PGA Tour LA: Fraustro lidera, com Cabrera e Carballo uma atrás

16/12/2012


Entenda tudo o que está em jogo na rodada final do mais novo circuito do golfe mundial


Rocha: único brasileiro jogando golfe no PGA Tour até 2015, pelo menos
   Alexandre Rocha: único brasileiro jogando golfe no PGA Tour até 2015, pelo menos

por: Ricardo Fonseca

Título
O argentino Angel Cabrera é o único sul-americano da história com dois títulos majors. Mas desde o segundo deles, no Masters, de 2009, nunca mais voltou a vencer um torneio oficial de qualquer circuito. A chance é o Aberto da Argentina que termina neste domingo, no Nordelta GC, em Buenos Aires, valendo como 11º e último evento da temporada inaugural do PGA Tour Latinoamérica. Cabrera liderou os dois primeiros dias do torneio, mas neste sábado jogou 71 tacadas caiu para segundo, empatado com o também argentino Miguel Carballo, que marcou 69. Ambos somam dez abaixo e não são membros do PGA Tour LA.

O novo líder isolado é mexicano Óscar Fraustro, que embocou um putt de três metros no 18 para fazer o birdie que o deixou isolado em primeiro. Fraustro, terceiro do ranking do PGA Tour LA, não tem mais chances de terminar como o número 1 do circuito que garante um cartão com isenção total para o Web.com Tour de 2013. Ele já é de do argentino Ariel Cañete desde o último torneio. Mas já tem garantido um dos quatro cartões condicionais para o circuito de acesso ao PGA Tour e pode se tornar o único, além de Cañete, a vencer duas vezes no ano, além de levar o prêmio de US$ 22,5 mil dos US$ 125 mil oferecidos esta semana.

Cartões condicionais para o Web.com Tour
Dos quatro cartões condicionais para o Web.com Tour, três já tem dono: além de Fraustro, os argentinos Clodomiro Carranza, segundo do ranking, e Mathis O`Curry, quarto, já estão com o cartão assegurado. O argentino Tommy Cocha, quinto do ranking, não passou o corte e agora depende da rodada final. Se o colombiano Andres Echavarria, que inicia a rodada final em quinto, quatro atrás do líder, vencer, ele fica com a vaga de Cocha. Qualquer outro resultado não altera os Top 5.

Vaga na Q-School final
Quem já entrou nos resultados do PGA Tour LA reparou que os classificados de 6º a 10º lugar no ranking aparecem na lista do torneio com cores diferentes (verde), assim como os Top 5 que ganham cartão para o Web.com Tour são marcados em amarelo e os Top 50 que mantem o cartão do PGA Tour LA em vermelho. Isso não acontece por acaso.

O PGA Tour LA deve anunciar em breve que os classificados de sexto a décimo lugar terão direito e entrar direto na fase final da Q-School de 2013, que não vai classificar mais para o PGA Tour, mas dará muitas vagas para o Web.com Tour. Só não fez isso até agora porque a fórmula da nova Q-School e as datas ainda não foram definidas, agora que o PGA Tour terá uma temporada de transição de calendário e o Web.com Tour inaugura o The Finals, onde serão definidos os 50 graduados para o PGA Tour, em setembro.

Cartões para o PGA Tour de 2013
Apenas os 50 primeiros colocados do ranking final irão manter seus cartões para voltar ao PGA Tour LA, em 2013. Os demais terão prioridade de inscrição nas duas Q-Schools do circuito, que em 2013 foram antecipadas para fevereiro, em duas sedes: no El Country Club La Planicie, em Lima, no Peru de 5 a 8 de fevereiro, e no Sun`N Lake Golf & Country Club, em Sebring, na Flórida, nos Estados Unidos, de 12 a 15 de fevereiro. A antecipação acontece porque a temporada de 2013 do PGA Tour LA será dividida em duas partes, uma de março a abril e outra de outubro a dezembro.

Dois seis brasileiros que tinham o cartão do PGA Tour LA para esta temporada inaugural, apenas Ronaldo Francisco, patrocinado pela YKP, que jogou 72, o par do campo, neste sábado, e caiu de 19º para 26º lugar, com duas abaixo, tem o cartão matematicamente assegurado. Daniel Stapff, que não passou o corte, também vai terminar entre os 50 primeiros, mas uma combinação de resultados dos que ainda estão em campo, poderia lhe tirar a vaga, num hipótese remota. Rogério Bernardo, que passou o corte, mas vem em 51º, com seis acima, precisaria terminar entre os três primeiros para manter o cartão. Não vai dar.

Chances de chegar ao PGA Tour
O outro brasileiro na rodada final é Alexandre Rocha, o único profissional do país que tem vaga assegurada no Web.com Tour de 2013, assim como um cartão condicional para jogar sua terceira temporada no PGA Tour. Rocha vinha empatado com Ronaldo na rodada deste sábado, até fazer um quádruplo bogey no a6 (7 num par 3), jogar 75 e cair para o 41º lugar, com duas acima.

O caminho ficou agora mais longo e difícil para qualquer outro brasileiro chegar ao PGA Tour. Para isso é necessário terminar entre os cinco primeiros do PGA Tour LA de 2013, classificar-se para o Web.com Tour de 2014, terminar o ano entre os 25 primeiros e estrear no PGA Tour, em 2015. Também se pode chegar lá através da nova Q-School de 2013, que vai dar vagas para o Web.com Tour de 2014. Ou seja, corremos o grande risco de chegar aos Jogos Olímpicos do Rio, em 2016, só tendo Rocha como jogador do PGA Tour.

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados