Peter Dawson explica porque tirou o British Open da TV aberta

05/02/2015


Decisão de trocar BBC por Sky Sports, canal por assinatura gerou críticas de Westwood


Dawson garante que mudança da transmissão do maior torneio de golfe da Europa não foi pelo dinheiro
Dawson garante que mudança da transmissão do maior torneio de golfe da Europa não foi pelo dinheiro

Depois de receber uma crítica pesada do inglês Lee Westwood, por levar o British Open da BBC, um canal aberto que mostrou o segundo major da temporada por 60 anos, para a Sky Sports, uma teve por assinatura, a partir de 2017, Peter Dawson, executivo do R&A, sentiu-se obrigado a divulgar uma carata aberta defendendo a atitude da entidade. “Eles deveriam ser os guardiões do jogo de golfe, mas agem pensando apenas no dinheiro”, disparou Westwood, para quem a decisão foi “uma absoluta vergonha” e que diz só ter começado no golfe por poder ver seus heróis jogando golfe na tevê aberta.

“Eu reconheço que essa mudança de canal representa um mudança significativa e entendo que uma troca desta, ainda mais envolvendo a BBC, e controversa”, começou Dawson, que deixa o R&A em setembro. “Ao mesmo tempo temos observado, ao longo dos anos, que a forma como a maioria das pessoas consome o esporte está mudando e temos que nos adaptar a esse ambiente em mudança e entregar a melhor experiência de visualização possível para os fãs de golfe”.

Dinheiro – A Sky, que já tinha o direito dos outros três majors na Europa, estaria pagando US$ 15 milhões anuais pelos direitos de transmitir do British Open ao vivo pelos próximos cinco anos. Isso é US$ 4,5 milhões a mais do que o atual contrato da BBC, que termina em 2016. A BBC ainda via poder mostrar o British Open em VT, mas muitos, como Westwood, acreditam que a mudança para a tevê por assinatura irá privar muita gente do golfe e diminuir ainda mais o interesse pelo esporte num continente que tem perdido campos e jogadores com a crise econômica.

“Olhamos para este problema com muito cuidado e acredito que não é possível fazer uma ligação direta entre o causa e efeito”, escreveu Dawson. “Não há dúvida de que as transmissões na tevê aberta geraram uma boa exposição para o esporte, mas não há elementos para concluir com certeza que isso tenha um impacto positivo sobre a participação das pessoas no golfe”.

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados