PGA : Mahan é o primeiro a vencer duas na temporada

01/04/2012


Americano de 29 anos conquista quarta vitória da carreira, incluindo o Accenture/2012


   Mahan: primeiro múltiplo ganhador do golfe americano em 2012. Agora só falta um major
   Mahan: primeiro múltiplo ganhador do golfe americano em 2012. Agora só falta um major

Assista agora aos melhores momentos da volta final em Houston

por: Ricardo Fonseca

Tiger Woods à parte, jogadores em atividade com cinco vitórias na carreira, antes dos 30 anos, são raridade no PGA Tour. Hunter Mahan engrossou o clube neste domingo, ao vencer de virada o Shell Houston Open, e levar US$ 1 milhão dos US$ 6 milhões oferecidos em prêmios. A vitória deste domingo, no campo do Redstone, foi a quinta de Mahan no circuito profissional mais bem pago do mundo, igualando o que só Dustin Johnson havia conseguido na turma da casa dos vinte anos. Bill Haas e Sean O`Hair, com quatro, e Anthony Kim, com três, são os outros jovens talentos com ao menos três vitórias entre os com menos de 30 anos.

Mesmo assim, Mahan levou 240 torneios e 29 anos, 10 meses e 14 dias, para chegar à quinta vitória no PGA Tour. Ele iniciou a série com o Travelers Championship de 2007, levou mais dois – Waste Management Phoenix Open e WGC-Bridgestone Invitational, em 2010; o agora o segundo do ano, depois do WGC-Accenture Match Play Championship, seu segundo título da série mundial. Mahan é também o primeiro múltiplo ganhador do PGA Tour em 2012. Este foi sua 39ª colocação entre os dez primeiros e a 87ª entre os 25 primeiros.

Pares 4 – Muitos constroem as vitórias nos pares cinco, como Woods há uma semana. Mahan conquistou a dele nos pares 4, onde jogou 11 dos 16 abaixo (69-67-65-71) acumulados na semana. O sueco Carl Pettersson, um dos poucos remanescentes do jogadores encorpados de outrora, liderou a volta final na primeira metade do campo, depois que o sul-africano Louis Oosthuizen, sentiu a pressão da liderança por duas tacadas com que começou o dia.

Oosthuizen fez dois duplos bogeys e dois bogeys para jogar seis acima em seis buracos (do 5 ao 10), jogar 75, oito tacadas pior que seu pior resultado da semana, e se dar feliz de terminar ainda em terceiro lugar, com 14 abaixo (67-66-66-75). Pettersson herdou a liderança, mas a perdeu no final da primeira metade do campo, quando Mahan fez dois birdies seguidos e ele bogey, para passar de uma à frente para duas atrás. Mesmo fechando o torneio com um bogey e sete pares, Mahan ainda foi campeão por uma de vantagem.

Greens – Mahan não foi brilhante em nenhum fundamento a partir do tee: 50º em distância (280 jardas), 33% em acerto (38/56) de drives. Mas foi o que mais acertou greens (62 de 72, ou 86,1%) e o quinto em Strokes Gained Putting, estatística que mede o quanto o jogador foi melhor – ou pior – do que a média dos demais em campo, nos putts, analisados por intervalos de distância. No caso de Mahan, ele bateu 1,612 putts em média a menos do que os adversários.

Ernie Els conquistou bons resultados em 2012, como um quinto lugar Transitions Championship, um quarto no Arnold Palmer Invitational e agora um 12º, no Shell Houston Open, mas não conseguiu uma vaga no Masters, ficando fora do major de abertura da temporada pela primeira vez desde 1994. Phil Mickelson, campeão em Houston em 2011, desta vez terminou em quinto, sem nunca ter ameaçado os líderes. Mickelson jogou os 16 pares cinco em 14 abaixo, mas não foi o bastante, terminando em quarto com 12 abaixo, quatro atrás do campeão.

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados