PGA Tour LA: geração olímpica do Brasil enfrenta forte concorrência

19/02/2014


Entre os jogadores de 20 países estão seis dos Top 10 de 2013 e 13 do Web.com Tour



Navarro: em busca de seu segundo título da carreira no golfe profissional

por: Ricardo Fonseca

O PGA Tour Latinoamérica começa nesta quinta-feira sua terceira temporada como circuito oficial do PGA Tour e já está se tornando um dos mais concorridos do golfe mundial. O que nasceu para ser a porta de entrada para o circuito mundial para os jogadores do continente, hoje atrai profissionais do mundo todo, incluindo dos EUA, atraídos pelas cinco vagas oferecidas a cada ano para o Web.com Tour, o circuito de acesso ao PGA Tour.

Não é por acaso que de seis jogadores nos últimos anos, apenas três brasileiros vão jogar esta temporada com um cartão integral do circuito latinoamericano. Muitos perderem o interesse em jogar por causa dos elevados custos, crescente competividade e baixos prêmios, pois não basta passar o corte, é preciso terminar entre os dez primeiros a cada semana para sobrar algum dinheiro e para ter chances de ser um dos Top 5 que vai ganhar o cartão para o Web.com Tour.

Brasileiros – Não é o caso dos dois principais valores da nova “geração olímpica” do golfe brasileiro – Felipe Navarro e Rafa Becker -, que fazem sua estreia no circuito (Navarro jogou apenas dois torneios em 2012 antes de se machucar e essa será sua primeira temporada completa). Eles encaram o PGA Tour LA como um circuito de passagem, uma oportunidade de fazer carreira e chegar ao Web.com Tour em 2015 e, uma vez lá, lutar pelos 50 cartões para chegar ao PGA Tour em 2016, o ano em que o golfe volta a ser esporte olímpico, nos Jogos do Rio.

Navarro conseguiu seu cartão do PGA Tour LA ao vencer seu primeiro torneio internacional como profissional, a final da Série de Desenvolvimento, no Peru, que funciona como circuito de acesso para o tour latino. Becker ficou em quinto no mesmo torneio, em dezembro, e ficou com o último cartão oferecido. O Brasil terá ainda nesta temporada Ronaldo Francisco, o número 1 do Brasil, patrocinado pela YKP, que deixou para estrear no segundo torneio do ano, depois de ter sido o único brasileiro a manter seu cartão na temporada passada; e Rodrigo Lee, que tem apenas um cartão condicional e, por falta de patrocinadores, reduziu sua temporada – e custos.

Concorrência – O torneio de abertura da temporada, que começa quinta e termina domingo, com US$ 150 mil em prêmios e US$27 mil para o campeão, é o 67º Arturo Calle Colombian Open, que vai ser jogado no campo do Ruitoque Golf & Country Club, em Bucaramanga, Colômbia. Participam 142 jogadores de vinte países, sendo que a maioria é dos EUA: 52 profissionais.

A Colômbia, como país sede, teve direito a mais vagas e coloca 30 jogadores em campo. Os demais são Argentina (19), México (9), Venezuela (6), Chile (5), Canadá (3), Espanha (3), Brasil (2), Guatemala (2), Peru (2), Austrália (1), Republica Dominicana (1), El Salvador (1), Inglaterra (1), Alemanha (1), Itália (1), Paraguai (1), Porto Rico (1) e Zimbábue (1). Resumindo, são 64 jogadores da América do Norte, 67 da América do Sul, seis da Europa, três da América Central, um da Oceania e um da África.

Invasão – O americano Timothy O`Neal, campeão de 2013, volta para defender o seu título este ano, embora já seja membro do Web.com Tour por ter ficado em terceiro no ranking do ano passado. O mesmo acontece com o mexicano José de Jesús Rodríguez (segundo do ranking, que ganhou seu cartão, mas não pode jogar no Web.com Tour nos EUA por não ter visto americano), e com o argentino Jorge Fernández Valdéz, quarto do ranking. Os argentinos Julián Etulain (6), Sebastián Saavedra (8) e Marcelo Rozo (10) são outros Top 10 do ranking de 2013 do PGA Tour LA em campo.

Sem torneios do Web.com Tour por duas semanas, muitos dos que estrearam na temporada do circuito de acesso ao PGA Tour, na semana passada, na Colômbia, também ficaram por lá para “invadir” a divisão inferior. São 13 ao todo, encabeçados por Sebastián Pinzón, que terminou em oitavo, e por José Manuel Garrido e Hugo León, que empataram em 14º. Outro membro do Web.com Tour em campo será o colombiano Camilo Benedetti, que estreia no PGA Tour LA. Benedetti foi campeão por equipes da NCAA em 2001, com a Universidade da Flórida e tem 16 Top 10s em 157 jogos pelo Web.com Tour.

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados