PGA Championship: vitória recorde recoloca McIlroy no topo do mundo

13/08/2012


Norte-irlandês é o mais jovem ganhador do último major da temporada do golfe mundial


McIlroy: segundo mais jovem a vencer dois majors do golfe na Era Moderna, e novamente com margem recorde
Rory: segundo mais jovem a vencer dois majors do golfe na Era Moderna, e novamente com margem recorde

por: Ricardo Fonseca

O norte-irlandês Rory McIlroy continuou a reescrever a história do golfe mundial ao vencer o PGA Championship, neste domingo, no Ocean Course do Kiawah Island, na Carolina do Sul e se tornar, aos 23 anos, três meses e oito dias, o mais jovem campeão do quarto e último major da temporada, recorde que pertencia a Tiger Woods, com o título conquistado em 1999, aos 23 anos, sete meses e 15 dias. Gene Sarazen foi o mais jovem campeão do PGA Championship em sua fase de match play (até1957) ao vencer com 20 anos, cinco meses e 22 dias em 1922.

Mais do que isso, McIlroy venceu o segundo major da carreira por oito tacadas de vantagem, superando a marca de sete tacadas que pertencia a Jack Nicklaus desde seu título de 1980. O norte-irlandês é agora o segundo mais jovem jogador a vencer dois majors na era moderna, perdendo apenas para o espanhol Seve Ballesteros, que tinha 23 anos e quarto dias quando venceu o Masters de 1980. Woods agora é o terceiro da lista, tendo chegado a seu segundo major quatro meses mais velho.

Desculpa – Quando McIlroy venceu seu primeiro major, no US Open de 2011, também pela margem recorde de 2011, muitos lembraram que Tiger Woods não estava em campo. Desta vez, porém, a desculpa não existe. Tiger não só estava em campo como era líder após 36 buracos, duas tacadas à frente de McIlroy. Woods tinha quatro abaixo do par, depois de ter feito 21 greens de um putt nos dois primeiros dias.

McIlroy começou a virar o jogo no sábado, quando descontou oito tacadas em relação a Woods, ao jogar quatro abaixo nos oito primeiros buracos, contra quatro acima do americano, que parecia perdido em campo. Mas Woods foi salvo pela chuva, ou melhor por um temporal que parrou de vez o jogo e deixou 26 jogadores para completar os 54 buracos no domingo de manhã.

Emoção – No recomeço, parecia que Woods ia dar emoção ao domingo. O americano fez dois birdies nos quatro primeiros buracos, contra um bogey de McIlroy, para diminuir a diferença que o separava do norte-irlandês de seis para apenas três tacadas. Mas foi só.

A partir daí, McIlroy retomou o controle do jogo e fez dois birdies para fechar a terceira rodada com 67 tacadas, somar sete abaixo e ir líder para a volta final. Woods fechou a rodada começada sábado com 74 tacadas, duas acima do par e sua pior volta da semana para voltar a ficar cinco atrás do líder.

Reação – À tarde, na volta final, Woods ainda esboçou alguma reação ao fazer birdies nos dois pares cinco da primeira metade do campo. Mas fez bogeys nos pares cinco dos nove buracos finais, para jogar o par do campo e empatar em 11º lugar e terminar 11 tacadas atrás de McIlroy.

Quem ameaçou reação efetiva não foi Woods, mas sim o inglês Ian Poulter, que fez seis birdies nos sete primeiros buracos, antes de fechar a volta com quatro bogeys em cinco buracos, joga 69 e empatar em terceiro. Ele dividiu a posição com Keegan Bradley, o campeão do ano anterior, que jogou 68, e com o inglês Justin Rose, que jogou 66. A melhor volta do dia e do torneio foi do coreano Seung-Yul Noh, que jogou 65, sete abaixo no domingo, com um eagle e cinco birdies, mas apenas para terminar em 21º, no par do campo.

Vitória – McIlroy jogou três abaixo de ida e não tomou mais conhecimento dos adversários. Jogou mais três abaixo de volta, incluindo um no 18, onde usou o putt da beira do green, para jogar 66, sua melhor volta da semana, somar 15 abaixo e terminar oito à frente do inglês David Lynn, o azarão do torneio, que jogou duas voltas de 68 no final de semana para ser o vice-campeão.

Depois de vencer o Honda Classic em março e ficar mais algumas semanas como número 1 do mundo, McIlroy não passou o corte em quatro dos cinco torneios seguintes, incluindo o The Players, o BMW Championship europeu e o US Open, onde defendia o título. Para os críticos, ele McIlroy estava passando tempo demais com a namorada, a bela tenista Caroline Wozniacki, número 1 do mundo em 2011, e negligenciando os treinos.

Resposta – “Acho que eu não poderia ter respondido a essas pessoas de melhor maneira”, diz Rory. “Para ser honesto, elas até me motivaram pois tudo o que eu queria era ir lá no campo e provar que as pessoas estavam erradas”, completa o novo número 1 do mundo, que ganhou mais US$ 1,45 milhão, superou a marca de US$ 10 milhões na carreira e continua a passar o máximo de tempo que pode com a namorada.

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados