PGA Tour LA: brasileiros enfrentam forte concorrência em Córdoba

16/04/2015


Cabrera, 22º colocado no Masters, joga em casa em busca de recorde de títulos do torneio


Cabrera: em forma, vindo de um 22º lugar no Masters, para buscar o recorde de vitórias no torneio de golfe de Córdoba, onde nasceu
Cabrera: em forma, vindo de um 22º lugar no Masters, para buscar o recorde de vitórias no torneio de golfe de Córdoba, onde nasceu

por: Ricardo Fonseca

A concorrência de 51 argentinos, que pela primeira vez no ano superam em número os jogadores dos Estados Unidos (48), será a principal dificuldade para os quatro brasileiros que iniciam nesta quinta-feira, a disputa do 88º Aberto do Centro, torneio do PGA Tour Latinoamérica com US$ 175 mil em prêmios, e que terminar domingo, no Córdoba Golf Club, campo de par 71 e 6.876 jardas, em Villa Allende, Córdoba, Argentina. Todos querem vencer, é claro, e levar os US$ 31,5 mil do campeão, mas os principais objetivos de todos, favoritos ou não, são, pela ordem, passar o corte e terminar entre os seis primeiros e empatados que marcam pontos para o ranking mundial.

Os argentinos, jogando em casa, ainda mais num campo estreito, com greens pequenos e difícil – os cortes nos torneios anteriores, em 2013 e 2014, foram + 8 e +4 e a média de tacadas de 75,48 tacadas (+4,48), recorde no circuito, e 73,58 (+2,58) são um perigo. Mas um deles em especial promete ser um adversário diferenciado: Angel Cabrera, que apesar de sues 45 anos, é o melhor latinoamericano do ranking mundial de golfe e único entre os 100 primeiros, na 98ª colocação, e acaba de terminar em 22º lugar no Masters, onde esteve perto da liderança sonhando com seu segundo título em Augusta e terceiro major (venceu o Masters de 2009 e o US Open de 2007).

Favoritismo – Cabrera em forma e jogando em casa, no campo onde começou a carreira como caddie, e com a imensa e fanática local torcida o empurrando, é um adversário dificílimo, ainda mais quando vai em busca do recorde de títulos do torneio. Ele já igualou o recorde de oito títulos em Córdoba (1994, 1997, 2000, 2001, 2005, 2006, 2007 e 2013) estabelecido por Martín Pose entre 1933 e 1956, e agora quer superar a marca para ser o único com nove vitórias. Outros dois argentinos venceram o torneio sete vezes: Roberto De Vicenzo, de 1943 a 1974, e Eduardo Romero entre 1984 e 1999.

O terceiro dos 19 torneios programados para este ano terá os quatro brasileiros que tem o cartão para o circuito em campo. O principal deles é Alexandre Rocha, que só jogou no evento de estreia, onde foi Top 10 para ocupar o 22º lugar do ranking de prêmios. E três que ainda não passaram o corte este ano: Rafa Becker, campeão do Aberto do Brasil de 2014; Rogério Bernardo, patrocinado pelo Aeroporto Internacional de Viracopos, que vem do primeiro lugar na seletiva do circuito, em janeiro, e de uma vitória no BRATOUR, o Tour Brasileiro de Profissionais de Golfe, organizado pela PGA do Brasil, no Imperial Golf Club, na última semana, e Rodrigo Lee, patrocinado pela Honey Tex e Guarapiranga, que ganhou o cartão na seletiva de janeiro.

Destaques – Dos 140 jogadores de 19 países (136 profissionais e 5 amadores) outros dois vem em grande fase: o argentino Tommy Cocha e o colombiano Diego Velásquez, que venceram os dois primeiros torneios da temporada, são os dois primeiros do ranking do PGA Tour LA, e vão escoltar Cabrera nas duas primeiras rodadas do torneio. Além deles, outros sete dos Top 10 do ranking do circuito também estarão em campo: Os colombianos Oscar Álvarez (4º), Andrés Echavarría (5º) e Juan Pablo Luna (9º) e os americanos Alex Moon (3º), Kent Bulle (6º), Daniel Mazziotta (8º) e Nate Lashley (9º).

Alex Moon também é destaque por ter sido companheiro de Jordan Spieth, de 21 anos, o campeão do Masters, na Universidade do Texas, onde fez parte da equipe dos “Longhorns” que ganhou o campeonato da NCAA em junho de 2012. O venezuelano Julio Vegas, outro integrante daquela equipe a parceiro de Spieth, também joga em Córdoba, com convite do patrocinador. Charlie Holland e Johnathan Schnitzer são outros dois membros ativos do PGA Tour LA 2015 que estudaram na Universidade do Texas e que também foram companheiros de Spieth.

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados