PGA Tour LA: Latinos enfrentam crescente concorrência estrangeira

14/01/2014


Seletiva no Peru reúne 54 jogadores dos EUA e 15 da Europa. Brasileiros são apenas três


Daniel Stapff: tentando recuperar o cartão do PGA Tour LA depois de jogar 24 dos 25 torneios do circuito de golfe latino-americano
Daniel Stapff: tentando recuperar o cartão do PGA Tour LA depois de jogar 24 dos 25 torneios do circuito de golfe latino-americano

por: Ricardo Fonseca

O sucesso das duas primeiras temporadas do PGA Tour Latinoamérica e o crescimento do circuito administrado pelo PGA Tour dos EUA, que este ano terá 16 torneios em dez países, distribuindo um total de US$ 2,4 milhões em prêmios, além de cinco cartões para o Web.com Tour, a única forma de acesso ao PGA Tour, provocou uma invasão “estrangeira” nas seletivas para a temporada de 2014, que começa nesta terça-feira, no Peru onde estarão em jogo 20 cartões integrais e 25 condicionais para o circuito latino-americano profissional de golfe. Dos 132 jogadores em campo, apenas 54 (40%) provém da América Latina, incluindo três brasileiros: o paranaense Daniel Stapff e os paulistas Rogério Bernardo e Rodrigo Lee.

Leia também:
 PGA Tour LA: três brasileiros tentam vaga em seletiva no Peru
Stapff, Rodrigo e Rogério jogam a partir desta terça, lutando por um dos vinte cartões

Os profissionais dos EUA venceram seis dos 14 torneios realizados em 2013 e querem mais, motivados pelo sucesso de Ryan Blaum e Timothy Oneal, números 1 e 3 do ranking do ano passado, que se tornaram os dois primeiros jogadores de seu país a chegar ao Web.com Tour através do PGA Tour LA. O número de americanos na seletiva de Lima (haverá outra, na próxima semana, nos EUA) passou de 14, em 2013, para 54 este ano. O PGA Tour LA também está atraindo um número crescente de europeus, que serão 15 nessa primeira seletiva, três vezes mais do que no ano anterior.

Brasileiros – Os três brasileiros em campo na seletiva do Peru, que será jogada de hoje, terça, a sexta, no Country Club La Planicie, em Lima, já foram membros do PGA Tour LA e tentam recuperar seus cartões. O destaque é Stapff, que jogou 24 dos 25 torneios da história do circuito, o mesmo número que o peruano Patricio Salem e o argentino Gato Zarlenga, que estão entre os 28 jogadores da seletiva que são ex-membros do PGA Tour LA. O dominicano Willy Pumarol é o recordista de participações em campo no Peru, depois de jogar todos os 25 torneios dos dois primeiros anos do circuito. Rogério Bernardo, que jogou em 2012, e Rodrigo Lee, membro do circuito em 2013, também tentam reaver seus cartões.

A grande força latino-americana no PGA Tour LA continua sendo a Argentina, de onde vieram os vencedores de 12 dos 25 torneios do circuito realizados entre 2012 e 2013. Mas enquanto no primeiro ano quatro argentinos terminaram entre os cinco primeiros do ranking que ganharam seus cartões para o Web.com Tour, no ano passado apenas um teve esse privilégio. No Peru, haverá 17 argentinos em campo, um terço dos latino-americanos.

Campeões – Dois jogadores que venceram torneios do circuito e, por isso, já tem status condicional no PGA Tour LA, entram no torneio desta semana tentando melhorar sua prioridade de inscrição para 2014: o argentino Tommy Cocha e o peruano Sebastián Salem. Cocha, de 22 anos, venceu o Mundo Maya Open, o primeiro torneio da história do PGA Tour LA, em setembro de 2012, ganhou um cartão condicional para o Web.com Tour em 2013, não conseguiu mantê-lo e volta à terceira divisão do golfe americano. Já Salem, de 30 anos, venceu o Lexus Peru Open, em 2012.

O Country Club La Planicie, localizado no distrito de La Molina, tem um campo de par 72 e 6.700 jardas, construído nos anos 60. O percurso já recebeu a seletiva latina de 2013 e também a final da Série de Desenvolvimento, em dezembro, o circuito de acesso ao PGA Tour LA, onde Felipe Navarro, o campeão, e Rafa Becker, o quinto colocado, ganharam seus cartões para 2014. Os dois se juntaram a Ronaldo Francisco, patrocinado pela YKP, que manteve o cartão para sua terceira temporada consecutiva, e são até agora os únicos brasileiros confirmados no PGA Tour LA de 2014.

Internacional – A seletiva do Peru começa com 132 jogadores de 18 países: Estados Unidos (54 jogadores), Argentina (17), Venezuela (11), Espanha (10), México (8), Colômbia (5), Austrália (4), Brasil (3), Canadá (3), Chile (2), El Salvador (2), Peru (2), Alemanha (1), Bolívia (1), Guatemala (1), Inglaterra (1), Itália (1), Nova Zelândia (1), República Dominicana (1), Suécia (1), Suíça (1), Uruguai (1) e Zimbábue (1).

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados