PGA Tour: Donald vence Transitions e volta a ser o nº 1

19/03/2012


Título ganho em quádruplo playoff recoloca inglês no topo do ranking mundial de golfe


   Donald: quinta vitória em 31 torneios para voltar a ser o número 1 do ranking mundial de golfe
   Donald: quinta vitória em 31 torneios para voltar a ser o número 1 do ranking mundial de golfe

VÍDEO: clique aqui e assista aos melhores momentos da rodada final e do playoff do Transistions

VÍDEO: veja o incrível hole-in-one de Kris Blancs na volta final

Três semana depois de perder o posto de número 1 do ranking mundial de golfe para o norte-irlandês Rory McIlroy, de 22 anos, o inglês Luke Donald, de 34 anos, voltou ao posto que ocupa agora pela 41º semana, ao vencer o Transitions Championship, encerrado neste domingo, no campo do Innisbrook Resort, em Palm Harbor, na Flórida. Para levar o prêmio de US$ 990 mil dos US$ 5,5 milhões oferecidos no torneio, Donald venceu um quádruplo playoff com um birdie no primeiro buraco extras.

Talvez o maior feito de Donald neste domingo tenha sido vencer um torneio no qual nunca esteve sozinho em primeiro lugar. Ele só chegou à ponta pela primeira vez no domingo, após fazer birdies no 10 e no 11 e somar 13 abaixo do par. E venceu o playoff com uma tacada incrível, quando foi o único a errar o drive, que foi parar na grama alta à esquerda, a mais curtas das quatro bolas, de onde deu um tiro perfeito, que passou sobre as bancas e caiu no curto espaço entre a última delas e a bandeira, para ficar a um metro e meio do buraco. Donald, que não errou um putt sequer dentro de três metros neste domingo, embocou mais este para vencer.

Líderes – O sul-africano Ernie Els, que precisava da vitória para garantir vaga no Masters, liderou boa parte da rodada final, com 14 abaixo, até fazer bogeys nos dois buracos finais, incluindo um putt de pouco mais de um metro que errou para par no 18, que o deixou fora do playoff por uma. Momentos antes, seis jogadores estavam empatados com 13 abaixo. O veterano Ken Duke também fez bogey no 18 para deixar o grupo com Els, e os quatro que foram ao playoff: Donald; Robert Garrigus, que terminou o torneio bem mais cedo, e era líder na sede; Jim Furyk, que esteve sozinho na liderança durante a volta; e o coreano Sang-Moon Bae, que teve putts para birdie no 17 e no 18 que teriam lhe dado a vitória.

Os quatro chegaram ao green do 18 com a segunda tacada no primeiro buraco extra. Furyk ficou muito longe da bandeira e jamais teve a chance. Bae errou de mais perto. E Ken Duke, que bateu o drive mais longo e também deixou a bola perto, errou de dois metros para abrir as portas para a vitória de Donald. “Ser número 1 do mundo não é meu objetivo, mas confesso que fiquei mais nervoso desta vez do que na primeira em que cheguei lá, disse o inglês assim, que terminou o jogo. “Estou aqui para vencer torneios; ser número 1 é conseqüência disso.

Ranking – McIlroy, que não esteve em campo esta semana, e Donald, só voltam a jogar no Masters, na primeira semana de abril. Lá vai ser travada a próxima batalha pela liderança do ranking mundial, já que a diferença do inglês para o norte-irlandês é muito pequena, apenas de 0,187 ponto de média. Será quase um confronto direto e sem depender de vitória de um ou outro.

Mas como o Masters dá 100 pontos para o ranking mundial de golfe, ou 2,5 ponto a mais na média, considerando o mínimo divisor de 40 torneios, até o inglês Lee Westwood, terceiro do ranking 1,87 ponto atrás de Donald, vai entrar na briga. No seu caso, dependendo do resultado dos adversários. Todos os demais estão muito distantes dos três britânicos que dominam o ranking mundial de golfe há quase um ano.

Domínio – Donald venceu com 271 (67-68-70-66) tacadas. Depois de uma temporada impecável em 2011, quando vence quatro torneios, foi três vezes vice e terminou outros seis entre os cinco primeiro, num total de 20 Top 10s, o inglês tinha começado jogando mal em 2012, onde não ficou entre os 30 primeiros nos três torneios do ano. Mas ele reagiu com um sexto lugar no Cadillac e com essa vitória no Transitions.

Esse foi o quinto título de Donald no PGA Tour e o terceiro em pouco mais de um ano. E sua quinta vitória ao redor do mundo em 31 torneios. McIlroy perdeu o posto de líder do ranking mundial de golfe para Donald, mas continua sendo o número 1 dos rankings do PGA Tour, da Fedex Cup e do Tour Europeu. McIlroy cumprimentou Donald através de seu twitter tão logo o jogo terminou. “Bem, eu gostei enquanto durou! Parabéns @ LukeDonald performance impressionante!”, escreveu. E pouco depois completou dizendo que não vai precisar mudar sua foto no twitter, onde aparece ao lado da tenista Caroline Wozniacki, sua namorada, fazendo um sinal de “2”, com os dedos, uma referência a seu ranking.

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados