para todos, com a necessidade de se manter hidratado a todo o instante, bebendo líquidos a cada buraco. O calor será um desafio maior ainda para seis jogadores – quatro meninos e duas meninas – que estão jogando o Tour Nacional Juvenil, no Itanhangá também debaixo de muito calor, e vão jogar quatro rodadas em dois dias, emendando as quatro rodadas que completam nesta sexta, no Rio (uma de treino e três de jogo).

Juvenis – Marcos Negrini, Pedro Nagayama, Paulo Mattos e Kaio Nascimento, todos jogando no Rio, são os quaro meninos da categoria com índex até 4,3, que vão completar oito voltas em seis dias seguidos. Eles tem como adversários Marcelo Giumelli, do Broa, e Marcelo Gullo, do São Paulo, nesse torneios onde os seis jogadores jogam no sistema round-robin (todos contra todos), saindo campeão que acumular mais pontos. Vitórias valem três pontos e empates dão um ponto para cada golfista. Em caso de empate na primeira colocação, será campeão quem tiver vencido mais buracos no torneio (pontos pequenos).

No feminino, onde há apenas duas categorias, com quatro participantes cada, as juvenis Giovanna Yabiku e Florence Hirose chegam direto do Rio para enfrentar Lúcia Guilger, a Barata, e Renata Lara Campos, pelo título paulista entre as jogadoras com handicap até 17. Entre as mulheres com índex acima de 17, jogam Isabel Monfort Pires, Silvia Okumura, Lie Chang e Ivete Aoki.

Regulamento – Campeonato Paulista de Match Play por handicap, que reúne os seis mais bem colocados de seis categorias masculinas e duas femininas. Haverá ainda disputas masculinas nas categoria com índex de 4,4 a 8,5; de 8,6 a 12,9; de 13 a 17,2; de 17,3 a 21,5; e de 21,6 a 25,7, esta excepcionalmente com sete participantes. Antônio Padula, presidente da Federação Paulista de Golfe, e seus vice-presidentes Ademir Mazon (Desenvolvimento) e Luiz Claudio Recchia (Técnico) estão entre os participantes.

A modalidade match play, onde vence quem ganhar o maior número de buracos, e não o que fizer o menor número de tacadas, como no stroke play, foi a primeira usado no golfe em seus primórdios, que remontam ao século 18. Esse é a modalidade usada na principal competição sul-americana, a Copa Los Andes, e em muitas competições profissionais, como a Ryder Cup e Presidents Cup. Recentemente houve a disputa de um Match Play do Mini Tour Profissional de Golfe, no Brasil, e no próximo mês se disputa o Accenture Match Play, da série de campeonatos mundiais (WGC).

Broa – Considerado um dos melhores campos de nove buracos do Brasil, o Broa se preparou com carinho para receber o Paulista de Match Play. O percurso vem sendo preparado desde dezembro para receber a competição. Outra vantagem do clube de Itirapina é dispor de uma excelente infraestrutura hoteleira do Broa Golf Resort, que está sendo oferecida com preços especiais para jogadores e acompanhantes do torneio. “O Broa é um grande incentivador e um dos principais parceiros da Federação Paulista de Golfe”, ressalta Mauro Batista, diretor da entidade.


Dicas para enfrentar o calor no campo

1) beba água antes do jogo e líquidos a cada tee, mesmo que você não sinta sede no momento. Quando a sede chega o corpo já está desidratado;

2) alimente-se pelo menos uma hora antes do jogo e coma durante a partida. Dê preferência a frutas, em especial bananas, cujo potássio ajuda a evitar cãimbras;

3) Use bonés o tempo todo e guarda-chuvas para se manter na sombra sempre que possível. Muitos guarda-chuvas de golfe já tem tratamento para filtrar os raios UV. dê preferência a roupas com proteção solar;

4) Use filtro solar em todas as partes expostas do corpo. Mas aplique antes de entrar em campo e lave bem as mãos, para evitar que escorreguem no grip do taco. Repita para a rodada da tarde.


  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados