PGA Championship: McIlroy quase foi punido pelos árbitros

12/08/2011


Fisioterapeuta teria dado conselho, mas decisão acabou sendo favorável ao jogador


   McIlroy: depois de jogar o par do campo com uma só mão, ameaça de punição pelas Regras do Golfe
   McIlroy: depois de jogar o par do campo com uma só mão, ameaça de punição pelas Regras do Golfe

por: Ricardo Fonseca

Depois de jogar 15 buracos com dor, com o pulso direito enfaixado e colocando gelo no local da contusão desde o buraco 3, Rory McIlroy tomou um baita susto ao ver que o árbitro David Price, do PGA of América, o esperava na tenda de entrega de cartões, com o livro Decisões nas Regras do Golfe na mão e semblante fechado. Price, caso você não recorde, é o árbitro que foi encarregado de punir Dustin Johnson pela famigerada jogada da “banca que não era banca” no último buraco do torneio do ano passado, tirando-o do playoff, o que lhe deu uma reputação de “corvo” entre os jogadores.

O motivo da ameaçadora presença era a reclamação não de um, mas vários torcedores, que acompanhavam o jogo pela televisão e viram quando o fisioterapeuta Cornell Driessen, do PGA, que vinha tratando de McIlroy desde a contusão, aconselhou o jogador a não tentar jogar uma bola no buraco 12, que se encontrava numa depressão de uns cinco centímetros de profundidade, à direita da raia. Seu medo era que McIlroy agravasse a contusão. Na hora, deu para ouvir apenas um “don’t do that” e o fisioterapeuta balançando a cabeça, em sinal de negação.

Regra – Rory deu uma olhada para trás, mas jogou a bola de lá mesmo, de volta para frente e para o meio da raia, de onde ainda fez birdie (era um par 5) para voltar a ficar abaixo do par. A decisão dos árbitros, que ouviram e reviram várias vezes a cena no caminhão da TNT, que gerou as imagens para o mundo todo, é que Rory não merecia punição. Primeiro por não ter solicitado o conselho e, segundo, pelo fato não ter nenhuma consequência para o que se seguiu.

A Regra 8-1, que trata de “Conselho” (Advice), proíbe, sob pena de duas tacadas (ou perda do buraco no caso de match play) a) que o jogador dê conselho para qualquer jogador em campo que não seja seu parceiro; e b) que peça conselho a qualquer um que não seja seu parceiro ou seus caddies (o parceiro e o plural de caddie, para o caso de jogo de duplas). Não aconteceu nada disso. “Foi um comentário casual”, explicou Price. “Para ser considerado conselho ele teria que ter pedido por ele e isso não afetou a maneira como ele deu a tacada”, completou. “Apenas um conselho casual com medo de não agravar a contusão”.

Escaldado – Seja o que for, McIlroy está escaldado nessas situações. Há três anos, no Masters, os árbitros quase o puniram por alisar com o pé suas pegadas numa banca de Augusta. Ele poderia estar testando a areia, o que é proibido pela Regra 13-4 (ações proibidas em obstáculos – sinceramente prefiro “obstáculos”, a “hazards” ou “azares”)

McIlroy deixou o campo, deu uma rápida entrevista para a imprensa e foi para o hospital fazer uma Ressonância Magnética do pulso, que constatou um estiramento do ligamento. Ele foi medicado dentro do que as regras do antidoping permite e só vai decidir se joga momentos antes de entrar no campo. “Jogo de qualquer jeito, a não ser que esteja doendo demais”, avisa. “Esse torneio é muito importante e o próxima major é só daqui a seis meses…”, explica.

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados