PGA Tour – Atualização: Mechereffe passa segundo corte

23/08/2009


Quando a noite interrompeu a terceira rodada, brasileiro estava com duas acima e havia perdido 35 posições. Mas ele fez dois birdies no recomeço da rodada e volta ao campo na tarde de domingo



por: Ricardo Fonseca

Atualizado domingo, às 11 horas

Não existe jogo que te leve do céu para o inferno com tanta rapidez do que o golfe. O profissional brasileiro Fernando Mechereffe, o Toco, mal teve tempo de comemorar o que pode ter sido o melhor dia de sua carreira profissional, quando o putter o abandonou na terceira rodada e o deixou em uma situação delicada, na 57ª posição, quando o jogo foi interrompido na noite de sábado por falta de luz natural. Posição ruim o bastante para o brasileiro ir dormir preocupado com o segundo corte que seria feito após a conclusão da rodada, na manhã deste domingo.

Mas a noite de sono fez bem para o profissional gaúcho, que voltou a jogar como nos dias anteriores. Mechereffe fez birdie no 15, um par cinco onde estava com a segunda tacada perto do green quando o jogo foi interrompido, e fez outro birdie no 17, para completar a terceira rodada com 70 tacadas, somar seis abaixo e garantir sua participação na volta final, da qual mais 17 jogadores, com três abaixo ou pior, foram cortados esta manhã.

Segundo corte – Funciona assim: quando mais de 78 jogadores passam o corte – no caso foram 87 – um novo corte é feito após a rodada de sábado, pelo número mais perto de 70. No caso essa conta nem precisou ser feita pois sete jogadores empataram na 64º colocação, completando o número exato de 70 finalistas.

A culpa dessa situação foi do amador Justin Thomas, de16 anos, o terceiro mais novo a passar o corte num torneio do PGA Tour. Como ele não conta para o corte, os 16 jogadores empatados em 71º lugar ganharam o direito de jogar no fim de semana, elevando o total em campo no sábado para 87, o que ativou automaticamente a cláusula do segundo corte.

Birdies – Ao retornar ao campo na manhã deste domingo, para os quatro buracos finais da rodada iniciada sábado, Mechereffe voltou a jogar como na sexta-feira, quando fez 11 birdies em 28 buracos (10 da rodada inicial, interrompida, e 18 na segunda volta), para passar o corte em 22º lugar, o melhor resultado de um brasileiro no PGA Tour em mais de 24 anos.

A rodada de sábado foi uma tortura para Mechereffe, que primeiro teve de encarar um atraso de quase três horas para iniciar sua volta por causa do mau tempo. Depois de 10 buracos, nova interrupção de quase três horas devido a novo temporal. O brasileiro teve apenas tempo de dar a segunda tacada no 15, que ficou curta do green do par 5, entre as duas bancas que defendem a entrada, quando a noite chegou.

Bogeys – Mechereffe começou a volta de sábado com um bogey no 2, onde deu três putts de uma distância de 10 metros. No 5, par 5 onde acertou o green com a segunda pelo terceiro dia consecutivo e vinha de dois birdies, deu novamente três putts de uma distância de 10 metros e só fez par. No 9, errou seu segundo green do dia e deu dois putts para fazer outro bogey e ficar com duas acima na rodada.

O brasileiro só conseguiu fazer o primeiro e único birdie do sábado no buraco 13, seu único green de um putt além do buraco seis, onde errou o green e salvou o par. Mas ele devolveu a tacada no 14, par 4 de 501 jardas, onde errou a segunda raia do dia, pela esquerda, indo parar na grama alta. De lá, teve que fazer um lay up, e entrar no green com a terceira onde deu dois putts. Novo bogey.

Interrupção – Para piorar, o jogo foi suspenso quando Mechereffe estava no 15, o segundo e último par 5 do campo, aonde, pela primeira vez na semana, o brasileiro não chegou com duas ao green. Mas ele estava a 19 jardas da bandeira, com chance de fazer approach e putt e fugir da linha de corte. Naquele momento, Mechereffe dividia a 57ª posição com mais 14 jogadores, todos em posição de perigo.

Podia parecer injusto para Mechereffe, que errou apenas duas raias e três greens em 15 buracos de um dia difícil, mas seu parcial de dois acima era o quinto pior resultado do sábado. Ele deu 28 putts em 14 buracos, contra 31 e 27 nas duas primeiras rodadas. Felizmente ele estava em boa companhia. John Daly e Davis Love III estavam entre os quatro piores do que ele, com três acima. Ambos ficaram no segundo corte.

Garcia – Do outro lado da chave, o espanhol Sérgio Garcia assumiu a liderança ao lado de Chris Riley na manhã deste domingo, ambos com 15 abaixo. A rodada final, com a saídas em grupos de três e pelos tees do 1 e do 10, recomeça às 11h14, com promessa de tempo bom pela primeira vez na semana.

Mechereffe sai pelo 10, às 11h47 (12h47 de Brasília), ao lado de Scott Sterling e de David Toms, campeão do PGA Championship de 2001, quando derrotou Phil Mickelson por uma tacada. Toms também venceu o Accenture Match Play de 2005, onde eliminou Mickelson na terceira rodada (Tiger Woods tinha sido eliminado na segunda rodada pelo australiano Nick O´Hern.)

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados