PGA Tour: das muletas para a vitória em Torrey Pines

30/01/2012


Brand Snedeker renasce e vence playoff após colapso de Kyle Stanley no buraco final


   Snedeker: terceiro título no PGA Tour para ser o 15º do ranking mundial de golfe
   Snedeker: terceiro título no PGA Tour para ser o 15º do ranking mundial de golfe

Depois de um começo de carreira brilhante no PGA Tour, com uma volta de 61 no Buick Invitational no campo Norte de Torrey Pines, e vitória no Wyndham Championship, em 2007; e dois Top 10 em majors (terceiro no Masters e nono no US Open), em 2008, Brand Snedeker passou quase três anos sem reencontrar seu jogo, em parte por causa de uma condição congênita que acabou o levando a duas cirurgias para reparar os encaixes do quadril com a cabeça do fêmur.

A primeira delas, no começo de 2011, do lado esquerdo, deu tão certo que ele venceu seu segundo título, no Heritage, logo após o Masters, num playoff contra Luke Donald, e o encorajou a fazer a cirurgia também do lado direito, em novembro passado. Foram mais cinco semanas de muletas após a raspagem do quadril e da cabeça do fêmur e uma volta demorada ao golfe, depois de recomeçar a bater bola no final de dezembro.

Renascimento – Confiante, Snedeker estreou em 2012 com um oitavo lugar no Humana Challenge, na semana passada, e estava comemorando mais um excelente resultado no Farmers Insurance Open, esta semana, em Torrey Pines, quando o impossível aconteceu: Kyle Stanley, que vencia por seis, restando nove buracos a jogar, e tinha três tacadas de vantagem no tee do 18, um par cinco, fez uma lambança da qual não vai se esquecer tão cedo: após um bom lay-up, Stanley jogou a terceira na água antes do green do 18, entrou com a quinta no green e deu três putts, o último de pouco mais de um metro, para fazer triplo bogey e ver a decisão ir para o desempate.

No primeiro buraco extra, Stanley e Snedeker fizeram birdies no 18. Seguiram então para o 16, um par 3, onde Stanley respirou fundo depois de acertar o green e ver a bola de Snedeker passar de vôo sobre ele. Mas Snedeker deixou a segunda a um metro e meio para fazer o par, enquanto Stanley errava mais um putt de pouco mais de um metro para fazer bogey e deixar o campo aturdido com a derrota. “Estou em estado de choque, não dá para falar”, limitou-se a balbuciar enquanto passava pelos repórteres.

Ranking – Essa terceira vitória de Snedeker, de 31 anos, no PGA Tour, depois de começar a volta final perdendo por sete, lhe rendeu o prêmio de US$ 1 milhão e 15 posições no ranking mundial de golfe, onde ocupa agora a 15ª colocação, logo à frente de Phil Mickelson (16º) e Tiger Woods (17º). Stanley, de 24 anos, em sua segunda temporada no PGA Tour, levou US$ 648 mil.

Outra destaque da rodada foi Hunter Mahan, que estreou na temporada de 2012 com um quinto lugar em Torrey Pines, antes de embarcar para Qatar, onde joga esta semana no Tour Europeu, ao lado de Lee Westwood, Martin Kaymer, Jason Day, Graeme McDowell, K.J. Choi e Sergio Garcia. Uma perda para o Waste Management Phoenix Open, que ficou sem seu campeão de 2010. John Huh, coreano nascido em Nova York há 21 anos, terminou em sexto, o primeiro Top 10 de um estreante em 2012, depois de ter feito três eagles no sábado e saído no pelotão.

Destaques – Outros estreando na temporada do PGA Tour foram Rickie Fowler, que terminou em 13º, e Ernie Els, que ficou em 52º depois de chagar na Califórnia na quarta-feira, vindo de um vice-campeonato no Volvo Golf Champions, na África do Sul. J.B. Holmes, voltando de uma cirurgia no cérebro, jogou 76 e 69 e não passou o corte. Phil Mickelson e o brasileiro Alexandre Rocha também não.

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados