13/02/2012
Quando o coreano Charlie Wi, que começou o dia ganhando por três, deu quatro putts – três deles de pouco mais de um metro – no green do 1, para fazer duplo bogey, não houve fã de Tiger Woods que não sentisse que o ex-número 1 do mundo poderia, finalmente, encerrar um jejum de quase dois anos e meio neste domingo. Mas o que se viu foi um Tiger perdido de putter na mão, enquanto Phil Mickelson, seu parceiro em campo, num dos dias mais brilhantes de sua carreira, jogava 64, oito abaixo do par, para se recuperar de um déficit de seis tacadas para vencer o AT&T Pebble Beach National Pro-Am por duas tacadas de vantagem e comemorar o 40º título do PGA Tour na carreira.
O feito de MIckelson foi ainda mais porque ninguém conseguiu jogar melhor do que 67 neste domingo em Pebble Beach. Mais do que isso, ele superou Tiger Woods por 11 tacadas, para empatar o placar contra o arqui-rival nas 30 vezes em que jogaram juntos: Mickelson jogou melhor 13 vezes, Tiger 13 e tiveram placar iguais na outras quarto. Das dez vezes que jogaram juntos na volta final, Woods venceu as cinco primeiras, até o Deutsche Bank Championship. Depois disso, só deu Mickelson.
Desperdício – Woods começou o dia em terceiro, quatro atrás do líder, e Mickelson em quarto, outras duas tacadas atrás. Mas com Wi entregando as quatro tacadas de vantagem com que começou o dia nos seis primeiros buracos, Woods teve a chance com que sonhava desde que venceu seu último torneio, BMW Championship, dia 13 de setembro de 2009. Mesmo desperdiçando a chance de atacar nos fáceis buracos iniciais do campo, Woods estava a apenas uma tacada da liderança quando jogava o buraco 6, um par 5 atacável. Ele fez birdie lá, mas Mickelson, embocou de sete metros para fazer eagle e liderar por duas.
Essa foi a história desse começo de jogo, quando Mickelson, em apenas seis buracos, saiu de um déficit de seis tacadas para ficar duas na frente. Mickelson quase fez eagle no green do 2, Woods errou um putt de menos de dois metros para birdie. Mickelson embocou de cinco metros em descida para fazer birdie3 no 4; Woods teve um putt de de3z metros em subida que ficou um metro curto. Mickelson deixou a bola a um palmo do buraco no 5, um par 3; Woods errou o birdie de quatro metros.
Vitória – Woods ainda teve uma chance de reagir no 12, um par 3 onde embocou da banca para birdie, enquanto Mickelson parecia em apuros. Mas o canhoto embocou de dez metros para salvar o par e continuou a despachar o parceiro. Quando Mickelson embocou de 13 metros para salvar o par no 15, não havia mais dúvidas sobre sua vitória. Seguindo os sábios conselhos de Bones, o seu caddie, Mickelson saiu de ferro 4 no 18, fez um lay-up e tocou a terceira a menos de um metro da bandeira para fazer seu sexto birdie do dia, numa volta sem bogeys e comemorar com um carinhoso abraço de sua mulher.
Enquanto Mickelson vivia um dia que não vai esquecer nunca mais, Tiger não vai querer se lembrar dele nunca mais. Fez apenas dois birdies no dia, o primeiro seguido por três bogeys consecutivos e o segundo por outros dois. Jogou 75 (+3) Caiu para o 15º lugar e só não foi pior do que dois dos 68 jogadores em campo. Nenhum dos 53 primeiros colocado foi pior do que Tiger no domingo. Ele acertou apenas metade dos greens e deu 31 putts, com média de 2,22 putts por green acertado.
Susto – Mickelson ainda precisou abrir os olhos no final, mas por causa de Wi, que depois de ter sumido do placar, fechou a volta com três birdies consecutivos para ainda ser o vice-campeão. Quando Wi fez birdies no 16 e 17, Bones avisou Mickelson que a diferença no 18, um par 5, era de apenas duas tacadas. Um bogey e um playoff poderia ser inevitável. Daí a opção pelo lay-up, que ainda rendeu o birdie que acabou com as esperanças do coreano.
Essa foi a terceira semana seguida no PGA Tour que o campeão começou o seis tacadas atrás do líder no domingo. Essa foi a quarta vitória de Mickelson em Pebble Beach e no momento certo, depois de ele ter jogado muito mal nos três primeiros torneios da temporada. Phil somou 269 tacadas, 17 abaixo, ganhou US$ 1,15 milhão e subiu seis colocações para a 11ª posição do ranking mundial de golfe. Apenas outros oito jogadores tem 40 vitórias ou mais no PGA Tour: Sam Snead, Jack Nicklaus, Woods, Ben Hogan, Arnold Palmer, Byron Nelson, Billy Casper e Walter Hagen.
Destaques – Ricky Barnes jogou 67 para terminar em terceiro, com 13 abaixo, quatro atrás de Mickelson, seguido Aaron Baddeley, em quarto, com 12 abaixo, e por Kevin Na e Dustin Johnson, em quinto, outra tacada atrás. Padraig Harrington dividiu a sétima colocação com Ken Duke, que saiu no pelotão, mas jogou 74.
Harrington foi ainda o campeão do Pro-Am ao lado do empresário irlandês John Patrick “J. P.” McManus, de handicap 14. Eles somaram 251 (57-60-66-68) tacadas. O brasileiro Alexandre Rocha jogou em Pebble Beach, mas não passou o corte.
Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços
Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course
Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50
31/10/2024
31/10/2024
29/10/2024
28/10/2024
28/10/2024
26/10/2024
© Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados