Pebble Beach: Tiger tenta por fim a dois anos e meio de jejum

09/02/2012


Ex-nº 1 do mundo, joga às 16h01 no Spyglass Hill; Rocha às 15h06 no Pebble Beach, com TV


   Woods abre temporada de golfe de 2012 nos EUA, com TV ao vivo para o Brasil: favorito, mas com muito a provar
   Woods abre temporada de golfe  nos EUA, com TV ao vivo para o Brasil: favorito, mas com muito a provar

Sem vencer no PGA Tour desde setembro de 2009, Tiger Woods tenta por fim a dois anos e meio de jejum a partir desta quinta-feira, quando estréia na temporada de 2012 do circuito americano no AT&T Pebble Beach National Pro-Am, torneio que vai ser jogado em rodízio nos campos do Pebble Beach Golf Links, Spyglass e Monterey Peninsula. O Golf Channel transmite a competição, que tem ainda o brasileiro Alexandre Rocha em seu terceiro torneio do ano no PGA Tour, das 17 horas às 20 horas de hoje, com exclusividade para o Brasil.

Tiger é o favorito nos bookmakers de Las Vegas, pagando 5 por 1, contra 20 por 1 de Dustin Johnson, Phil Mickelson, Hunter Mahan e Nick Watney. O que é bom para seu ego mas não para o bolso dos apostadores, uma vez nos últimos 200 torneios do PGA Tour, os favoritos venceram apenas 23 vezes, das quais apenas uma este ano, quando Steve Stricker venceu o Tournament of Champions, em Kapalua.

Parceria – Tiger estréia no campo do Monterey Peninsula às 10h01 locais (16h01 no Brasil) em parceria com o quarterback Tony Romo, do Dallas Cowboys, do futebol americano (NFL), que já jogou com ele no Pro-Am do AT&T National, em 2009. São três dias de Pro-Am, um em cada campo, antes do corte e da final, domingo, no campo do Pebble Beach Golf Links. Tiger se dá muito bem com Romo, mas odeia torneios em formato de Pro-Am, por causa da distração da parceria com um amador de handicap alto em cada dupla, tanto que não jogava neste torneio fazia dez anos.

Woods venceu este torneio em 2000, quando jogou 64 na volta final para superar Matt Gogel, num ano em que venceu nove vezes e teve 17 Top 10s em 20 torneios, incluindo a vitória no US Open, em Pebble Beach, que abriu caminho para o Tiger Slam. Mas, desde maio de 2009, no AT&T National, Tiger não joga 64 ou menos, e não vence um torneio oficial do PGA Tour desde o BMW Championship, em setembro daquele ano.

Consistência – Nas seis vezes em que jogou o Pro-Am de Pebble Beach, Woods conseguiu apenas dois Top 10s, quando um dos campos ainda era o Poppy Hills, e não o Monterey Peninsula, onde nunca jogou. Ele é o favorito, apesar de tudo, mas ainda não conseguiu jogar quatro boas voltas no mesmo torneio nos dois últimos anos, e nem vencer quando era líder na volta final, como na sua estréia da temporada em Abu Dhabi, quando acertou apenas duas raias e seis greens na volta final para cair para terceiro lugar.

Mas os putts podem ser uma arma a seu favor já que os greens de Poa annua dos três, campos, normalmente macios e receptivos, estão duros e rápidos por causa da falta de chuvas na região, mais parecidos com as condições do US Open de 2010, embora não tão rápidos. Isso dá uma vantagem para quem sabe tocar as bolas em cima dos greens, os melhores com o putter nas mãos, como Tiger.

Rocha – Alexandre Rocha, que vai a campo às 9h06 locais (15h06 no Brasil) pelo tee do 10 do campo principal, o Pebble Beach Golf Links, formará dupla nesses três dias com o canadense David Dube, CEO do Concorde Group, que conheceu o brasileiro no torneio do ano passado gostou muito de sua postura em campo, de seu profissionalismo e decidiu patrociná-lo. O contrato que ia até dezembro deste ano foi renovado até 2014, com Rocha usando a marca Krown, empresa do Concorde Group em sua manga direita.

Uma empresa canadense apostando num brasileiro nos EUA e agora renovando seu contato por dois anos, antes do término do primeiro acordo, deve nos passar algum tipo de mensagem sobre visão e ousadia empresarial… Rocha, que tem ainda patrocínio da Adidas, Hugo Boss e TaylorMade, é o primeiro brasileiro em 30 anos a jogar no PGA Tour, agora pela segunda temporada consecutiva, onde, independente dos resultados, garante uma exposição brutal da marca de quem o apóia.

Destaques – Há ainda muitos outros jogadores entre os favoritos esta semana, a começar por Phil Mickelson, outro mestre em volta e em cima dos greens. Ele ainda não jogou bem este ano – um corte e dois fracos desempenhos – mas tem três vitória (1998-2005 e 2007 e sete Top 10s nas 16 vezes que jogou por lá. Não por acaso Dustin Johnson é o segundo favorito dos apostadores, tendo vencido em Pebble Beach em 2009 e 2010, ano em que quase ganhou o US Open nesse campo.

Vale ficar de olho ainda em Tom Gillis, que vem de Top 10s nos dois últimos anos; em Jim Furyk, que joga seu primeiro torneio do ano, mas vem de quatro Top 10s nesse campo; em Vijay Singh campeão de 2004 e com sete Top 10s, mas nenhum desde que perdeu o playoff de 2008; em Nick Watney, sexto colocado em 2011, que não jogou na semana passada por causa de um forte resfriado; e em Mike Weir, que volta a jogar depois de uma cirurgia no cotovelo direito que o tirou do campo desde agosto, mas tem sete Top 10s nas 14 vezes que jogou.

Personalidades – O ator e comediante Bill Murray, que venceu o Pro-Am de 2011, comanda um forte grupo de personalidades golfistas que fazem a festa da torcida esta semana. A els se juntam os atores Andy Garcia, Lucas Black, Don Cheadle, Eric Close, Jeffrey Donovan, Josh Duhamel, Chris O’Donnell e Ray Romano; os músicos Kenny G, Clay Walker, TobyMac e Darius Rucker; os comediantes Tom Dreesen e Jackie Flynn, entre muitos outros.

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados